(PUCRJ) As figuras abaixo mostram o crescimento populacional, ao longo do tempo, de duas espécies de Paramecium cultivadas isoladamente e em conjunto. Os resultados desse experimento embasaram o que é conhecido como Princípio de Gause.
Considere o tipo de relação ecológica entre essas duas espécies e indique a afirmação correta.
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(UEPB) Observe a charge abaixo. A sua leitura nos mostra a crítica que o cartunista francês Plantum faz em relação
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- Arte - Fundamental | 05.1. Sombra e simetria
Texto base: Studiare 107340
MATERIAL
- Papel branco para desenho
- Lápis HB
- Giz
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco sobre luz/sombra/volume.
- Disponível: https://auladedesenho.wordpress.com/aulas-e-tutoriais/luz-e-sombra/
- O professor deverá levar os alunos para uma área ensolarada da escola para que possam brincar com a sombra e observar sombras de objetos variados.
- Pela manhã, escolha um horário bem cedo e outro próximo ao meio dia. À tarde, escolha um horário próximo ao meio dia e outro ao entardecer.
- No primeiro momento oriente os alunos a brincarem com as sombras, fazendo movimentos variados e observando o que acontece.
- A seguir oriente-os a observarem alguns objetos e a sombra deles.
- Peça aos alunos para desenharem os objetos e as sombras produzidas por eles.
- Depois, do desenho pronto, pergunte-lhes:
- O que produziu as sombras?
- As sombras mudaram de lugar enquanto vocês brincavam com elas?
- A seguir oriente as crianças a trabalharem em duplas e de frente para o Sol, marcarem no chão, com giz , o contorno dos pés do colega e da sombra projetada.
- Peça para cada aluno que faça desenhos ilustrando o que observar, não se esquecendo de desenhar a posição do Sol e registrar no desenho a hora da observação.
- Professor, peça aos alunos que reservem os desenhos feitos, pois eles serão usados no segundo momento da aula.
- No segundo momento da aula, de volta ao local da primeira observação, peça aos alunos que encaixem os pés na marca no chão, de maneira que a observação seja feita sempre da mesma posição.
- Terminada a observação peça que ilustrem novamente com desenhos e registrem a hora da observação.
- Depois dos desenhos prontos peça aos alunos que comparem a ilustração do primeiro momento da aula com aquele que terminaram de fazer. Pergunte aos alunos:
- O que foi preciso para produzir sombras?
- A que horas a sombra foi maior?
- Em algum momento você não viu sua sombra?
- Estando sempre na mesma posição, em algum momento a sua sombra mudou de lado?
- Como o tamanho e a posição das sombras variaram nos dois momentos da observação?
- Professor, as sombras variam dependendo da posição aparente do Sol.
- Se o Sol está no nascente, as sombras são longas e se projetam em direção ao poente.
- Aproximadamente ao meio-dia, as sombras são menores e podemos vê-las sob nossos pés.
- À tarde, quando o Sol se põe, as sombras ficam novamente longas e se projetam em direção ao nascente.
- Durante o dia, portanto, as sombras mudam em comprimento e em direção.
- Ao medir o comprimento das sombras é possível calcular a passagem do tempo durante o dia.
Fonte:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7826
Fonte:https://ceippcantinhodosaber.blogspot.com/2012/03/arte-luz-e-sombra.html
Enunciado:
O VOLUME NA ARTE
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(VUNESP) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Leia o texto para responder à(s) questão(ões) a seguir.
Em 1500, fazia oito anos que havia presença europeia no Caribe: uma primeira tentativa de colonização que ninguém na época podia imaginar que seria o prelúdio da conquista e da ocidentalização de todo um continente e até, na realidade, uma das primeiras etapas da globalização.
A aventura das ilhas foi exemplar para toda a América, espanhola, inglesa ou portuguesa, pois ali se desenvolveu um roteiro que se reproduziu em várias outras regiões do continente americano: caos e esbanjamento, incompetência e desperdício, indiferença, massacres e epidemias. A experiência serviu pelo menos de lição à coroa espanhola, que tentou praticar no resto de suas possessões americanas uma política mais racional de dominação e de exploração dos vencidos: a instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones, assim como a instalação de uma rede administrativa densa e o envio de funcionários zelosos, que evitaram a repetição da catástrofe antilhana.
(Serge Gruzinski. A passagem do século: 1480-1520: as origens da globalização, 1999. Adaptado.)
“A instalação de uma Igreja poderosa, dominadora e próxima dos autóctones” contribuiu para a dominação espanhola e portuguesa da América, uma vez que os religiosos
- Geografia - Fundamental | 03. Descrevendo os Espaços
LIGUE as figuras ao tipo de moradia que elas representam.