Segundo dados apurados no Censo 2010, para uma população de 101,8 milhões de brasileiros com 10 anos ou mais de idade e que teve algum tipo de rendimento em 2010, a renda média mensal apurada foi de R$ 1 202,00. A soma dos rendimentos mensais dos 10% mais pobres correspondeu a apenas 1,1% do total de rendimentos dessa população considerada, enquanto que a soma dos rendimentos mensais dos 10% mais ricos correspondeu a 44,5% desse total.
Disponível em: www.estadao.com.br. Acesso em: 16 nov. 2011(adaptado).
Qual foi a diferença, em reais, entre a renda média mensal de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais ricos e de um brasileiro que estava na faixa dos 10% mais pobres?
Questões relacionadas
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UERN) Durante os dias 07 a 18 de dezembro de 2009, ocorreu em Copenhagen, Capital da Dinamarca, a 15ª Conferência das Nações Unidas para as mudanças climáticas, momento em que foram discutidos temas relacionados aos problemas ambientais mundiais. Muitas evidências apontam que alterações nas concentrações do CO2 atmosférico estão relacionadas ao aquecimento do planeta.
Analise as afirmativas a seguir, relacionadas a essa temática:
I. Devido ao intenso crescimento populacional mundial, o processo respiratório dos organismos vivos vêm acentuando as altas concentrações de CO2.
II. Resíduos voláteis provenientes do processo digestório de ruminantes vêm contribuindo significativamente para a elevação do teor de CO2 atmosférico.
III. A queima de combustíveis fósseis, provenientes da deposição de material orgânico de seres vivos do passado, é uma das maiores fontes de CO2 atmosférico.
IV. A realização de queimadas em áreas florestais contribui significativamente para liberação de gases de efeito estufa, como o CO2.
A alternativa que apresenta apenas as afirmativas corretas é:
- Geografia | 5.1 População
Este grupo tende a crescer no Brasil nas próximas décadas, como aponta a Projeção da População, do IBGE, atualizada em 2018. A consultora em demografia e políticas de saúde, Cristina Guimarães Rodrigues, considera necessário ter políticas públicas voltadas para tratamentos de saúde, alimentação mais saudável e exercícios físicos, além de construções e transportes mais acessíveis. “Há o aumento de doenças crônicas”, cita, “que são doenças mais caras e requerem tratamentos um pouco mais custosos”.
PERISSÉ, C.; MARLI, M. Retratos: a revista do IBGE, n. 16, fev. 2019 (adaptado).
O texto apresenta características relacionadas
- Língua Portuguesa
Por causa do assassinato do caminhoneiro Pascoal de Oliveira, o Nego, pelo – também caminhoneiro – japonês Kababe Massame, após uma discussão, em 31 de julho de 1946, a população de Osvaldo Cruz (SP), que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei* na cidade, saiu às ruas e invadiu casas, disposta a maltratar “impiedosamente”, na palavra do historiador local José Alvarenga, qualquer japonês que encontrasse pela frente. O linchamento dos japoneses só foi totalmente controlado com a intervenção de um destacamento do Exército, vindo de Tupã, chamado pelo médico Oswaldo Nunes, um herói daquele dia totalmente atípico na história de Osvaldo Cruz e das cidades brasileiras.
Com o final da Segunda Guerra Mundial, o eclipse do Estado Novo e o desmantelamento da Shindô-Renmei, inicia-se um ciclo de emudecimento, de ambos os lados, sobre as quatro décadas de intolerância vividas pelos japoneses. Do lado local, foi sedimentando- se no mundo das letras a ideia do país como um “paraíso racial”. Do lado dos imigrantes, as segundas e terceiras gerações de filhos de japoneses se concentraram, a partir da década de 1950, na construção da sua ascensão social. A história foi sendo esquecida, junto com o idioma e os hábitos culturais de seus pais e avós.
(Matinas Suzuki Jr. Folha de S.Paulo, 20.04.2008. Adaptado.)
* Shindô-Renmei foi uma organização nacionalista, que surgiu no Brasil após o término da Segunda Guerra Mundial, formada por japoneses que não acreditavam na derrota do Japão na guerra. Possuía alguns membros mais fanáticos que cometiam atentados, tendo matado e ferido diversos cidadãos nipo-brasileiros.
No texto, as orações (...) que já estava com os nervos à flor da pele em virtude de dois atentados da Shindô-Renmei na cidade (...) e (...) que encontrasse pela frente (...) são exemplos, respectivamente, de oração subordinada adjetiva explicativa e subordinada adjetiva restritiva, porque:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
DAVIS, Jim. Garfield. Albany: Paws, Inc. / Universal Uclick, 2013.
Enunciado:
Garfield and Jon have a conflicting relationship because they usually want different things and think in distinct ways. In the last scene of the above comic strip, Garfield
Glossary
purr = ronronar (som que os gatos fazem quando estão satisfeitos)
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Essas moças tinham o vezo de afirmar o contrário do que desejavam. Notei a singularidade quando principiaram a elogiar o meu paletó cor de macaco. Examinavam-no sérias, achavam o pano e os aviamentos de qualidade superior, o feitio admirável. Envaideci-me: nunca havia reparado em tais vantagens. Mas os gabos se prolongaram, trouxeram-me desconfiança. Percebi afinal que elas zombavam e não me susceptibilizei. Longe disso: achei curiosa aquela maneira de falar pelo avesso, diferente das grosserias a que me habituara. Em geral me diziam com franqueza que e roupa não me assentava no corpo, sobrava nos sovacos.
RAMOS, G. Infância. Rio de Janeiro: Record, 1994.
Por meio de recursos linguísticos, os textos mobilizam estratégias para introduzir e retomar ideias, promovendo a progressão do tema. No fragmento transcrito, um novo aspecto do tema é introduzido pela expressão: