"Diz um conhecido provérbio nos países orientais que para se caminhar mil milhas é preciso dar o primeiro passo."
(Jan/Fev. 95 Tendência)
O texto está corretamente pontuado em:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia as informações e faça o que se pede na questão.
A araucária Pinheiro-do-paraná, pinho, pinheiro brasileiro, pinheiro-caiová, pinheiro-das-missões e pinheiro-são-josé _ a araucária é conhecida por muitos nomes. É uma árvore alta e sua copa tem a forma de um guarda-chuva invertido, pois os galhos são virados para cima. Ela aparece principalmente nos estados do Sul do Brasil: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No Paraná, antes de os campos do interior serem cobertos pelas lavouras de café e soja, a araucária cobria quase todo o estado. Os índios que moravam ali deram o nome de Curitiba ("muito pinhão" ou "imensidão de pinheiros") ao grande planalto que começava depois da Serra do Mar. O nome ficou e hoje Curitiba é a capital do Paraná. Muito apreciada para a construção de móveis e casas, a araucária foi exportada para a Europa durante a Primeira Guerra Mundial. Resultado: grandes serrarias instaladas no Sul do Brasil dizimaram milhões e milhões de árvores. Hoje restam apenas 2% da formação original, um ambiente rico que abriga diversas espécies de animais. As florestas de araucárias não têm só essa árvore. Muitas plantas, como a imbuia, a erva-mate (que serve para fazer chimarrão e chá) e outras herbáceas, nascem junto aos pinheiros. Essas árvores podem chegar a pouco mais de 50 metros de altura. Sua madeira, o pinho, é aproveitada para fazer peças de construção (como vigas, forros e pisos) e na fabricação de papel.
(Disponível em http://www.canalkids.com.br/meioambiente/mundodasplantas/araucaria.htm acesso em 10/01/2010)
O texto apresenta informações sobre os pinheiros, que são plantas com características próprias.
Explique por que os pinheiros são diferentes das laranjeiras, apesar de se reproduzir por meio de sementes, como elas.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Periodistas de a Pie
[1] La periodista mexicana Marcela Turati nunca se
conformó con el sopor de las redacciones de los diarios del
Distrito Federal. “Prefiero la calle al escritorio”, es su leitmotiv
[4] y se repite en su conversación. En el 2001, cuando tenía 27
años, hizo un taller con Ryszard Kapucinski y desde entonces
no ha parado de contar las historias de los mexicanos ocultos
[7] detrás de la violencia de los narcos.
A bordo de un coche, Turati atiende un celular que
parece quemarle las manos. No solo son fuentes de los altos y
[10] bajos mundos que quieren contarle historias, sino periodistas
de todo el país que buscan su consejo. Turati es fundadora de
“Periodistas de a Pie”, un colectivo de cronistas sociales que
[13] comparten técnicas de investigación y estrategias de reporteo
con el fin de elevar la calidad de su trabajo. Vivió en Buenos
Aires y pasó por la mayoría de los países de América Latina,
[16] siguiendo la huella de lo que ella llama “periodismo social”. Es
autora de varios libros y ganó el concurso de reportajes
América Latina y los Objetivos de Desarrollo del Milenio del
[19] PNUD y la agencia IPS, y el premio Lyons de la Universidad
de Harvard. Sin embargo, a pesar de todos los
reconocimientos, sigue siendo humilde y tímida y cada vez que
[22] tiene que hablar en público, se dice: “¿Por qué habré aceptado
esto?”
Internet: <www.revistaanfibia.com > (con adaptaciones).
Según las estructuras y ideas del texto anterior, juzgue lo ítem siguiente.
A Turati no le gusta quedarse trabajando en las oficinas de los periódicos mexicanos.
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: .
Enunciado:
Read the card and circle the correct adjective about Kate.
Kate is (happy / surprised / sad).
TRUMBAUER, Lisa. Brain Quest Workbook. Ages 6-7. New York: Workman Publishing Company, 2011.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a história em quadrinhos do Cebolinha. A seguir, responda à questão.
Fonte: Revistinha Turma da Mônica – nº 54 – Panini Comics
Observe a mudança na expressão do rosto de Cebolinha do 2º para o 3º quadrinho. O que causou essa mudança?
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Terminado o almoço, Ana foi à cozinha para a escolha das sobremesas. A garota estava decidida a pegar dois itens. Seu pai, preocupado com a alimentação dela, instruiu-a da seguinte forma: "Escolha o que quiser, mas, se você pegar algum pirulito, pegue também alguma fruta". Na cozinha, tinha 5 frutas diferentes, 3 pirulitos diferentes e 2 pedaços de bolos de sabores diferentes.
De quantas formas Ana poderia escolher seus dois itens?