BROWNE, D. Folha de S. Paulo, 13 ago. 2011.
As palavras e as expressões são mediadoras dos sentidos produzidos nos textos. Na fala de Hagar, a expressão “é como se” ajuda a conduzir o conteúdo enunciado para o campo da:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
TEXTO I
Devido aos seus benefícios para a saúde, como a redução dos níveis de açúcar e colesterol, a aveia ganhou um considerável status de alimento saudável. Ela pode ser consumida na forma de grão, floco, farelo, mingau e farinha, pura ou incorporada em receitas de bolo, panqueca, biscoito, entre outras.
Disponível em: https://www.ecycle.com.br. Acesso em: 4 abr. 2020 (adaptado).
TEXTO II
Informação nutricional da aveia em flocos
porção de 30 g (2 colheres de sopa)
carboidratos
16 g
proteínas
5 g
gorduras totais
2,4 g
gorduras saturadas
0,5 g
fibra alimentar
3,1 g
sódio
0,75 mg
ferro
1,2 mg
O componente da tabela não absorvido pelo organismo humano e principal responsável pelos benefícios citados no texto I é o(a)
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Uma onda eletromagnética passa de um meio para outro, cada qual com índice de refração distinto.Nesse caso, ocorre, necessariamente, alteração da seguinte característica da onda:
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(PUCPR) 100 mg de nitrato de cálcio foram dissolvidos em 50 cm3 de água, à temperatura de 50° C Assinale a alternativa CORRETA, a qual traz a pressão a ser aplicada para impedir a osmose.
Dado: Ma (g/mol) : Ca = 40, N =14, O=16, R = 0,082 atm . l/mol K.
- Filosofia | 3. Medieval
(IFPB) A partir da filosofia de Tomás de Aquino, assinale a opção CORRETA:
- História
A partir de 1750-60, a produção mineradora começou a declinar. Tal mudança, articulada a outros elementos, determinou uma revisão da política mercantilista durante a administração do Marquês de Pombal, secretário de Estado de D. José I.
ALBUQUERQUE, Manuel Maurício de. Pequena História da Formação Social Brasileira. 2.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1981, p.100. (Adaptado).
A crise econômica da segunda metade do século XVIII abriu caminho para as reformas pombalinas, vistas como inevitáveis para a recuperação econômica do reino de Portugal e que se caracterizavam, entre outras medidas,