A figura a seguir representa parte da planta de um loteamento, em que foi usada a escala 1 : 1 000. No centro da planta uma área circular, com diâmetro de 8 cm, foi destinada para a construção de uma praça.
O diâmetro real dessa praça, em metro, é:
Questões relacionadas
- Química | A. Modelos Atômicos
(CPS) O texto seguinte brinca com dois conceitos químicos:
- Por que tomar água no meio da aula prejudica o aprendizado?
Resposta: Porque ela diminui a concentração.
Um nêutron entra num bar e pergunta:
– Qual o valor da bebida?
O garçom responde:
– Pra você? É zero!
No segundo exemplo, o valor da bebida faz analogia:
- Matemática - Fundamental | 10. Circunferência
Na figura apresentada a seguir, os segmentos de reta e e as retas r e s recebem, respectivamente, os seguintes nomes
- Arte | 6.3 Arte Moderna no Brasil
Disponível em: www.itaucultural.org.br. Acesso em: 26 jul. 2010.
Sem formação acadêmica específica em artes visuais, Heitor dos Prazeres, que também é compositor e instrumentista, é reconhecido artista popular do Rio de Janeiro. Suas pinturas de perspectivas imprecisas e com traços bem demarcados são figurativas e sugerem movimento. Essa obra retrata
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
Os Sinais de Pontuação são sinais gráficos empregados na linguagem escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, como a entonação (tom variado da voz), o jogo de silencio, as pausas, a emoção, a dúvida, a finalização, entre vários.
O fragmento do poema de Fernando Anitelli diz que, para ele, um ponto final mostra aos leitores um tipo de significado expresso de acordo com
- Literatura
(PUC-CAMPINAS) Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo:
Finalmente, a bandeira. Tiradentes propôs que fosse adotado o triângulo representando a Santíssima Trindade, com alusão às cinco chagas de Cristo crucificado, presente nas armas portuguesas. Já Alvarenga propôs a imagem de um índio quebrando os grilhões do colonialismo, com a inscrição “Libertas quae sera tamen” (Liberdade, ainda que tardia), do poeta latino Virgílio, e que foi adotada e consagrada.(MOTA, Carlos Guilherme e LOPEZ, Adriana. História do Brasil: uma interpretação. São Paulo, Ed. 34, 2015, 4. ed. p. 261)
A referência ao poeta latino Virgílio faz lembrar que