TEXTO I
TEXTO II
Por meio da análise de ambos os textos, constata-se que o público-alvo da campanha é composto, principalmente, por
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
(FUVEST 2016 1ª FASE) O biogás pode substituir a gasolina na geração de energia. Sabe se que 60%, em volume, do biogás são constituídos de metano, cuja combustão completa libera cerca de 900 kJ/mol.
Uma usina produtora gera 2.000 litros de biogás por dia. Para produzir a mesma quantidade de energia liberada pela queima de todo o metano contido nesse volume de biogás, será necessária a seguinte quantidade aproximada (em litros) de gasolina:
Note e adote:
- Volume molar nas condições de produção de biogás: 24 L/mol;
- energia liberada na combustão completa da gasolina: 4,5 x 104 kJ/L.
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UNEB) Os projetos de sequenciamento do genoma deram aos cientistas o conhecimento do propósito e funcionamento de milhares de genes, enquanto sua recém-descoberta capacidade de modificá-los e combiná-los por meio da biologia sintética está levando a projetos que lidam com alguns dos maiores problemas da humanidade, a exemplo de remédios contra malária e bloqueio tóxico, como os dois projetos a seguir.
- [...] A malária mata até 3 milhões de pessoas por ano. O tratamento mais eficiente é à base de artemisinina, extraída das folhas de Artemisia annua, uma planta parente do absinto, que cresce relativamente devagar. Pesquisadores da University of Califórnia modificaram o genoma de células de levedo para que ele produza grandes quantidades de uma substância que pode ser facilmente convertida em artemisinina. [...].
- [...] Bifenilas policloradas, PCBs, são substâncias cancerígenas altamente tóxicas produzidas pela indústria de equipamentos elétricos e eletrônicos. Apesar de seu banimento, na década de 70,grandes quantidades persistem na cadeia alimentar até hoje. Em dezembro de 2008, a suinocultura irlandesa foi devastada pela detecção de altos níveis de PCBs nos porcos.Algumas bactérias naturais conseguem decompor essas substâncias químicas, mas o processo é ineficiente.
(A MALÁRIA..., 2010, p. 22).
Considerando-se essa temática, que envolve o uso de biotecnologia e o combate ao flagelo provocado pela malária, é possível afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Texto para a questão. 81% dos brasileiros são favoráveis ao aborto em casos específicos, diz pesquisa A maioria dos brasileiros é contrária ao aborto, mas a favor do procedimento em casos específicos, de acordo com a pesquisa "Percepções sobre o aborto no Brasil", do Instituto Patrícia Galvão, em parceria com a Locomotiva Pesquisa e Estratégia. Para 81% dos brasileiros, as mulheres devem ter permissão para interromper a gravidez em pelo menos um dos seguintes casos: gravidez não planejada; se a família não tiver condições de criar; meninas com até 14 anos; feto diagnosticado com alguma doença grave ou incurável, como quando a mulher tem zika; quando houver risco de vida da mãe na gestação ou no parto; e quando a gravidez é resultado de estupro. O apoio varia de 59% ao aborto no caso de estupro até de 11% no caso de gravidez não planejada. Quando questionados de maneira geral, contudo, apenas 26% são favoráveis à interrupção da gravidez, o equivalente a 41,6 milhões. São contra o procedimento 62%. Não são contra nem a favor 10%, e 2% não souberam ou não responderam. Quanto maior a escolaridade, maior o percentual de favoráveis a que as mulheres possam decidir entre interromper a gravidez ou não, segundo a pesquisa. Entre os que têm até o Ensino Fundamental completo, o percentual é de 22%. O número chega a 35% para aqueles com Ensino Superior completo. De acordo com a sondagem, 72 milhões, o equivalente a 45%, conhecem uma mulher que fez aborto. Para 26% era alguém próximo, 16% afirmaram ser uma mulher nem tão próxima, 55% não conheciam e 1% não soube ou não respondeu. O percentual fica em 52% quando o recorte é só de mulheres e em 34% quando é só de homens. Disponível em: <www.huffpostbrasil.com/2017/12/04/81-dos-brasileiros-sao-favoraveis-ao-aborto-em-casos-
especificos-diz-pesquisa_a_23296291/>. Acesso em: 23 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
O fato que motivou a reportagem foi:
- Química | 3.1 Introdução à Orgânica
(PUCRJ) Considere as afirmativas a seguir sobre o 2-metilpentano.
I. Possui cadeia carbônica normal.
II. Possui fórmula molecular C6H14
III. É um hidrocarboneto insaturado.
IV. Possui três átomos de carbono primários.
É correto o que se afirma somente em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Analise o textos I, a seguir, e responda à questão.
TEXTO I
POPULAÇÃO MAIS OBESA
Saiba por que este tema virou notícia: excesso de peso
Hambúrguer, chocolate, refrigerante, salgados, batata frita. Se você ficou com água na boca, preste atenção se esses alimentos estão frequentando muito as suas refeições. São alimentos calóricos e ricos em gorduras. Em outras palavras, embora pareçam muito gostosos, quando comidos diariamente, eles contribuem para que você aumente muito o peso corporal. Uma pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada esta semana, tocou o sinal de alerta para os belo-horizontinos. O estudo Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) foi tema de todos os jornais no Brasil, além do Estado de Minas.
A pesquisa indicou que, entre 2006 e 2011, a população de BH com excesso de peso passou de 37,3% para 45,3%, aumento de oito pontos percentuais. Isso significa que de cada 10 belo-horizontinos, praticamente cinco estão acima do peso. A pesquisa entrevistou pessoas com mais de 18 anos, mas você já precisa começar a pensar sobre isso. Quanto mais cedo iniciarmos uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada, mais chances teremos de ficar com corpo em forma e, principalmente, com a saúde em dia.
CRUZ, Márcia Maria. População mais obesa. Jornal Estado de Minas. 4 de abr. de 2012 Disponível em:
http://impresso.em.com.br/app/noticia/toda-semana/guri/2012/04/14/interna_guri,32025/populacao-mais-obesa.shtml. Acesso em: 18 de abr. de 2012.
O verbo sublinhado no primeiro parágrafo do texto I