Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, pergunte aos alunos para que serve um cofrinho.
1.2. Interprete com os alunos as imagens dos porquinhos, com base nas seguintes questões:
a) Peça aos alunos para explicarem o que está acontecendo no primeiro cofrinho e se eles têm o costume de guardar dinheiro no cofrinho.
b) Pergunte aos alunos o motivo do cofrinho estar quebrado e por qual motivou a pessoa deve ter guardado o dinheiro.
Disponível em: <http://img.loigiaihay.com/picture/article/2017/0323/hinh-4-chi-tieu-trong-gd-cong-nghe-6-0.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
Disponível em: <https://secure.i.telegraph.co.uk/multimedia/archive/02752/piggy-bank_2752870b.jpg>. Acesso em: 23 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, com uma linguagem apropriada para as crianças, Reinaldo Domingos escreveu o livro O menino, o dinheiro e os três Cofrinhos. Nessa obra, a criança aprende o conceito de poupança.
2.2. Apresente e explore com os alunos a capa do livro. Leia e comente com os anos o resumo do livro.

Esta obra mostra a história de um menino às voltas com os inusitados presentes que ganhou da mãe - três cofrinhos em formato de porquinhos. Inicialmente, o garoto não vislumbra sua importância, mas acaba por descobrir, com ajuda materna e também por seu próprio impulso, que eles podem ajudá-lo a realizar seus sonhos, se conseguir guardar ali parte de todas as moedas que passarem por suas mãos. O Menino passa a depositar no porquinho suas moedas, até que um dia uma bela surpresa acontece.
Disponível em: <https://www.estantevirtual.com.br/livros/reinaldo-domingos/o-menino-o-dinheiro-e-os-tres-cofrinhos/859723355>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, pergunte aos alunos: como ou para que você guardaria as moedas se ganhasse três cofres de porquinhos? (Professor, converse com os alunos sobre a poupança de curto prazo, médio prazo e o de longo prazo. A ideia é explicar para os alunos que eles precisam se esforçar e esperar para conseguir comprar algo que desejam. O que custa mais, é representado pelo cofrinho de longo prazo, e significa que eles deverão poupar mais e por mais tempo.
3.2. Professor, é importante avisar aos alunos: Ao juntar dinheiro, prefira as notas ou guarde as moedas por pouco tempo e depois troque por cédulas! Se todos guardarem moedas, vai faltar troco no comércio! Por isso, coloque sempre as moedinhas para circular!
Disponível em: <http://www.bcb.gov.br/Pre/PEF/PORT/publicacoes_DinheiroCustaDinheiro.pdf>. Acesso em: 23 abr. 2018. [Fragmento]