O gráfico mostra a relação da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas com a área plantada no Brasil, no período de 1980 e 2008. Verifica-se uma grande variação da produção em comparação à área plantada, o que caracteriza o crescimento da:
Questões relacionadas
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(FAC. PEQUENO PRÍNCIPE) Pesquisa investiga possíveis problemas neurológicos causados por zika em adultos
Pesquisadores acreditam que zika causa outros problemas neurológicos além de Guillan-Barré
Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto D'or de Pesquisa e Ensino (Idor, ligado à rede D'or de hospitais) começou a estudar, nesta segunda-feira, se adultos infectados pelo zika vírus podem desenvolver problemas neurológicos, além da já conhecida síndrome de Guillain-Barré. A decisão de fazer o estudo veio depois da constatação de alguns casos suspeitos de síndromes neurológicas associadas à infecção por zika. Médicos de diferentes hospitais do Estado vêm relatando um número acima da média de casos de Guillain-Barré (um problema autoimune que ataca o sistema nervoso) e também de encefalites e encefalomielites – inflamações no cérebro e na medula normalmente decorrentes de infecções virais. As doenças podem causar desde uma leve confusão mental até convulsões e paralisia. “Temos casos relatados de alterações neurológicas em pessoas que tiveram diagnóstico clínico de zika”, afirma a diretora científica do Idor, Fernanda Tovar Moll, professora da UFRJ e especialista em neuroimagem.[...]
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença autoimune que, aparentemente, vem sendo desencadeada pela presença do zika vírus. Ela se caracteriza pela inflamação dos nervos, das raízes nervosas proximais e nervos cranianos. Além disso, ela é desmielinizante e, por consequência, afeta a condução nervosa. Caso seja desencadeada porque o vírus afeta a célula glial produtora da bainha de mielina, a célula afetada seria:
- História | 6.09 Primeira Guerra Mundial
(ESPM) 24 de abril de 2015. Apesar do prenúncio de chuva que ameaçava cair em Everan, capital da Armênia, país da Europa Oriental, centenas de milhares de pessoas compareceram à cerimônia realizada no Memorial às Vítimas do Genocídio Armênio para reverenciar a lembrança de cerca de 1 milhão e quinhentos mil mortos em um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea.
(Revista Leituras da História)
O genocídio armênio, tratado no texto como um dos episódios mais tenebrosos da história contemporânea, ocorreu durante:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
EIA UM TRECHO DO LIVRO QUANDO EU ERA PEQUENA, DE ADÉLIA PRADO.
EU ME CHAMO CARMELA.
[...]
MEU PAI, MINHA MÃE, EU E ALBERTO, MEU IRMÃO, MORAMOS UM TEMPO COM VOVÔ DA HORTA, NA PONTA DE UMA RUA QUE TODO MUNDO CHAMAVA DE RUA COMPRIDA. O NOME DO VOVÔ DA HORTA ERA JOÃO ANTÔNIO. ELE TINHA UM BAÚ DE MADEIRA ONDE GUARDAVA QUEIJO E MOEDAS. FERVIA LEITE COM SAL NUMA PANELA DE FERRO E ME DEIXAVA COMER A RAPA.
[...]
QUANDO EU ERA PEQUENA, DE ADÉLIA PRADO. DISPONÍVEL EM: <HTTP://REVISTACRESCER.GLOBO.COM/
CRESCER/0,19125,EFC1190415-5670,00.HTML>. ACESSO EM: 11 SET. 2016. ADAPTADO.
GLOSSÁRIO
RAPA: ALIMENTO GRUDADO NO FUNDO DA PANELA.
COM QUEM CARMELA E SUA FAMÍLIA MORAVAM?
( ) COM O VOVÔ DA HORTA.
( ) COM O TIO ALBERTO.
COMO ERA CHAMADA A RUA EM QUE ELES MORAVAM?
( ) RUA JOÃO ANTÔNIO.
( ) RUA COMPRIDA.
FAÇA COMO CARMELA E ESCREVA ALGUNS FATOS MARCANTES SOBRE QUANDO VOCÊ ERA BEM PEQUENINO(A). COM QUEM VOCÊ MORAVA? O QUE VOCÊS FAZIAM JUNTOS?
- Química | B. Equilíbrio Iônico
O cianeto de sódio, NaCN, é um poderoso agente complexante, usado em laboratórios químicos e em indústria de extração de ouro. Quando uma indústria lança NaCN sólido nas águas de um rio, ocorre o seguinte equilíbrio químico:
Esse equilíbrio químico é decorrente de uma reação de
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Nós afirmamos o direito de todos os povos coloniais seguirem seu próprio destino. É preciso que todas as colônias sejam libertadas da dominação imperialista estrangeira, quer seja ela política ou econômica. Os povos colonizados devem ter o direito de eleger seus próprios governantes, sem restrições vindas das potências estrangeiras. Afirmamos aos povos colonizados que eles devem lutar para alcançar seus objetivos por todos os meios à sua disposição. Declaração do V Congresso Pan-Africano, marco de 1945, Manchester. In: SANTOS, Eduardo dos. Pan-africanismo de ontem e de hoje. Lisboa: Edição do autor, 1968. p. 62. (Fragmento)
Enunciado:
Este fragmento pertence a Declaração produzida pelo V Congresso Pan-Africano, reunido em 1945 e expressa uma reação ao