O quadro apresenta os dados da pescaria de uma espécie de peixe realizada ao final de um dia de pesca, em lagos diferentes.
Considere que a medida do esforço de pesca (E) seja dada pela função E = 2⋅ 10–7⋅ B⋅ H. A captura (quantidade pescada C) e a população de peixes P(L) dessa espécie no lago L, no início desse dia de pescaria, relacionam-se pela fórmula C = E⋅ P(L).
Em qual lago a população de peixes dessa espécie era maior no início do dia?
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- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Materiais Necessários
- Lápis grafite e borracha.
- Um estojo de giz pastel oleoso para cada trio.
- Visita ao site: http://programacostume.com/maquiagem-arte-o-trabalho-da-artista-tal-peleg/ para conhecer o trabalho da artista Tal Peleg, de maquiagem. (Acesso em 19 mar.2015).
- Xerox da imagem de um olho em papel de gramatura grande, tamanho A4, na posição horizontal: Canson ou Super White. (Um xerox para cada criança).
Procedimentos
1º. Visitar o site da artista Tal Peleg para apreciação crítica das maquiagens que ela faz nos seus próprios olhos. Durante a apreciação pergunte às crianças sobre este tipo de arte no corpo das pessoas. Indagar se elas conhecem outro tipo de arte feita no corpo. Explorar bastante a forma como ela representa as imagens e levantar hipóteses relacionadas à escolha de cada desenho. Pedir que observem as linhas e pontos que a artista usa em seu trabalho.
2º. Distribuir o papel com o xerox e pedir que criem uma pintura-maquiagem, como se fosse em seu próprio olho. As crianças devem criar um desenho que represente o que elas mais gostam de comer, ou bicho de estimação, ou até uma personagem de quadrinhos ou desenho animado.
3º. Auxiliar na hora da utilização do giz pastel oleoso.
4º. Exponha os trabalhos.
Olho humano
Disponível em: <http://gartic.com.br/jesusdenazare/desenho-livre/olho> Acesso em: 19 mar.2015.
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(ENEM 2017 1ª APLICAÇÃO) Declaração de amor
Esta é uma confissão de amor: amo a língua portuguesa Ela não é fácil. Não é maleável. [...] A língua portuguesa é um verdadeiro desafio para quem escreve. Sobretudo para quem escreve tirando das coisas e das pessoas a primeira capa de superficialismo. Às vezes ela reage diante de um pensamento mais complicado. Às vezes se assusta com o imprevisível de uma frase. Eu gosto de manejá-la – como gostava de estar montada num cavalo e guiá-lo pelas rédeas, às vezes a galope. Eu queria que a língua portuguesa chegasse ao máximo em minhas mãos. E este desejo todos os que escrevem têm. Um Camões e outros iguais não bastaram para nos dar para sempre uma herança de língua já feita. Todos nós que escrevemos estamos fazendo do túmulo do pensamento alguma coisa que lhe dê vida. Essas dificuldades, nós as temos. Mas não falei do encantamento de lidar com uma língua que não foi aprofundada. O que recebi de herança não me chega. Se eu fosse muda e também não pudesse escrever, e me perguntassem a que língua eu queria pertencer, eu diria: inglês, que é preciso e belo. Mas, como não nasci muda e pude escrever, tornou-se absolutamente claro para mim que eu queria mesmo era escrever em português. Eu até queria não ter aprendido outras línguas: só para que a minha abordagem do português fosse virgem e límpida.
LISPECTOR. C. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro Rocco, 1999 (adaptado).
O trecho em que Clarice Lispector declara seu amor pela língua portuguesa, acentuando seu caráter patrimonial e sua capacidade de renovação, é:
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Cien años de soledad en Netflix: en español y con elenco latinoamericano
La imaginación de lectores, cineastas y críticos sobre cómo podría adaptarse Cien Años de Soledad a un formato audiovisual ha volado con los años. Pero el momento de ver la obra cumbre de Gabriel García Márquez en una pantalla toma cada vez más forma. Rodrigo García Barcha, hijo del Nobel, director de cine y televisión y productor de la serie que se verá por Netflix, dio algunas pistas.
La primera y de gran importancia para la memoria de García Márquez, quien siempre dudó sobre cómo las historias de Macondo podrían llevarse al cine, es que se hará en español y con un elenco latinoamericano. «Una de las condiciones es que se hiciera en Colombia y en español, definitivamente», dijo Rodrigo García Barcha durante una charla con el director de cine Andrés Wood y el crítico de cine, Samuel Castro. Junto a Gonzalo García Barcha son productores ejecutivos de la serie.
Lo segundo es la duración, cómo comprimir una historia compleja con mezcla de tiempos -otra de las inquietudes que manifestaba García Márquez cuando le proponían llevarla al formato audiovisual-. La adaptación en Netflix, probablemente, se podrá ver en dos temporadas, con un total veinte horas, dijo. Pero quizá lo más importante es que para Rodrigo García Barcha hay tranquilidad sobre los cambios que adelantan los guionistas, especialmente en los primeros capítulos. «Se han hecho un par de cosas estructurales, astutas, pero no son alarmantes, es muy fiel al libro. Y se tienen muchas horas para contarlo», dijo en referencia al trabajo de Jose Rivero, uno de los guionistas.
Para el director de películas como Últimos días en el desierto o 10 pequeñas historias de amor, entre otras, adaptar libros al cine es difícil más allá del abolengo que tenga la obra. «En el caso de los libros de Gabo que tienen larga historia de malas adaptaciones, hay algo que se comparte y es demasiado respeto por el libro», dijo. «En sus libros hay poco diálogo y cuando los personajes hablan lo hacen de manera poética, lapidaria y contundente; el cine no aguanta eso, no pueden estar hablando como dioses», agregó.
Internet: elpais.com (con adaptaciones).
El hijo de García Márquez se mostró satisfecho con los cambios realizados por quienes se encargan de escribir esta adaptación.