A figura a seguir é a representação de uma região por meio de curvas de nível, que são curvas fechadas representando a altitude da região, com relação ao nível do mar. As coordenadas estão expressas em graus de acordo com a longitude, no eixo horizontal, e a latitude, no eixo vertical. A escala em tons de cinza desenhada à direita está associada à altitude da região.
Um pequeno helicóptero usado para reconhecimento sobrevoa a região a partir do ponto X = (20; 60). O helicóptero segue o percurso:
0,8° L → 0,5° N → 0,2° O → 0,1° S → 0,4° N → 0,3° L.
Ao final, desce verticalmente até pousar no solo.
De acordo com as orientações, o helicóptero pousou em um local cuja altitude é:
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observa la imagen a seguir. Disponible en: <http://porelclima.es/blog/22-puedes-hacer-un-millon-de-cosas-para-frenar-el-cambio-climatico> Acceso el: 09 dic. 2015.
Enunciado:
Con base en la imagen, elabora cinco frases que demuestren actitudes que tú puedes tener para ayudar a frenar el cambio climático.
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se:
“Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.”
FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo freire e a cultura popular nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.
Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar (o)a:
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Contra la pena de muerte Aquellos
[1] Aquellos que juzgan y que condenan afirman que la
pena de muerte es necesaria. En primer lugar por qué tratar
de excluir de la comunidad social a un miembro que la
[4] perjudica y que todavía podría perjudicarla. Si se tratase
solamente de eso la prisión perpetua bastaría. ¿Para qué se
necesita la muerte? ¿Se puede cuestionar que alguien huya de
[7] la prisión? Entonces es necesario vigilar mejor. Ningún
verdugo o guardia es suficiente.
Se afirma que la sociedad debe vengarse,
[10] castigar. Ni lo uno ni lo otro. Vengarse es propio del
individuo, castigar lo es de Dios. La sociedad está entre los
dos: el castigo está por encima de ella, la venganza por
[13] debajo. No le corresponden cosas tan pequeñas ni tan
grandes. No debe “castigar para vengarse”, debe “corregir
para mejorar”.
[16] Queda la tercera y última razón: la teoría del
ejemplo. “Hay que dar ejemplo”, “hay que meter miedo
mostrando el espectáculo de la suerte que les espera a los
[19] criminales a los que pudieran sentir la tentación de
imitarlos". Pues bien, en primer lugar negamos que se dé
ejemplo, negamos que el espectáculo de las ejecuciones
[22] produzca el efecto que se espera de él. Lejos de ser
edificante para el pueblo, le hace perder el sentido moral y
destruye su sensibilidad, y por consiguiente toda su virtud.
Traducido del prefacio de Víctor Hugo del libro Le dernier jour d'un condamné, Paris, Eugène Renduel, 1832, pp XXII e XXIII.
Juzgue lo ítem siguiente a partir del texto de arriba.
El vocablo “hay” (l.17 — segunda ocurrencia) puede ser sustituido por tiene sin alterar el significado.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. [...] Como teria sido possível que um candidato praticamente sem estrutura partidária alcançasse tamanho sucesso? Ora, não por acaso, no referido mês de março, começaram os programas eleitorais dos partidos da coligação a que ele pertencia. A eleição de 1989 mostrava uma nova faceta da democracia: o peso dos meios de comunicação de massa, principalmente a televisão. Collor explora com muita habilidade esse meio de comunicação, conseguindo o apoio das camadas mais pobres e sem escolaridade. PRIOIRE, Mary del; VEVÂNCIO, Renato Pinto. O livro de ouro da história do Brasil. Rio de Janeiro: Ediouro, 2001. p. 377.(Fragmento)
Enunciado:
O texto, ao abordar a eleição do presidente Fernando Collor de Melo, procura evidenciar que
- Biologia | 3.3 Vitaminas
(CPS) As vitaminas são nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso organismo, principalmente porque ajudam a prevenir inúmeras doenças. Vitaminas não são produzidas pelo organismo humano devendo ser adquiridas através da ingestão de alimentos, tais como frutas, verduras, legumes e carnes.
Considere a tabela a seguir que relaciona as vitaminas A, D, K, B12 e C com algumas de suas principais fontes
Assinale a alternativa que preenche corretamente a tabela, substituindo, respectivamente, os números 1, 2, 3, 4 e 5 pelas doenças provocadas devido à carência de cada uma das vitaminas no organismo humano.