SANTO AGOSTINHO. Sobre a mentira. Ecclesiae: Campinas, 2016. (adaptado).
Em relação estrita ao conteúdo, a mentira é algo
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UFRGS) Observe as figuras abaixo.
Considere as seguintes afirmações sobre o processo escravista no Brasil.
I. As relações sociais entre senhores e escravos, no Brasil, eram definidas pelo equilíbrio de poder estabelecido pela miscigenação, conferindo à experiência histórica brasileira o caráter de "democracia racial".
II. Os africanos deportados da África para a América desenvolveram mecanismos de sociabilidade, constituindo famílias e formas de identidades sociais.
III. A Lei Áurea, além da emancipação dos escravos, decretava uma série de benefícios sociais e políticos para os libertos.
Quais estão corretas?
- História | 5.7 Iluminismo
(FUVEST 2008 1ª FASE) “O livre-comércio é um bem – como a virtude, a santidade e a retidão – a ser amado, admirado, honrado e firmemente adotado, por si mesmo, ainda que todo o resto do mundo ame restrições e proibições, que, em si mesmas, são males – como o vício e o crime – a serem odiados e detestados sob quaisquer circunstâncias e em todos os tempos.”
The Economist, em 1848.
Tendo em vista o contexto histórico da época, tal formulação favorecia particularmente os interesses
- Biologia | 11.3 Sistema Circulatório
(PUCPR) Observe a figura.
O tabagismo acentua o risco de inúmeras doenças, por isso parar de fumar é fundamental para a melhoria da qualidade de vida, uma vez que
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
(FUVEST 2007 1ª FASE) A figura representa um retângulo ABCD, com AB = 5 e AD = 3. O ponto E está no segmento CD de maneira que CE = 1, e F é o ponto de interseção da diagonal AC com o segmento BE.
Então a área do triângulo BCF vale
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: CurriculoAvaliacao 3547
Leia a lenda seguinte e responda à questão. Lenda da criação do mar Em remotas eras existiu um poderoso chefe chamado Yaia cujo filho falecera. O desventurado pai resolveu, então, dar-lhe uma sepultura diferente das em uso. Mandou vir uma gigantesca abóbora e nela colocou o seu filho, cercando-o de todos os rituais e usos do costume. A noite caiu como um véu fúnebre. No dia seguinte, o saudoso pai foi visitar o túmulo do filho. Ficou assombrado com o que viu. Da sepultura do ente amado, um volumoso caudal brotara, e nas águas borbulhantes nadavam enormes peixes. As águas com violência se alastravam, inundando a terra. Os homens para se salvarem foram obrigados a subir as árvores. Foi assim que o mar nasceu. Disponível em: <http://vida-de-indio.blogspot.com/2009/07/lenda-da-criacao-do-mar.html>. Acesso em: 17 mar. 2016.
Enunciado:
Uma das características dos mitos e lendas presente no texto é