(ENEM 2014 2ª APLICAÇÃO) Abrimos o Brasil a todo o mundo: mas queremos que o Brasil seja Brasil! Queremos conservar a nossa raça, a nossa história, e, principalmente, a nossa língua, que é toda a nossa vida, o nosso sangue, a nossa alma, a nossa religião.
BILAC, O. Últimas conferências e discursos. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1927 .
Nesse trecho, Olavo Bilac manifesta seu engajamento na constituição da identidade nacional e linguística, ressaltando a:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O texto evidencia que um dos principais motivos que levou os líderes da Conjuração Mineira a conspirarem contra a Coroa Portuguesa foi
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador, o alelo dominante B determina a produção de pigmento de cor preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento da cor chocolate. Um outro gene “E” está envolvido na determinação da cor da pelagem dos labradores, controlando a deposição de pigmento nos pelos, mas não nas células epidérmicas dos lábios e nariz; assim, o alelo dominante E condiciona a deposição de pigmentos nos pelos, enquanto o alelo recessivo “e” não condiciona essa deposição, atuando sobre B e b. Esses cães podem apresentar três tipos de pelagem: preta, chocolate e dourada.
Utilizando os dados apresentados acima, podemos afirmar que:
I. O cruzamento de cães pretos duplo-heterozigóticos (BbEe) produz descendentes pretos (B_E_), chocolates (bbE_) e dourados (_ _ee) na proporção de 9:3:4, respectivamente.
II. Os cães dourados descendentes do cruzamento de labradores duplo-heterozigóticos podem ter genótipos BBee (1/4), Bbee (2/4) ou bbee (1/4), o que resultaria em 3/4 de cães dourados com lábios e nariz pretos e 1/4 de cães dourados com lábios e nariz marrons.
III. É um caso de epistasia recessiva, ou seja, quando um gene, em dose dupla, impede a expressão dos alelos de outro par, que pode ou não estar no mesmo par de cromossomos homólogos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
- Física | 3.5 Gases
(UEFS) O austríaco Félix Baumgartner realizou a primeira queda livre supersônica e sem veículo motorizado da história, saltando de uma cápsula levada por um balão à estratosfera, no dia 14/10/2012. Com o salto, o piloto se tornou o primeiro ser humano a superar a velocidade do som em queda livre da estratosfera. As agências de notícia afirmam que ele chegou a pular de 39 mil metros. O tecido sintético do balão é muito delicado, de apenas 0,002 centímetros de espessura. Quando inflado, o balão chega a 213 metros de altura, e, para lançá-lo, é preciso que a velocidade do vento no topo do balão não passe de 3,3 km/h. A queda livre durou quatro minutos e 20 segundos. Depois disso, ele abriu o paraquedas e pousou com segurança. O visor do capacete do piloto tem uma película que protege da luz, porque Félix estava acima da camada de ozônio, sem proteção natural contra os raios ultravioleta. Também há um circuito de aquecimento, para evitar que o visor embace ou congele. (O AUSTRÍACO..., 2012).
No lançamento de um balão estratosférico semelhante àquele utilizado pelo piloto austríaco, o invólucro impermeável do balão é preenchido parcialmente, prevendo-se a expansão do gás a elevadas altitudes. Sabendo-se que um balão foi preenchido inicialmente com 300 mil litros de gás hélio, medidos no nível do mar, a temperatura de 27°C, quando o balão estiver a uma determinada altura, sob pressão de 1% da pressão no nível do mar e temperatura de -53°C, o volume ocupado pelo gás, em milhões de litros, será, aproximadamente, igual a
- Física | B. Vetorial
Uma partícula em movimento descreve sua trajetória sobre semicircunferências traçadas a partir de um ponto P0, localizado em uma reta horizontal r, com deslocamento sempre no sentido horário. A figura mostra a trajetória da partícula, até o ponto P3, em r. Na figura, O, O1 e O2 são os centros das três primeiras semicircunferências traçadas e R, , seus respectivos raios.
A trajetória resultante do movimento da partícula será obtida repetindo-se esse comportamento indefinidamente, sendo o centro e o raio da n-ésima semicircunferência dados por On e Rn = , respectivamente, até o ponto Pn, também em r. Nessas condições, o comprimento da trajetória descrita pela partícula, em função do raio R, quando n tender ao infinito, será igual a
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.03 Crônica
Leia o texto a seguir para responder à questão. Exigências da vida moderna (quem aguenta tudo isso?) Luís Fernando Veríssimo Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro. E uma banana pelo potássio. E também uma laranja pela vitamina C. Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E depois uriná-los, o que consome o dobro do tempo. Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão). Cada dia uma Aspirina, previne infarto. [...] Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver. Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. UFA!!! E não se esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. #@&*#!<> NÉ!!! Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. TÁ DIFÍCILLLLL! [...] Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações. [...] Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Se tiver tem que brincar com ele, pelo menos meia hora todo dia, para ele não ficar deprimido... Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!![...] Tchau... Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail. Disponível em: http://www.veríssimo.com.br. Acesso em: 30 dez. 2012.
Considerando os argumentos do texto, redija um texto, relacionando o conteúdo da crônica ao título do texto.