E-mail no ambiente de trabalho
T. C., consultor e palestrante de assuntos ligados ao mercado de trabalho, alerta que a objetividade, a organização da mensagem, sua coerência e ortografia são pontos de atenção fundamentais para uma comunicação virtual eficaz.
E, para evitar que erros e falta de atenção resultem em saias justas e situações constrangedoras, confira cinco dicas para usar o e-mail com bom senso e organização:
1- Responda às mensagens imediatamente após recebê-las.
2- Programe sua assinatura automática em todas as respostas e encaminhamentos.
3- Ao final do dia, exclua as mensagens sem importância e arquive as demais em pastas previamente definidas.
4- Utilize o recurso de "confirmação de leitura" somente quando necessário.
5- Evite mensagens do tipo "corrente".
Disponível em: http://noticias.uol.com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (fragmento).
O texto apresenta algumas sugestões para o leitor. Esse caráter instrucional é atribuído, principalmente, pelo emprego: