O Ministério da Verdade — ou Miniver, em Novilingua — era completamente diferente de qualquer outro objeto visível. Era uma enorme pirâmide de alvíssimo cimento branco, erguendo-se terraço sobre terraço, trezentos metros sobre o solo. De onde Winston conseguia ler, em letras elegantes colocadas na fachada, os três lemas do Partido: GUERRA É PAZ; LIBERDADE É ESCRAVIDAO; IGNORANCIA É FORÇA.
ORWELL, G. 1984. São Paulo: Nacional, 1984.
Na referida obra ficcional, o autor critica regimes existentes ao longo do século XX. O mecanismo de dominação social utilizado pela instituição descrita no texto promoveria
Questões relacionadas
- Química | B. Espacial
Certa vitamina apresenta as seguintes características:
- lipossolubilidade;
- Carbono assimétrico.
- Presença da função éter
- ligação pi entre carbonos.
- Hidrogênio ionizável.
A análise das informações permite inferir que a as características citadas contemplam a vitamina que possui uma fórmula estrutural correspondente a
- Arte - Fundamental | 08. Matrizes Estéticas e Culturais
Exposição “Sombras e Luz” é inaugurada em São Paulo
Evento integra Ano da França no Brasil e ficará em cartaz no Sesc Pompeia até 6 de dezembro
A exposição “Sombras e Luz” foi inaugurada no dia 15 de setembro no Sesc Pompeia, em São Paulo, com uma visita guiada para convidados e alunos de escolas. O evento, que integra as festividades oficiais do Ano da França no Brasil, fica aberta ao público de 16 de setembro até 6 de dezembro. Nela, os visitantes poderão brincar e aprender com o jogo de luz e sombra.
“Trata-se de uma exposição didática, mas muito divertida, lúdica, cheia de propostas e reflexões, com um aspecto educativo importantíssimo. Ela fala do fenômeno da luz, a criação da sombra e todas as conseqüências e formas de utilizá-las e até mesmo dizer o que significam, como suporte para a realização de atividades artísticas”, afirmou Danilo Santos de Miranda, presidente do Comissariado brasileiro do Ano da França no Brasil. Ele ressaltou o lado educativo da exposição: “Virão muitas crianças, de escolas públicas e privadas, em grande quantidade, para interagir com essa proposta e, sobretudo, perceber o que o ser humano é capaz de fazer diante de fenômenos naturais tão tranqüilos como a luz e a sombra”.
Ambientada em uma grande casa, a exposição original foi inicialmente desenvolvida em parceria com o Centre Pompidou, de Paris. Para o Brasil, a instalação foi totalmente reconstruída, mas manteve seus conceitos principais. Entre seus atrativos estão diversas instalações, como o teatro de sombras, proposições lúdicas, experiências físicas, multimídias, filmes, além de três vídeos dos artistas irlandeses Anne Cleary e Denis Connoly, nos quais ondas de calor e captações de movimento são registrados para, em grandes telas, formarem desenhos originais com as sombras dos visitantes.
De acordo com o coordenador da exposição, Roberto Cenni, o principal objetivo dessa exposição é levar a divulgação científica aos jovens. “Existem algumas modificações entre o que é mostrado aqui e o que tem sido exibido na Cité de la Science há quase quatro anos. Por exemplo, nossa ‘casa’ tem um estilo mais brasileiro, no estilo colonial português. Há também um equipamento que cria desenhos baseados nas sombras projetadas pelas crianças, que foi inspirado no folclore brasileiro para criar as figuras. Aqui também temos mais atividades lúdicas do que o que é proposto na França. O conhecimento e a questão física das sombras estão expostos nas experiências e adivinhações que propusemos”, afirmou.
Além dos convidados, o evento de abertura da mostra estava repleto de crianças, boa parte alunos de escolas que excursionavam pelo local, e se divertiam muito com atividades propostas pela exibição. Foi o caso de João Pedro Guimarães, de 12 anos, estudante do Colégio Centenário. “Gostei muito da proposta da exposição, muito bom mesmo. De todos, o que mais gostei foi uma tela na qual eu passava em sua frente e ela registrava uma foto da nossa sombra”, afirmou.
Compartilhe com os alunos a reportagem acima e discuta com eles sobre o tema já mencionado nas atividades anteriores: a luz e a sombra. Nesse texto o enfoque do estudo da luz e sombra é científico, mas o que chama atenção é justamente os desenhos formados pelas sombras.
Proponha aos alunos experimentarem desenhar sombras através de projeção de luz. Prepare um foco de luz projetado em um tecido branco esticado, como no teatro de sombras e peça a alguns alunos que posicionem as mãos e braços na frente da luz enquanto o restante dos alunos desenham a imagem formada, depois troque de forma que todos os alunos experimentem as duas posições.
Depois dos desenhos feitos, abra uma roda de discussão para que todos possam apreciar os trabalhos, comentar e avaliara a atividade proposta.
- Física
Um corpo puntiforme de massa Ma parte de ponto percorrendo a rampa circular representada na figura acima, sem atrito, colide com outro corpo puntiforme de massa Mb que se encontrava inicialmente em repouso no ponto B Sabendo que este choque é perfeitamente inelástico e que o corpo resultante deste choque atinge o ponto C ponto mais alto da rampa, com a menor velocidade possível mantendo o contato com a rampa, a velocidade inicial do corpo no ponto A em m/s é
Dados:
- raio da rampa circular: 2m
- aceleração da gravidade g=10 m/s2
- massa Ma= 1 kg
- massa Mb= 1 kg
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o poema Cidadezinha Qualquer,do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, para responder à questão. Cidadezinha qualquer
Carlos Drummond de Andrade
Casas entre bananeiras
Mulheres entre laranjeiras
Pomar amor cantar Um homem vai devagar.
Um cachorro vai devagar.
Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham.
Eta vida besta, Meu Deus. Disponível em: <http://www.biblio.com.br/conteudo/poemas.htm>. Acesso em: 20 out. 2012.
Qual o recurso poético utilizado no verso “ Devagar... as janelas olham”?
- Matemática | 13. Geometria Plana
Com objetivo de trabalhar segmentos circulares com sua turma, um professor propôs um exercício prático em que os alunos deveriam pintar pratos de cerâmica utilizando qualquer forma circular. Um dos alunos dessa turma pintou o prato como mostra a imagem a seguir.
- um semicírculo com 10 cm de diâmetro;
- dois círculos idênticos com 4 cm de diâmetro
- uma coroa circular com dois círculos concêntricos, que possuem 20 cm e 16 cm de diâmetro.
Considere 3 como aproximação para π.
A área que corresponde à parte pintada é igual a