Materiais:
- Uma cartolina branca ou colorset
- Xerox em tamanho A4 de fotografias dos alunos.
- Canetinha e tinta guache.
- Jornal e revistas.
Desenvolvimento:
1 – Perguntar às crianças se elas já observaram os cartazes de anúncios de filmes.
2 – Pode-se apresentar a eles tais imagens ou realizar uma visita ao cinema para observar quais as informações estão contidas nestes cartazes.
Exemplos:
3 – É interessante notar que nos cartazes estão normalmente os personagens principais, o título do filme e uma imagem que apresente um pouco da história contida no filme. Mas, além disto, vale abordar a relação personagem ator, a questão da representação e como a imagem influencia nossas atitudes mesmo quando sabemos se tratar de ficção. Qual seria a melhor maneira de realizar escolhas sobre o que é bom ou não é dentro de tudo o que vemos? Até que ponto devemos nos deixar influenciar? Porque será que a imagem (televisão, cinema, computador) nos envolve tanto (choramos frente a um filme, nos imaginamos como personagem etc.). Seria a arte uma forma de descobrir quem somos nós? O que de nós está dentro de um personagem?
4 – Separar as crianças em grupo de quatro alunos e pedir para trazerem na próxima aula uma pequena biografia de um dos artistas mencionados na apostila (Frida Kahlo, Diego Rivera, por exemplo).
5 – Na aula seguinte os grupos vão elaborar um cartaz contando a história do artista (ou parte dela ou uma historia preferida) nos moldes de cartazes de cinema, utilizando para isto os xerox de suas fotografias. É importante realizar estudos, fazer pequenos desenhos primeiramente para pensarem sobre como farão a montagem.
6 – Após efetuarem a colagem de imagens, arrematar os espaços em branco do cartaz, colorindo-os com canetinha ou tinta guache aplicada até mesmo com os dedos. Depois da tinta seca, palavras e letreiros poderão ser recortados dos jornais e colados no cartaz para determinar a composição completa dos cartazes.