EPICURO. Carta sobre a Felicidade (A Meneceu). São Paulo: UNESP, 2002.
A filosofia epicurista pregava uma vida voltada à felicidade, que se realizaria por meio do(a)
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 3.1 O IBGE
Texto base: Leia o texto.
Em 2010, o IBGE realizou o XII Censo Demográfico, um grande retrato da população brasileira. Cerca de 230 mil pessoas trabalharam nesta operação, destacando-se os 192 mil recenseadores que percorreram os 8,5 milhões de km2 do Brasil para fazer a coleta. O resultado indicou a população do nosso país com 190.732.694 pessoas, em 1o de agosto de 2010, a data de referência desta pesquisa. O Censo foi um grande levantamento de todos os domicílios do país, isto é, foram visitados 67.557.424 milhões de domicílios e ao menos um morador forneceu informações sobre todos os moradores de cada residência. Os censos produzem informações que permitem conhecer a distribuição territorial e as principais características das pessoas e dos domicílios de um país.
Disponível em: <http://teen.ibge.gov.br/censo/censo-2010.html>. Acesso em: 18 dez 2015.
Enunciado:
1. O IBGE tem elaborado, ao longo dos anos, vários modelos para regionalizar o Brasil. Explique o que é regionalizar.
2. Explique a importância da realização e divulgação dos dados do Censo Demográfico para o poder público.
3. Procure saber de quanto em quanto tempo o Censo Demográfico é realizado e identifique o motivo.
4. Pesquise sobre os dados atuais relativos ao último Censo Demográfico. Registre, no seu caderno, os aspectos que mais chamaram sua atenção.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 04. Pontuação
"Diz um conhecido provérbio nos países orientais que para se caminhar mil milhas é preciso dar o primeiro passo."
(Jan/Fev. 95 Tendência)
O texto está corretamente pontuado em:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
A cisterna é um recipiente utilizado para armazenar água da chuva. Os principais critérios a serem observados para captação e armazenagem de água da chuva são: a demanda diária de água na propriedade; o índice médio de precipitação (chuva), por região, em cada período do ano; o tempo necessário para armazenagem; e a área de telhado necessária ou disponível para captação. Para fazer o cálculo do volume de uma cisterna, deve-se acrescentar um adicional relativo ao coeficiente de evaporação. Na dificuldade em se estabelecer um coeficiente confiável, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) sugere que sejam adicionados 10% ao volume calculado de água.
Desse modo, o volume, em m3, de uma cisterna é calculado por Vc = Vd × Ndia, em que Vd = volume de demanda da água diária (m3), Ndia = número de dias de armazenagem, e este resultado deve ser acrescido de 10%. Para melhorar a qualidade da água, recomenda-se que a captação seja feita somente nos telhados das edificações.
Considerando que a precipitação de chuva de 1 mm sobre uma área de 1 m2 produz 1 litro de água, pode-se calcular a área de um telhado a fim de atender a necessidade de armazenagem da seguinte maneira: área do telhado (em m2) = volume da cisterna (em litros)/precipitação.
Disponível em: www.cnpsa.embrapa.br. Acesso em: 8 jun. 2009 (adaptado).
Para atender a uma demanda diária de 2.000 litros de água, com período de armazenagem de 15 dias e precipitação média de 110 mm, o telhado, retangular, deverá ter as dimensões mínimas de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia o fragmento de um texto e responda à questão.
Escola moderna: três questões cruciais em debate 2 – Livros [...] ou tablets?
A revolução digital representa uma ameaça adicional ao antigo livro impresso, disponibilizando conteúdos da internet, por meio de computadores, nas salas de aula – em países “conectados”, claro. [...] Um estudo feito [...] indica que países com bom desempenho em testes internacionais tendem a insistir no uso de livros escolares como base para o ensino. [...] Entretanto, a frente “antilivro” responde que ele gera pressão econômica adicional sobre os pais em escolas onde livros não são oferecidos gratuitamente. Além disso, eles são produzidos “em massa”, sem levar em conta necessidades diferenciadas de crianças em salas de aula diversas. Além disso, argumenta esse grupo, o livro escolar não tem como competir com tablets e tecnologias do tipo quando se trata de permitir o acesso aos conteúdos atualizados [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150825_escola_moderna_debate_mv.
Acesso em: 10 abr. 2019. (Adaptado.)
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, um argumento em defesa do uso de livros impressos e outro, do uso dos tablets.
- Língua Espanhola | 2.08 Conjunções
Texto
PRODUCTOS INTERNACIONALES
El arroz y la papa, o patata, son dos de
los productos más consumidos en el mundo,
junto con la yuca, el maíz y el trigo. La historia
del arroz es muy interesante. Su origen está
[30] en Asia, aunque no se sabe su origen exacto.
En España se empezó a cultivar en el siglo
VIII, durante el periodo de los árabes. Llegó a
América en los barcos de Colón. La primera
vez que se hizo un plato con este producto en
[35] Europa fue arroz con leche, un postre que se
sirvió a un rey de Francia. En el mundo
oriental antiguo, el arroz simbolizaba la vida y,
por eso, se tira arroz en las bodas.
La papa, llamada patata en algunas zonas
[40] de España, es un alimento que tiene su origen
en Sudamérica, en concreto en Chile y en
Perú. Existen más de 4.000 variedades de
papas o patatas. Los conquistadores españoles
la trajeron a España en el siglo XVI. La papa
[45] no se empezó a cultivar hasta el siglo XVIII
porque, al principio, fue considerada como una
planta exótica para los jardines. Durante la
revolución industrial fue un alimento muy
importante para muchas personas.
Fonte: Experiencias (Curso de español lengua extranjera)
El término “aunque” (línea 30) tiene función de