(ENEM 2009 1ª APLICAÇÃO) Analise as seguintes avaliações de possíveis resultados de um teste na Internet.
Veja. 8 jul. 2009. p. 1002 (adaptado).
Depreende-se, a partir desse conjunto de informações, que o teste que deu origem a esses resultados, além de estabelecer um perfil para o usuário de sites de relacionamento, apresenta preocupação com hábitos e propõe mudanças de comportamento direcionadas:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Por que as regras são importantes para se brincar em grupo?
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UEFS) Uma das hipóteses — desequilíbrio hormonal — para explicar a obesidade considera a complexa regulação fisiológica de células adiposas.
A figura esquematiza aspectos básicos dessa hipótese.
Sobre as células adiposas, constituintes de um tipo especial de tecido conjuntivo, é correto afirmar:
- Física
Um motociclista, pilotando sua motocicleta, move-se com velocidade constante durante a realização do looping da figura abaixo.
Quando está passando pelo ponto mais alto dessa trajetória circular, o motociclista lança, para trás, um objeto de massa desprezível, comparada à massa de todo o conjunto motocicleta-motociclista. Dessa forma, o objeto cai, em relação à superfície da Terra, como se tivesse sido abandonado em A percorrendo uma trajetória retilínea até B Ao passar, após esse lançamento, em B o motociclista consegue recuperar o objeto imediatamente antes dele tocar o solo.Desprezando a resistência do ar e as dimensões do conjunto motocicleta-motociclista, e considerando a razão entre a normal (N) que age sobre a motocicleta no instante em que passa no ponto A e o peso (P) do conjunto motocicleta-motociclista, (N/P) será igual a:
cos 37°0,8
sen 37°=0,6
g=10 m/s2
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A PRIMEIRA REPÚBLICA NO BRASIL
27. Leia o texto e analise a charge a seguir
No Brasil, nos primeiros anos da República, a política local foi dominada por grandes proprietários rurais, que se tornaram verdadeiros chefes ou líderes políticos das cidades ou regiões ondem viviam. Como eram chamados popularmente de “coronéis”, suas ações e medidas ficaram conhecidas como coronelismo. [...] O termo “coronel” surgiu durante as Regências, quando eram oferecidos aos fazendeiros os postos de comando da Guarda Nacional, em que recebiam o título de coronel.
[...]
Em troca de favores, os coronéis exigiam que os eleitores votassem nos candidatos por eles indicados. Quem se negasse podia sofrer a violência dos jagunços ou capangas, grupos armados que trabalhavam para os coronéis. Durante as eleições, cumprindo ordem dos fazendeiros, os jagunços procuravam controlar o voto de cada eleitor. [...] Esse tipo de voto ficou conhecido como voto de cabresto, expressão que significa voto induzido, imposto e que não representa a vontade do eleitor.
Adaptado de: COTRIM, Gilberto. História global, Brasil e
Geral. Volume único. São Paulo: Saraiva, 2008. p. 520-521.
Marque a alternativa que expressa corretamente o assunto tratado pelo texto:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
MATERIAL
- Balão
- Papel kraft, jornal e revista
- Cola
- Tinta guache
- Pincel
- Recipiente para água
- Papel toalha
PROCEDIMENTOS
- O professor vai propor a turma a confecção e pintura de um vaso, usando os
grafismos dos desenhos indígenas.
- O professor vai pedir aos alunos para primeiramente encher o balão. Não encher
muito senão o balão estoura. O vaso será feito a partir do balão.
- Peça aos alunos para pegar pedaços de papel (revista para recorte), passar cola
branca na bexiga e ir colando, até circundar toda a bexiga
- Espere secar.
- Colar uma segunda camada de papel. O ideal é fazer cada camada com um tipo de
papel . Faça a primeira com revista, a segunda com jornal e assim por diante.
- Espere secar.
- Colar uma última camada utilizando o papel kraft.
- Deve ser feito de 03 a 04 camadas, dependendo da espessura que queira dar ao vaso.
- O ideal é fazer mais camadas para o vaso ficar mais resistente.
- Espere secar.
- Depois que todas as camadas de papel estiverem secas, faça uma abertura em uma
das extremidades do que será o vaso. Retire a bexiga de dentro – neste momento ela
já deverá estar murcha.
- Depois que os “ vasos indígenas “ já estiverem devidamente preparados, os alunos
vão finalizar seus trabalhos decorando-os com grafismo indígena. Fonte:https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso- de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
- Entregue as tintas para os alunos. Instrua que todas as vezes que forem mudar a cor
da tinta, lavar os pincéis.
- Vai ser uma experiência muito legal.
Fonte: https://www.artesanatopassoapassoja.com.br/como-fazer-vaso-de-jornal-e-bexiga-passo-a-passo/
Fonte: http://juliananomundodasartes.blogspot.com/2012/11/arte-indigena-cultura-e-tradicao.html
A COR NA ARTE