João decidiu contratar os serviços de uma empresa por telefone através do SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor). O atendente ditou para João o número de protocolo de atendimento da ligação e pediu que ele anotasse. Entretanto, João não entendeu um dos algarismos ditados pelo atendente e anotou o número 1 3 _ 9 8 2 0 7, sendo que o espaço vazio é o do algarismo que João não entendeu.
De acordo com essas informações, a posição ocupada pelo algarismo que falta no número de protocolo é a de:
Questões relacionadas
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UERN)
Eventos do sistema reprodutor feminino estão relacionados a variações nas concentrações hormonais.
Com base nessa informação e na ilustração, analise as seguintes proposições.
I. O aumento na concentração de progesterona ao seu nível máximo deve ser associado à adaptação da mucosa uterina para implantação do blastocisto.
II. As reduzidas concentrações de estrógeno e progesterona induzem a ocorrência da menstruação, momento em que se inicia um novo ciclo menstrual.
III. As concentrações de LH mantêm-se, no decorrer do ciclo, com oscilações frequentes e pequenas.
IV. No decorrer do ciclo, a produção de estrógeno e FSH ocorre regular e alternadamente.
Após análise, são verdadeiras as proposições:
- História | 3.2 Era Vargas
De março de 1931 a fevereiro de 1940, foram decretadas mais de 150 leis novas de proteção social e de regulamentação do trabalho em todos os setores. Todas elas têm sido simplesmente uma dádiva do governo. Desde aí, o trabalhador brasileiro encontra nos quadros gerais do regime o seu verdadeiro lugar.
DANTAS, M. A força nacionalizadora do Estado Novo. Rio de Janeiro: DIP, 1942.
De que maneira as políticas e as mudanças jurídico-institucionais implementadas pelo governo de Getúlio Vargas nas décadas de 1930-1940 responderam às lutas e às reivindicações dos trabalhadores?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto 1
Governo reconhece “racismo institucionalizado” apontado pela ONU
Ricardo Senra
BBC Brasil de São Paulo
“O Governo Brasileiro reconheceu e reconhece sua responsabilidade e criou a Secretaria
de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), em 2003.”
O comentário, enviado à BBC Brasil pela secretaria com status de ministério, responde a um relatório divulgado nesta sexta-feira pela ONU. O órgão mundial afirma que o racismo “permeia todas as áreas da vida” no Brasil.
As Nações Unidas concluem que o país vive um “mito de democracia racial” e que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade brasileira.
As Nações Unidas concluem que o país vive um “mito de democracia racial” e que há “racismo institucionalizado” e uma “ideologia de embranquecimento” na sociedade brasileira.
Segundo o Planalto, a implementação de cotas raciais na educação e no serviço público e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra foram medidas importantes no processo de reversão deste problema histórico no país.
A ONU concorda e diz que os principais avanços ocorreram durante o governo do ex-presidente Lula.
As críticas do relatório e o posterior “mea culpa” são resultado da visita de um grupo de trabalho da ONU a Brasília, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, em dezembro do ano passado.
Os especialistas foram recebidos por representantes do governo, do judiciário e de organizações da sociedade civil.
Disponível em: <www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/09/140911_eleicoes2014_onu_racismo_rs.shtml>. Acesso em: 3 jun. 2016.
Texto 2
(Comentário sobre a notícia do texto 1)
O brasileiro tem por tradição nunca ser o que se apresenta à sociedade. É muito comum ver estrangeiros reclamarem dessa característica tão peculiar do brasileiro. Moldamos nossa personalidade às condições existentes no momento. Ora somos brincalhões, ora somos sérios ao extremo, ora somos religiosos em situações aflitivas e ora somos ateus convictos, depende do momento que se apresente. Sobre essa égide é que conseguimos esconder por toda uma vida o malfadado racismo. [...]
A prova maior disso tudo são as próprias leis de proteção aos que sofrem o racismo, elas são segregadoras. Quando você cria quotas de inserção para qualquer coisa ou qualquer raça, você está indiretamente oficializando um ato segregador para aqueles.
[...]
#Disse Carlos Leonardo
Disponível em: <http://opinando.blog.br/2016/04/governo-reconhece-racismo-institucionalizado-apontado-pela-onu/>.
Acesso em: 3 jul. 2016.
Glossário:
égide – escudo, proteção.
Considere as afirmações sobre o texto 1:
I. A existência de uma “ideologia do embranquecimento” é apresentada como argumento de que a democracia racial brasileira é fantasiosa, irreal.
II. Embora faça críticas, o relatório da ONU elogia os esforços do governo e reconhece as dificuldades insuperáveis, por se tratar de um problema histórico do país.
III. A expressão “mea culpa” (“minha culpa”) refere-se à nota da Seppir, através da qual o governo reconhece sua responsabilidade na questão do racismo institucionalizado.
IV. Como resultado da visita de um grupo de trabalho ao país, a ONU voltou atrás e passou a afirmar que o governo já reverteu o problema do racismo institucionalizado.
Estão corretas apenas as afirmações:
- História
Dentre os movimentos ocorridos no início da República no Brasil, um está diretamente ligado a graves problemas sociais como o desemprego, a pobreza e, principalmente, a falta de higiene e saneamento básico. Uma das medidas tomadas pelo governo federal no Rio de Janeiro para amenizar tais problemas teve sérias consequências e gerou um movimento denominado:
- Física | 3.5 Gases
(ACAFE) Considere o caso abaixo e responda: Qual é a transformação sofrida pelo gás ao sair do spray?
As pessoas com asma, geralmente, utilizam broncodilatadores em forma de spray ou mais conhecidos como bombinhas de asma. Esses, por sua vez, precisam ser agitados antes da inalação para que a medicação seja diluída nos gases do aerossol, garantindo sua homogeneidade e uniformidade na hora da aplicação.
Podemos considerar o gás que sai do aerossol como sendo um gás ideal, logo, sofre certa transformação em sua saída.