O cartum evidencia um desafio que o tema de inclusão social impõe às democracias contemporâneas. Esse desafio exige a combinação entre
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 2.7 La Escuela (A Escola)
Marca a opção que contém um objeto presente na imagem.
- Física | 4.3 Refração da Luz
Uma haste luminosa de 2,5 m de comprimento está presa verticalmente a uma boia opaca circular de 2,26 m de raio, que flutua nas águas paradas e transparentes de uma piscina, como mostra a figura. Devido à presença da boia e ao fenômeno da reflexão total da luz, apenas uma parte da haste pode ser vista por observadores que estejam fora da água.
Considere que o índice de refração do ar seja 1,0, o da água da piscina 4/3 sen 48,6° = 0,75 e tg 48,6° = 1,13. Um observador que esteja fora da água poderá ver, no máximo, uma porcentagem do comprimento da haste igual a:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.12 Textos do Dia a Dia: Classificados
[...] Alunos em sala de aula. Professor de história a todo o vapor com matéria nova. O tema? A Revolução Francesa e, em especial, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e do Cidadão. Foi quando a Ciça levantou a mão e colocou em discussão uma dúvida que há algum tempo a incomodava: "E os direitos dos adolescentes, existe algo a respeito do assunto?"
Foi então que o Gustavo rapidamente entrou no papo e disse: "É mesmo, e a gente, como é que ficamos na área dos direitos? Somos reconhecidos? Temos representatividade?"
Ao que o Bruno rapidamente emendou: "Se não tiver nada a respeito dos direitos dos adolescentes nós mesmos podemos pensar e produzir uma carta que nos proteja e oriente."
Imediatamente o professor Marcelo se manifestou dizendo que no Brasil há o Estatuto da Criança e do Adolescente. Começou a explicar o que era, ou ao menos tentou, pois a essa altura dos acontecimentos a classe já estava a mil por hora pensando na elaboração de um documento próprio.
Sonia, a representante de sala, logo se colocou à frente do grupo e emendou: "O Estatuto da Criança e do Adolescente é importante, reconhecido e tal, mas é da criança em primeiro lugar e não dos adolescentes, específico, olhando para nossas necessidades. Precisamos de algo que corresponda aos nossos desejos, anseios, sonhos..." [...]
Como Marcelo, o professor de História, percebeu, o tema era quente e, por conta disso, logo viu que havia ali oportunidade para um trabalho muito interessante com os alunos e envolvendo ainda colegas de outras matérias, como o Álvaro de Geografia, a Bia de Literatura ou a Mariana de Filosofia.
Foi então que controlou logo a turba antes que a Bastilha na sala de aula viesse abaixo e encomendou a produção da Declaração dos Direitos dos Adolescentes a ser criada a partir daqueles 34 garotos e garotas [...]
Sentaram-se então todos eles, espalhados pela escola, alguns na quadra, outros na biblioteca e até uns mais despachados pelas áreas de convívio, os pátios e jardins. Haviam resolvido, todos reunidos antes destes pequenos grupos de estudo se juntarem, que o foco do documento a ser criado seriam o respeito a individualidade, a privacidade e as escolhas pessoais ou dos adolescentes como um todo.
Discutiram por dias a fio. Consultaram livros, foram atrás de pessoas que entendessem de leis, viram vídeos no YouTube, fizeram buscas no Google. Tudo o que foi possível fazer, que estivesse ao alcance deles, assim o fizeram. Consultaram de forma permanente aos professores que respaldaram o projeto. [...] Combinaram então que, quando tudo estivesse pronto iriam fazer uma mostra sobre a adolescência na escola. [...]
Como todo documento criado por pessoas, ainda mais por adolescentes, também este foi elogiado e criticado. Sempre acham que faltou alguma coisa ou que algum item poderia ter sido melhor redigido. De qualquer modo, o mais importante foi que todos e cada um em particular, entre os participantes, se sentiram muito valorizados em participar desta iniciativa. [...]
Disponível em: <https://goo.gl/I0WUsZ>. Acesso em: 6 fev. 2017. (Fragmento)
- Aproveitando as dicas apresentadas no texto, solicite aos alunos a criação de uma Declaração dos Direitos dos Adolescentes (DDA) com 10 artigos.
- Requisite também uma pesquisa sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente brasileiro, com o objetivo de fundamentar teoricamente a atividade.
- Solicite o apoio de professores de outros componentes curriculares da escola para orientarem os alunos.
- Ao término da elaboração, teste a aplicação da DDA criada pelos alunos, identificando em quais artigos as situações a seguir se enquadram
- História | 3.4 Ditadura Militar
Leia o texto a seguir.
“O que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções fazem-se por uma ideia, em favor de uma doutrina. Nós simplesmente fizemos um movimento para derrubar João Goulart. Foi um movimento contra, e não por alguma coisa. Era contra a subversão, contra a corrupção. Em primeiro lugar, nem a subversão nem a corrupção acabam. Você pode reprimi-las mas não as destruirá. Era algo destinado a corrigir, não a construir algo novo, e isso não é revolução”, explicaria o general Ernesto Geisel em 1981.
(GASPARI, H. A Ditadura Envergonhada. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. p.138.)
Com base na fala do ex-presidente Ernesto Geisel (1974-1979) e nos conhecimentos sobre o Golpe Militar de 1964, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
( ) Geisel achava o termo “revolução” inadequado, pois não definia de forma objetiva os desdobramentos do Golpe Militar de 1964.
( ) O Golpe Militar de 1964 tinha por objetivo derrubar o Presidente João Goulart com base no argumento de impedir a subversão e a corrupção.
( ) A corrupção e a subversão não puderam ser extintas devido ao caráter revolucionário do Golpe Militar de 1964.
( ) Para Geisel, a revolução deveria construir algo novo, o que não ocorreu no período de governo militar pós-1964, deficitário em obras e realizações.
( ) O objetivo do Golpe Militar de 1964 era restabelecer o regime democrático no Brasil por meio de eleições indiretas e não por meio de uma revolução.
- História | 1.3 União Ibérica
Em 1580, o rei de Portugal morreu sem deixar herdeiros diretos e, na disputa pelo trono que se seguiu, saiu-se vencedor Filipe II, então rei da Espanha. Com isso, teve início o período conhecido como “União Ibérica”, que se estendeu por 60 anos e no qual, dentre outras consequências, os inimigos da Espanha passaram a ser, também, de Portugal.
A respeito desse período, é correto afirmar que: