(UNIFACS) Neurocientistas procuram entender os mecanismos da memória na intrincada rede de eventos neuroquímicos e neurocelulares. Onde e como as recordações são guardadas? Como são ativadas? O que é e por que ocorre o esquecimento? Que caminhos as células nervosas percorrem para recordar? A série de experimentos permitiu ao grupo descrever alguns mecanismos do funcionamento da memória, que formam a base material do pensamento. O cérebro está sob influência de várias substâncias moduladoras e neurotransmissores das atividades neurais e de hormônios. Tanto os hormônios quanto os neuromoduladores estão associados à manifestação de estados emocionais e influenciam a formação e a evocação de memórias.
(BERCHT, 2010, p.36-38)
Os atuais estudos experimentais sobre a memória se baseiam na ideia de que suas bases biológicas estão nas alterações anatômicas e fisiológicas das ligações entre as células nervosas, denominadas sinapses.
Com base nos conhecimentos existentes acerca deste processo e sua importância para o desenvolvimento da memória, analise as afirmativas, marcando com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) As sinapses químicas desenvolvem-se a partir da liberação de um neurotransmissor, o que possibilita a propagação do estímulo nervoso às células vizinhas.
( ) As conexões ou sinapses estabelecidas entre as células cerebrais possibilitam o surgimento da memória.
( ) A perda de memória pode estar relacionada com a formação de novos neurônios e estabelecimento de sinapses.
( ) A bainha de mielina que recobre as células do sistema nervoso possibilita a condução mais rápida dos impulsos nervosos.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a: