(ENEM 2014 2º APLICAÇÃO) Em 2010, cerca de 3,24 milhões de passageiros foram transportados entre os Estados Unidos e o Brasil, de acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O gráfico mostra a distribuição relativa do número de passageiros transportados entre o Brasil e os cinco destinos mais procurados, dos quais apenas dois países são europeus: França e Portugal.

De acordo com esses dados, o valor mais aproximado para a quantidade total de passageiros transportados em 2010 entre o Brasil e os países europeus mostrados no gráfico é
Questões relacionadas
- Espanhol - Fundamental | 3.10 Verbos Doler, Estar (Se) y Sentir (Se) (Verbos Doer, Estar e Sentir)
Marque a alternativa que completa a oração abaixo:
________________ el almuerzo solamente ahora. (yo)
- Língua Portuguesa | Habilidade 22
Texto I
Ser brotinho não é viver em um píncaro azulado; é muito mais! Ser brotinho é sorrir bastante dos homens e rir interminavelmente das mulheres, rir como se o ridículo, visível ou invisível, provocasse uma tosse de riso irresistível.
CAMPOS, Paulo Mendes. Ser brotinho. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 91.
Texto II
Ser gagá não é viver apenas nos idos do passado: é muito mais! É saber que todos os amigos já morreram e os que teimam em viver são entrevados. É sorrir, interminavelmente, não por necessidade interior, mas porque a boca não fecha ou a dentadura é maior que a arcada.
FERNANDES, Millôr. Ser gagá. In: SANTOS, Joaquim Ferreira dos (Org.). As cem melhores crônicas brasileiras. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005. p. 225.
Os textos utilizam os mesmos recursos expressivos para definir as fases da vida, entre eles:
- Inglês - Fundamental | 06. Aprendendo Inglês com os Bichinhos
Texto base:
CLICK Magazine. GB. Page 4. august / october, 2015. Scholastic.
Enunciado:
There are _____________squirrels in the picture of the squirrel family.
- Ciências - Fundamental | 02. O Calor e Suas Aplicações
Analise as situações a seguir descritas, considerando-se o processo de transferência de calor relacionado a cada uma delas:
I. Um legume se aquece ao ser colocado dentro de uma panela com água fervente.
II. O congelador, localizado na parte superior de uma geladeira, resfria todo o interior da mesma.
III. Os componentes eletrônicos de aparelhos, em funcionamento, de uma estação espacial, transmitem calor para o espaço.
As situações I, II e III correspondem, respectivamente, aos processos de:
- Arte - Fundamental | 05.2. Arte urbana
Materiais:
- Uma cartolina branca ou colorset
- Xerox em tamanho A4 de fotografias dos alunos.
- Canetinha e tinta guache.
- Jornal e revistas.
Desenvolvimento:
1 – Perguntar às crianças se elas já observaram os cartazes de anúncios de filmes.
2 – Pode-se apresentar a eles tais imagens ou realizar uma visita ao cinema para observar quais as informações estão contidas nestes cartazes.
Exemplos:
3 – É interessante notar que nos cartazes estão normalmente os personagens principais, o título do filme e uma imagem que apresente um pouco da história contida no filme. Mas, além disto, vale abordar a relação personagem ator, a questão da representação e como a imagem influencia nossas atitudes mesmo quando sabemos se tratar de ficção. Qual seria a melhor maneira de realizar escolhas sobre o que é bom ou não é dentro de tudo o que vemos? Até que ponto devemos nos deixar influenciar? Porque será que a imagem (televisão, cinema, computador) nos envolve tanto (choramos frente a um filme, nos imaginamos como personagem etc.). Seria a arte uma forma de descobrir quem somos nós? O que de nós está dentro de um personagem?
4 – Separar as crianças em grupo de quatro alunos e pedir para trazerem na próxima aula uma pequena biografia de um dos artistas mencionados na apostila (Frida Kahlo, Diego Rivera, por exemplo).
5 – Na aula seguinte os grupos vão elaborar um cartaz contando a história do artista (ou parte dela ou uma historia preferida) nos moldes de cartazes de cinema, utilizando para isto os xerox de suas fotografias. É importante realizar estudos, fazer pequenos desenhos primeiramente para pensarem sobre como farão a montagem.
6 – Após efetuarem a colagem de imagens, arrematar os espaços em branco do cartaz, colorindo-os com canetinha ou tinta guache aplicada até mesmo com os dedos. Depois da tinta seca, palavras e letreiros poderão ser recortados dos jornais e colados no cartaz para determinar a composição completa dos cartazes.