(UDESC)
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.06 Funções Da Linguagem
Já reparei uma coisa: bola de futebol, seja nova, seja velha, é um ser muito compreensivo, que dança conforme a música: se está no Maracanã, numa decisão de título, ela rola e quiçá com um ar dramático, mantendo sempre a mesma pose adulta, esteja nos pés de Gérson ou nas mãos de um gandula. Em compensação, num racha de menino, ninguém é mais sapeca: ela corre para cá, corre para lá, quiçá no meio-fio, para de estalo no canteiro, lambe a canela de um, deixa-se espremer entre mil canelas, depois escapa, rolando, doida, pela calçada. Parece um bichinho.
NOGUEIRA, A. Peladas. Os melhores da crônica brasileira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1977 (fragmento).
O texto expressa a visão do cronista sobre a bola de futebol. Entre as estratégias escolhidas para dar colorido a sua expressão, identifica-se, predominantemente, uma função da linguagem caracterizada pela intenção do autor em
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UPE) Sobre o Pensamento Mítico, considere o texto a seguir:
Mito e Razão se complementam mutuamente. No entanto, o mito, recuperado no cotidiano do homem contemporâneo, não se apresenta com a abrangência que se fazia sentir no homem primitivo.
(ARANHA, Maria Lúcia Arruda. Filosofando – Introdução à Filosofia, São Paulo: Moderna, 1993, p. 59.)
Com relação ao contexto da reflexão sobre o pensamento mítico, no que se refere ao cotidiano do homem contemporâneo, assinale a alternativa CORRETA.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee este trecho del e-mail que recibiste de tu amigo sobre la fiesta de cumpleaños:
Tengo una duda terrible… Todos los años invito a mis compañeros de la empresa, pero no quiero invitar a mis compañeros de la empresa. ¿Qué hago? ¿Invito a mis compañeros de la empresa? Además, el año pasado no llamé a mi tía Carmen y tengo que llamar a mi tía Carmen. Pero perdí la dirección de la tía Carmen. ¿Qué hago? ¡Mi prima está con un novio que es un pesado! ¿Qué hago? ¿Invito al novio de mi prima o ni llamo al novio de mi prima?
Enunciado:
Haynmuchas repeticiones, ¿verdad? Rescribe el texto evitando las repeticiones. Usa los pronombres complemento y/o los posesivos.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(FAC. PEQUENO PRÍNCIPE) Uma massa de 0,50 kg está presa na extremidade de um sistema formado por duas molas em paralelo, conforme mostra a figura a seguir. As molas são idênticas, de constante elástica K= 50 N/m e massa desprezível. A outra extremidade do sistema está fixa em um apoio de teto de modo que o sistema fica verticalmente posicionado. A massa é lentamente solta da posição de relaxamento do sistema, a uma altura H = 12 cm do plano de uma mesa, até que fique em repouso. A que altura h da mesa a mola permanece em seu ponto de repouso? Considere g=10 m/s²
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Como Dizia Meu Pai
JÁ SE TORNOU HÁBITO MEU, em meio a uma conversa, preceder algum comentário por uma introdução:
– Como dizia meu pai...
Nem sempre me reporto a algo que ele realmente dizia, sendo apenas uma maneira coloquial de dar ênfase a alguma opinião.
De uns tempos para cá, porém, comecei a perceber que a opinião, sem ser de caso pensado, parece de fato corresponder a alguma coisa que Seu Domingos costumava dizer. Isso significará talvez – Deus queira – insensivelmente vou me tornando com o correr dos anos cada vez mais parecido com ele. Ou, pelo menos, me identificando com a herança espiritual que dele recebi.
Não raro me surpreendo, antes de agir, tentando descobrir como ele agiria em semelhantes circunstâncias, repetindo uma atitude sua, até mesmo esboçando um gesto seu. Ao formular uma ideia, percebo que estou concebendo, para nortear meu pensamento, um princípio que se não foi enunciado por ele, só pode ter sido inspirado por sua presença dentro de mim.
– No fim tudo dá certo...
Ainda ontem eu tranquilizava um de meus filhos com esta frase, sem reparar que repetia literalmente o que ele costumava dizer, sempre concluindo com olhar travesso:
– Se não deu certo, é porque ainda não chegou no fim.
[...]
SABINO, F. A Volta por Cima. In: Obra Reunida. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.
As frases de sabedoria, criadas pelo povo, são utilizadas em várias situações da vida. Nesse texto, a personagem emprega, na última fala, uma frase popular, com a intenção de