Disponível em: https://pt.climate-data.org. Acesso em: 12 maio 2017 (adaptado).
As temperaturas médias mensais e as taxas de pluviosidade expressas no climograma apresentam o clima típico da seguinte cidade:
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- História | 1.6 Crise do Sistema Colonial e Ciclo da Mineração
(FUVEST 2018 1ª FASE) A respeito dos espaços econômicos do açúcar e do ouro no Brasil colonial, é correto afirmar:
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Ao chegar à sala de aula, Miguel percebeu que o quadro estava do mesmo jeito que seu professor de Matemática havia deixado no dia anterior, como é possível observar na imagem a seguir.
Querendo surpreender seu professor, ele tentou escrever a expressão na forma fatorada.
Se Miguel obteve êxito ao fatorar a expressão, qual foi o resultado obtido?
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
O efeito Tyndall é um efeito óptico de turbidez provocado pelas partículas de uma dispersão coloidal. Foi observado pela primeira vez por Michael Faraday em 1857 e, posteriormente, investigado pelo físico inglês John Tyndall. Este efeito é o que torna possível, por exemplo, observar as partículas de poeira suspensas no ar por meio de uma réstia de luz, observar gotículas de água que formam a neblina por meio do farol do carro ou, ainda, observar o feixe luminoso de uma lanterna por meio de um recipiente contendo gelatina.
REIS, M. Completemente Química:Físico-Química. São Paulo: FTD, 2001(adaptado)
Ao passar por um meio contendo partículas dispersas um feixe de luz sofre o efeito Tyndall devido
- Matemática | 15.2 Reta
(UERJ) As baterias B1 e B2 de dois aparelhos celulares apresentam em determinado instante, respectivamente, 100% e 90% da carga total.
Considere as seguintes informações:
- as baterias descarregam linearmente ao longo do tempo;
- para descarregar por completo, B1 leva t horas e B2 leva duas horas a mais do que B1;
- no instante z, as duas baterias possuem o mesmo percentual de carga igual a 75%.
Observe o gráfico:
O valor de t, em horas, equivale a:
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Nas informações veiculadas nos órgão de comunicação quando da ocorrência de um terremoto,faz-se referência à magnitude (M),que se refere a quantos graus o fenômeno atingiu na escala Richter.Essa medida quantifica a energia liberada no epicentro do terremoto,e em seu cálculo utilizam-se como parâmetros as medidas da amplitude símica (A),em micrômero,e da frequência (f),em hertz.Esses parâmetros são medidos por aparelhos espeiais chamados sismógrafos,e relacionam-se segundo a função M = log (A x ƒ) + 3,3.Pela magnitude do terremoto na escala Richter,pode-se estimar seus efeitos seus efeitos de acordo com o quadro,onde não estão considerados terremotos de magnitudes superiores a 7,9.
Um terremoto teve sua amplitude e frequências medidas e obteve-se A= 1000 micrômeros e ƒ=0,2 hertz. Use -0,7 como aproximação para log (0,2).
Considerando o quadro apresentado,e analisando o resultado da expressão que fornece a magnitude desse terremoto,conclui-se que ele foi