Na piscicultura, costumam-se usar larvas de Artemia (crustáceo) para alimentar larvas de peixes. Ovos de Artemia são colocados em garrafas com água salgada e, sob condições ótimas de temperatura, luz e oxigênio, eles eclodem, liberando suas larvas, também conhecidas como náuplios. Para recolher os náuplios, coloca-se uma lâmpada branca fluorescente na boca da garrafa e estes começam a subir em direção ao gargalo.
Esse comportamento das artêmias é chamado de:
Questões relacionadas
- Física | B. Vetorial
Considere duas engrenagens circulares acopladas e girando juntas, sem deslizar, em sentido contrário, conforme mostrado na figura abaixo.
O raio da engrenagem A é três vezes maior do que o da engrenagem B, e sua velocidade angular é 30 rad/s. Qual é, em rad/s, a velocidade angular da engrenagem menor?
- História | 2.3 Segundo Reinado
O idealizador do novo sistema foi um grande proprietário de São Paulo, lavrador de café e figura prestigiosa na política do pais: o Senador Nicolau de Campos Vergueiro. Introduziu 177 famílias de alemães, suíços, portugueses e belgas. O exemplo foi imitado por outros fazendeiros de São Paulo. Os resultados do sistema foram, a princípio bons, e São Paulo chegou a ter cerca de 70 colônias de imigrantes. Mas aos poucos foram mostrando seus inconvenientes. Os proprietários, habituados a lidar exclusivamente com escravos, e que continuavam a conservar muitos deles trabalhando ao lado dos colonos, não faziam muita distinção no tratamento dado aos trabalhadores braçais. Os contratos de trabalho assinados pelos imigrantes, antes mesmo do embarque para o Brasil, eram redigidos em proveito exclusivo do empregador e não raro com acentuada má-fé.
Prado Júnior, Caio. História Econômica do Brasil. 38ª edição. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990. VOT2022.
O texto aborda a transição do trabalho escravo para o assalariado no século XIX. No fragmento é possível perceber que a elite agrária nacional
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
Segundo a teoria da evolução atualmente aceita, o uso inadequado de antibióticos acaba selecionando organismos resistentes a essas substâncias. Essa resistência foi evidenciada na bactéria que causa a tuberculose, tornando ineficazes medicamentos que anteriormente eram eficazes.
FUTUYMA, D. J. Evolução, ciência e sociedade. São Paulo: Sociedade Brasileira de Genética, 2002 (adaptado)
Segundo a teoria proposta por Darwin, que mecanismo evolutivo explica o aparecimento de bactérias resistentes a antibióticos quando em contato com esses medicamentos?
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(BAHIANA) Missões espaciais conduzidas por satélites artificiais podem explorar o ambiente na órbita da Terra, o que permite um número crescente de atividades de pesquisas em diversos ramos da ciência. Considere-se a Terra esférica com raio R e massa M e um satélite de massa m que se encontra em uma órbita circular de raio r a uma altitude h em relação à superfície terrestre.
Com base nos conhecimentos de Mecânica, sendo G a constante de gravitação universal, pode-se afirmar:
- Literatura | 4.3 Naturalismo
E Jerônimo via e escutava, sentindo ir-se-lhe toda a alma pelos olhos enamorados.
Naquela mulata estava o grande mistério, a síntese das impressões que ele recebeu chegando aqui: ela era a luz ardente do meio-dia; ela era o calor vermelho das sestas da fazenda; era o aroma quente dos trevos e das baunilhas, que o atordoara nas matas brasileiras; era a palmeira virginal e esquiva que se não torce a nenhuma outra planta; era o veneno e era o açúcar gostoso; era o sapoti mais doce que o mel e era a castanha do caju, que abre feridas com o seu azeite de fogo; ela era a cobra verde e traiçoeira, a lagarta viscosa, a muriçoca doida, que esvoaçava havia muito tempo em torno do corpo dele, assanhando-lhe os desejos, acordando-lhe as fibras embambecidas pela saudade da terra, picando-lhe as artérias, para lhe cuspir dentro do sangue uma centelha daquele amor setentrional, uma nota daquela música feita de gemidos de prazer, uma larva daquela nuvem de cantáridas que zumbiam em torno da Rita Baiana e espalhavam-se pelo ar numa fosforescência afrodisíaca.
Aluísio Azevedo, O cortiço.
(FUVEST 2015 1ª FASE) Em que pese a oposição programática do Naturalismo ao Romantismo, verifica-se no excerto – e na obra a que pertence – a presença de uma linha de continuidade entre o movimento romântico e a corrente naturalista brasileira, a saber, a