O espaço mundial pode ser compreendido através de artigos, gráficos, tabelas e principalmente por meio de mapas. A forma como visualizamos o mundo está diretamente relacionada à maneira como ele é representado pela cartografia. Nesse sentido, as diversas projeções cartográficas, que possuem características distintas, são responsáveis pela construção da compreensão dos espaços.
COMPLETE a tabela a seguir indicando as características de cada projeção:
A. INDIQUE na lacuna o nome da projeção representada pela figura
B. DESCREVA a distorção que ocorre no plano desenvolvido a partir da projeção
C. APRESENTE a área (tamanho) para a qual essa projeção é indicada
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | 05. Vírus e Viroses
Assinale a alternativa correta a respeito dos vírus.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Texto base: O texto “A lua azul” é o primeiro capítulo de um livro que conta as aventuras de um extraterrestre na Terra. A LUA AZUL O pequeno Kizki já estava cheio de tomar suco e comer sanduíches da mãe. Que mania tinha a sua família de fazer piqueniques em lugares distantes! O pai e a mãe ficavam por ali, conversando sobre coisas de um tempo antes dele haver nascido, rindo muito e dando atenção um ao outro e... acabavam sem dar muita bola para Kizki. E o que é pior: nem davam muita atenção para ele, nem deixavam que ele fosse mais longe, sozinho. Pra se aventurar. Dessa vez, porém, Kizki jurou que ia ser diferente: ele podia enxergar aquela imensa “lua azul”, pendurada no céu, diante da mesa de piquenique. Não era bem uma lua, como o pai havia falado, enquanto dirigia o espaçomóvel e falava do “lugar distante” que ele havia encontrado: – Você vai ver, Kizki. Nós vamos ao satélite de um planeta de sol amarelo! (...) (...) A família de Kizki era do planeta Reptoide, lá da galáxia... iiih, era tão longe! O próprio Kizki, olhando para o céu estrelado, mal poderia indicar a direção de sua estrela. Também ele ainda era um reptoidiano criança, e só quando estivesse cursando o 5º ou 6º esferoide ele poderia entender os mapas celestes que faziam o orgulho de seu povo. Seu Krigon estacionou o espaçomóvel numa das crateras da lua daquele terceiro planeta do sol amarelo. Logo, a mãe de Kizki montava a mesa de armar e exibia com orgulho todos os deliciosos pratos que havia feito para aquele piquenique especial. Eles cantaram velhas canções reptoidianas (...). O silêncio era profundo... A lua era desabitada, como afirmava seu Krigon. Todinha para eles e seu piquenique... Então aquela família feliz já havia lanchado, cantado música e descansado. Era hora dos pais ficarem lembrando coisas do passado... e Kizki sobrava. Costumava ser assim nos piqueniques familiares. Costumava. Porque dessa vez, com aquela “lua” azul brilhando diante dos seus quatro pares de olhos, Kizki tinha resolvido que era hora de virar um autêntico aventureiro. E se fosse ligeiro e inteligente, ainda conseguiria partir sem que a família desconfiasse. Primeiro, pegou seu molecular e disse que ia desintegrar umas rochas, mais longe. O pai deixou. Depois, recolheu dois sanduíches e falou que ia comer mais tarde. A mãe deixou. Falou que voltava logo e afastou-se pulando com seus tentáculos fortes (...)... Deu a volta por trás da espaçonave sem que os pais percebessem. Entrou na saleta especial da nave-reserva, aquela que até um reptoidiano de três anos de idade sabe dirigir. Apertou os comandos certos e... viva! Lá estava ele, quase na velocidade da luz, dirigindo-se para a lua azulada e grande, sobre sua cabeça. (...) REVISTA CIÊNCIA HOJE PARA AS CRIANÇAS. Ano 18, n. 156, abr. 2005. p. 6-7.
Enunciado:
A família de Kizki tinha uma mania que o desagradava.
- a) Segundo Kizki, qual era a mania de seus pais?
- b) O que Kizki achava destes programas? Por quê?
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia um trecho da música Cigarra, da cantora Simone, a seguir:
Cigarra
Porque você pediu uma canção para cantar
Como a cigarra arrebenta de tanta luz
E enche de som o ar
Porque a formiga é a melhor amiga da cigarra
Raízes da mesma fábula que ela arranha
Tece e espalha no ar
Porque ainda é inverno em nosso coração
Essa canção é para cantar
Como a cigarra acende o verão
E ilumina o ar
Si, si, si, si, si, si, si, si...
Disponível em: http://letras.terra.com.br/simone/49457. Acesso em: 21 mar. 2012.
A) Os animais que aparecem na letra da música fazem parte de qual grupo dos invertebrados?
B) Complete o quadro de acordo com as características desse grupo de animais.
- Física | B. Força Magnética
(UEFS)
Uma partícula eletrizada com a carga igual a 3.10-6C desloca-se com velocidade de módulo igual a 2.10² m/s, formando um ângulo de 30° com a linha de indução magnética de um campo magnético uniforme de intensidade 1,6.10-3T, conforme mostra a figura.
A força magnética, em 10-8N, que atua sobre a partícula é igual a
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
Datashow;
Local amplo e sem objetos no centro;
Lápis nº 2;
Papel.
Atividade:
- Projete para os alunos os diferentes movimentos representados na figura a seguir
- Na folha de papel, os alunos farão desenhos livres.
- Depois, irão analisar os tipos de linhas feitos: retas, inclinadas, tracejadas, curva, etc.
- Individualmente e em duplas, os alunos experimentarão diferentes jeitos de representar com o corpo os tipos de linhas desenhadas.
- Em roda, retome com os alunos a atividade: A participação do colega ajudou ou atrapalhou? Como foi tentar representar linhas com o corpo? Quais os desafios encontrados?
- Entregue outra folha de papel e peça para tentarem desenhar a experiência da atividade explorando ao máximo os movimentos das linhas.