O número mensal de passagens de uma determinada empresa aérea aumentou no ano passado nas seguintes condições: em janeiro foram vendidas 33 000 passagens; em fevereiro, 34 500; em março, 36 000. Esse padrão de crescimento se mantém para os meses subsequentes.
Quantas passagens foram vendidas por essa empresa em julho do ano passado?
Questões relacionadas
- Química | A. Modelos Atômicos
(PUC-RS) Em 2013, comemorou-se o centenário da publicação de um trabalho que marcou época no desenvolvimento da teoria atômica. Intitulado Sobre a constituição de átomos e moléculas, o trabalho oferece uma descrição da estrutura atômica na qual os elétrons descrevem órbitas bem definidas e podem saltar de uma órbita a outra mediante a absorção ou emissão de radiação. _________, o autor desse trabalho, elaborou seu modelo atômico tomando as ideias de Rutherford como ponto de partida. Segundo Rutherford, o átomo contém um núcleo positivo muito pequeno, ao redor do qual se movem os elétrons. Assim surgiu a famosa imagem do átomo como _________, a qual substituiu a noção de _________ de que o átomo seria semelhante a _________.
As expressões que completam corretamente o texto são, respectivamente:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Materiais:
- Uma caixa de papelão (que contenha todo o corpo da criança. Talvez uma caixa de geladeira ou fogão).
- Tesoura
- Tinta para pintura de parede em qualquer cor.
- Máquina fotográfica.
- Revistas velhas.
- Tesoura sem ponta.
- Cola
- Trinchas largas.
Desenvolvimento:
1 - Construa com as crianças um esconderijo, a partir da caixa, recortando nela apenas um visor nos quatro lados na altura dos olhos das crianças.
2 - Arremate a caixa com tinta de parede.
3 - Continuando a montagem da caixa, os alunos devem realizar colagens do lado de fora por cima da caixa pintada.
4 - Ao longo de uma semana, vá mudando a caixa de lugar na escola e propiciando aos alunos a oportunidade de entrar dentro da caixa, escolher em que visor quer ficar e tirar uma fotografia do que está vendo.
5 - Esta experiência poderá ser também repetida por todos os alunos em todos os lugares em que a caixa for colocada, depende de sua intenção e disponibilidade de tempo.
6 - Registre a fala das crianças durante tudo o que acontecer.
7 - Monte uma exposição com as fotografias reveladas em tamanho A4 e montadas sobre colorset colorido com margem de 7cm. Associe a elas os registros das frases ditas pelos alunos ao longo do processo!
8 - Convide as crianças para adivinharem o que foi fotografado, em que lugar da escola e mais, visite com as crianças esses lugares novamente para que possam perceber o que estava no entorno delas quando estiveram ali e que deixou de ser percebido por elas, em função do uso da caixa. Neste momento, chame a atenção de todos para a importância do olhar e do quanto deixamos de ver os detalhes de tudo o que está ao redor de nós. Levante com eles hipóteses dos motivos pelos quais negligenciamos tanto o que vemos e o que não vemos no cotidiano.
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia as afirmativas abaixo:
“Sem espírito militar, a escola alemã não poderá existir. Um professor pacifista é um palhaço ou um criminoso. Deve ser exterminado.”
(Ministro Schewemm — Bavária)
“Professores alemães (...) nenhum menino e nenhuma menina da escola devem sair de vossas aulas sem o sagrado propósito de ser um inimigo mortal do bolchevismo judeu, na vida e na morte.”
F. Weachter
Contextualizando historicamente as declarações anteriores, de lideranças nazistas na Alemanha, pode-se afirmar que
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O Tratado de Madri redefiniu as fronteiras das Américas Portuguesa e Espanhola.
Comente uma mudança ocorrida no território brasileiro após a assinatura desse tratado.
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2013 1° FASE) Observe a imagem e leia o texto.
Por muitos anos, as várzeas paulistanas foram uma espécie de quintal geral dos bairros encarapitados nas colinas. Serviram de pastos para os animais das antigas carroças que povoaram as ruas da cidade. Serviram de terreno baldio para o esporte dos humildes, tendo assistido a uma proliferação incrível de campos de futebol. Durante as cheias, tais campos improvisados ficam com o nível das águas até o meio das traves de gol.
Aziz Ab’Saber, 1956.
Considere a imagem e a citação do geógrafo Aziz Ab’Saber na análise das afirmações abaixo:
I. O processo de verticalização e a impermeabilização dos solos nas proximidades das vias marginais ao rio Tietê aumentam a sua susceptibilidade a enchentes.
II. A retificação de um trecho urbano do rio Tietê e a construção de marginais sobre a várzea do rio potencializaram o problema das enchentes na região.
III. A extinção da Mata Atlântica na região da nascente do rio Tietê, no passado, contribui, até hoje, para agravar o problema com enchentes nas vias marginais.
IV. A várzea do rio Tietê é um ambiente susceptível à inundação, pois constitui espaço de ocupação natural do rio durante períodos de cheias.
Está correto o que se afirma em