Com as elevadas temperaturas sendo uma constante no verão dos últimos anos, a instalação de exaustores eólicos como os da figura tem aumentado consideravelmente. Mais viáveis financeiramente do que os aparelhos de ar condicionado, eles proporcionam a renovação do ar no interior de um ambiente sem necessidade de energia elétrica. Isso ocorre em virtude do movimento das hélices desses exaustores.
Um dos fatores físicos necessários para ocorrer esse movimento e provocar a exaustão do ar é
Questões relacionadas
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(PUCRJ) A substância química representada a seguir é utilizada na fabricação de espumas, por conta de seu efeito de retardar a propagação de chamas.
Nessa substância, está presente a função orgânica
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(UNIPÊ) Os veículos em movimento se eletrizam por atrito com o ar atmosférico, e é comum isso ocorrer em lugares onde o clima é seco. Com base nos conhecimentos sobre Eletricidade, analise as afirmativas e marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Na eletrização por contato, os corpos adquirem cargas de sinais contrários.
( ) Em todos os pontos da região do espaço em que o campo elétrico é uniforme, as linhas de força são retas paralelas igualmente espaçadas e orientadas.
( ) Em um condutor esférico e maciço, eletricamente carregado, encontrando-se em equilíbrio eletrostático, o potencial elétrico no interior do condutor é nulo.
( ) O trabalho da força elétrica independe da trajetória, pois a força elétrica é uma força conservativa.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Matemática | 14.4 Cilindro
Para construir uma manilha de esgoto, um cilindro com 2 m de diâmetro e 4 m de altura (de espessura desprezível), foi envolvido homogeneamente por uma camada de concreto, contendo 20 cm de espessura.
Supondo que cada metro cúbico de concreto custe R$ 10,00 e tomando 3,1 como valor aproximado de π\pi, então o preço dessa manilha é igual a: - Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El peligro de la historia única
Creo que esta historia única de África procede de la literatura occidental. Esta é uma cita tomada dos escritos de um comerciante londinense, John Locke, que zarpó hacia África Ocidental em 1561 e escribió um fascinante relato sobre sua viagem. Después de referirse a los africanos negros como "bestias sin casas", escribió: "Tampoco tienen cabezas, tienen la boca y los ojos en sus pechos".
Debo añadir que yo también soy cómplice de esta cuestión de la historia única. Hace unos años, viajé de Estados Unidos a México. El clima político en Estados Unidos entonces era tenso, había debates sobre la inmigración. Y como suele ocurrir en Estados Unidos, la inmigración se convirtió en sinónimo de mexicanos. Había un sinfín de historias de mexicanos como gente que había acabado con el sistema de salud, escabulléndose por la frontera, que eran arrestados en la frontera, cosas así.
Recuerdo una caminata en mi primer día en Guadalajara mirando a la gente ir al trabajo, amasando tortillas en el mercado, fumando, riendo. Recuerdo que primero me sentí un poco sorprendida y luego me embargó la vergüenza. Me di cuenta de que había estado tan inmersa en la cobertura mediática sobre los mexicanos que se habían convertido en una sola cosa, el inmigrante abyecto*. Había creído en la historia única sobre los mexicanos y no podía estar más avergonzada de mí. Es así como creamos la historia única, mostramos a un pueblo como una cosa, una sola cosa, una y otra vez, hasta que se convierte en eso. * Abyecto = despreciável, vil, repugnante.
* Abyecto = despreciável, vil, repugnante.
Chimamanda Addichie. El peligro de la historia única. Em: Internet: www.ted.com.
Según las ideas del texto de Chimamanda Addichie, juzgue lo siguiente ítem.
Entre as histórias que circulam nos Estados Unidos sobre os mexicanos e que são responsáveis pela questão do sistema de saúde do país.
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FUVEST 2014 1° FASE) As plantas podem reproduzir-se sexuada ou assexuadamente, e cada um desses modos de reprodução tem impacto diferente sobre a variabilidade genética gerada. Analise as seguintes situações:
I. plantação de feijão para subsistência, em agricultura familiar;
II. plantação de variedade de cana-de-açúcar adequada à região, em escala industrial;
III. recuperação de área degradada, com o repovoamento por espécies de plantas nativas.
Com base na adequação de maior ou menor variabilidade genética para cada situação, a escolha da reprodução assexuada é a indicada para