Uma pessoa ganhou uma pulseira formada por pérolas esféricas, na qual faltava uma das pérolas. A figura indica a posição em que estaria faltando esta pérola.
Ela levou a joia a um joalheiro que verificou que a medida do diâmetro dessas pérolas era 4 milímetros. Em seu estoque, as pérolas do mesmo tipo e formato, disponíveis para reposição, tinham diâmetros iguais a: 4,025 mm; 4,100 mm; 3,970 mm; 4,080 mm e 3,099 mm.
O joalheiro então colocou na pulseira a pérola cujo diâmetro era o mais próximo do diâmetro das pérolas originais.
A pérola colocada na pulseira pelo joalheiro tem diâmetro, em milímetro, igual a:
Questões relacionadas
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(FUVEST 2006 1ª FASE) Um Projeto de Lei (PL), enviado ao congresso brasileiro em 2002, preocupou um dos maiores geógrafos brasileiros, Aziz Ab´Saber. A princípio, o referido PL permitiria, de maneira sustentável, a exploração das Flonas (Florestas Nacionais). Pode-se afirmar que a preocupação do geógrafo justifica-se, pois,
I) a preservação de ecossistemas pressupõe a conservação integral de vastas superfícies.
II) pode haver uma super-exploração das Flonas em áreas mais próximas às estradas, inviabilizando a idéia de exploração sustentável.
III) as Flonas, sob exploração seletiva, poderão levar o mesmo tempo de regeneração que as áreas de exploração integral.
Está correto apenas o que se afirma em
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
Utilizadas desde a Antiguidade, as colunas, elementos verticias de sustentação, foram sofrendo modificações e incorporando novos materiais com ampliação de possibilidades. Ainda que as clássicas colunas gregas sejam retomadas, notáveis inovações são percebidas, por exemplo, nas obras de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro nascido no Rio de Janeiro em 1907. No desenho de Niemeyer, das colulas do Palácio da Alvorada, observa-se
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(UEG) OS HUMANOS SÃO UMA PARTE IMPORTANTE DA BIOSFERA
As maravilhas do mundo natural atraem a nossa curiosidade sobre a vida e tudo que nos cerca. Para muitos de nós, nossa curiosidade sobre a Natureza e os desafios de seu estudo são razões suficientes. 1Além disso, contudo, nossa necessidade de compreender a Natureza está se tornando mais e mais urgente, 2à medida que o crescimento da população humana estressa a capacidade dos sistemas naturais em manter sua estrutura e funcionamento.
Os ambientes que as atividades humanas dominam ou criaram – incluindo nossas áreas de vida urbanas e suburbanas, nossas terras cultivadas, nossas áreas de recreação, plantações de árvore e pesqueiros – são também ecossistemas. O bem-estar da humanidade depende de manter o funcionamento desses sistemas, sejam eles naturais ou artificiais. Virtualmente toda a superfície da Terra é, ou em breve será, fortemente influenciada por pessoas, se não completamente sob seu controle. 3Os humanos já usurpam quase metade da produtividade biológica da biosfera. Não podemos assumir essa responsabilidade de forma negligente.
4A população humana se aproxima da marca de 7 bilhões, e consome energia e recursos, e produz rejeitos muito além do necessário ditado pelo metabolismo biológico. Essas atividades causaram dois problemas relacionados de dimensões globais. O primeiro é o seu impacto nos sistemas naturais, incluindo a interrupção de processos ecológicos e a exterminação de espécies. O segundo é a firme e constante deterioração do próprio ambiente da espécie humana à medida que pressionamos os limites dentro dos quais os ecossistemas podem se sustentar. 5Compreender os princípios ecológicos é um passo necessário para lidar com esses problemas.
RICKLEFS, Robert E. A economia da natureza. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010. p. 15. (Adaptado).
A expressão “Além disso” (ref. 1) tem, no texto, a função de:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
A tabela indica o gasto de água, em m3 por minuto, de uma torneira (aberta), em função do quanto seu registro está aberto, em voltas, para duas posições do registro.
Abertura da torneira
(volta)
Gasto de água por minuto
(m3)
1/2
0,02
1
0,03
(www.sabesp.com.br. Adaptado.)
Sabe-se que o gráfico do gasto em função da abertura é uma reta, e que o gasto de água, por minuto, quando a torneira está totalmente aberta, é de 0,034 m3. Portanto, é correto afirmar que essa torneira estará totalmente aberta quando houver um giro no seu registro de abertura de 1 volta completa e mais
- Matemática | 1.8. Porcentagem e Juros
O gráfico faz uma comparação entre os crescimentos das ações da Vale e da Ibovespa de janeiro a abril de 2010.
De acordo com as informações do gráfico, o crescimento das ações da Vale e da Ibovespa no período de janeiro a abril de 2010 foram, respectivamente, de