A estrela-do-mar da espécie Pisaster ochraceus é predadora do molusco bivalve Mytilus californianus, e ambos habitam, juntamente com outras espécies marinhas, determinadas áreas de costão rochoso. Ao predar os bivalves, as estrelas-do-mar criam espaço no substrato para fixação de outras espécies. Com a intenção de estudar a dinâmica das comunidades biológicas desses costões, pesquisadores fizeram a remoção sistemática das estrelas-do-mar em uma área (Área 1) e as mantiveram em outra área (Área 2). Em seguida, contabilizaram, durante uma década, o número de espécies diferentes que viviam fixadas ao substrato, em cada uma dessas comunidades. O gráfico a seguir mostra a variação desse número de espécies ao longo dos anos nas duas áreas estudadas.
Considerando as informações acima, é CORRETO afirmar que
Questões relacionadas
- Física
Analise as proposições relacionadas às linhas de campo elétrico e às decampo magnético.
I. As linhas de força do campo elétricos e estendem apontando para fora de uma carga pontual positiva e para dentro de uma carga pontual negativa.
II. As linhas de campo magnético não nascem nem morrem nos ímãs, apenas atravessam-nos, ao contrário do que ocorre com os corpos condutores eletrizados que originam os campos elétricos.
III. A concentração das linhas de força do campo elétrico ou das linhas de campo magnético indica,qualitativamente, onde a intensidade do respectivo campo é maior
Assinale a alternativa correta.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
http://www.beekmann.net/rocio/rohmaterial/patatas/completas/elecci%F3n_m%FAltiple/resp-cortas_familia.htm
(A) ¿Cuál es el grado de parentesco existente entre Valeria y Rosa?
(B) ¿Cuál es el grado de parentesco entre Cristina y Carlos?
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(IMED) TEXTO: Dia da Proclamação da República
1____ exatos 125 anos, em 15 de novembro de 1889, foi proclamada a república do Brasil.
Na época, o país era governado por D. Pedro II e passava por grandes problemas, em razão da abolição da escravidão, em 1888.
2Como os negros não trabalhavam mais nas lavouras, os 3imigrantes começaram a ocupar seus lugares, plantando e colhendo, mas cobravam pelos trabalhos realizados, o que gerou insatisfação nos proprietários de terras.
As perdas também foram grandes para os coronéis, 4pois 5________ gasto uma enorme 6quantidade de dinheiro investindo nos escravos, e o governo, após a abolição, não pagou nenhuma indenização a eles.
A guerra do Paraguai (1864 a 1870) também ajudou na luta 7contra o regime monárquico no Brasil. Soldados brasileiros se aliaram aos exércitos do Uruguai e da Argentina, recebendo orientações para implantarem a república no Brasil.
Os movimentos republicanos também já aconteciam no 8país, a 9imprensa trazia politização 10____ população civil, 11para lutarem pela libertação do país dos domínios de Portugal. Com isso, vários partidos teriam sido criados, desde 1870.
A Igreja também teve sua participação para que a república do Brasil fosse proclamada. Dois bispos foram nomeados para 12acatarem as ordens de D. Pedro II, tornando-se seus subordinados, 13mas não aceitaram tais imposições. Com isso, foram punidos com pena de prisão, levando 14_____ igreja 15_____ ir contra o governo.
Com as tensões aquecendo o mandato de D. Pedro II, o imperador dirigiu-se com sua família para a cidade de Petrópolis, também no estado do Rio de Janeiro.
16Porém seu afastamento não foi nada favorável, fazendo com que fosse posto em prática um golpe militar, onde o Marechal Deodoro da Fonseca conspirava a derrubada de D. Pedro II.
Boatos de que os responsáveis pelo plano seriam presos fizeram com que a armada acontecesse, recebendo o apoio de mais de seiscentos soldados.
No dia 15 de novembro de 1889, ao passar pela Praça da Aclamação, o Marechal, com espada em punho, declarou que, a partir daquela data, o país seria uma república.
Dom Pedro II recebeu a notícia de que seu governo 17havia sido derrubado e um decreto o expulsava do país, juntamente com sua família. Dias depois, voltaram a 18Portugal.
Para governar o Brasil República, os responsáveis pela conspiração montaram um governo provisório, mas o Marechal Deodoro da Fonseca permaneceu como presidente do país. Rui Barbosa, Benjamin Constant, Campos Sales e outros foram escolhidos para formar os ministérios.
(FONTE: Jussara de Barros, http://www.brasilescola.com-Texto Adaptado)
No que tange ao uso de nexos coesivos no texto, analise as afirmações que seguem, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na referência 4, pois poderia ser substituído por porque sem causar alteração de sentido.
( ) Na referência 11, o vocábulo para expressa finalidade.
( ) Na referência 13, a palavra mas expressa oposição, assim como Porém na referência 16.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, analise a linha de tempo a seguir.
Disponível:http://parasempreestudante.blogspot.com/2010/03/linha-do-tempo.html. Acesso em: 13 out. 2011
O período histórico de maior duração foi
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
FIFA y el Juego Limpio (Fair Play)
[1] La campaña fair play fue en gran medida el
resultado indirecto de la Copa Mundial de la FIFA de 1986
en México, cuando el gol de mano de Diego Maradona
[4] provocó la célebre reacción del entrenador inglés Bobby
Robson. Desde entonces la campaña ha recibido el apoyo
incondicional del antiguo Presidente de la FIFA: João
[7] Havelange así como de su sucesor, Joseph S. Blatter, actual
presidente.
Con objeto de dar una mayor difusión al juego
[10] limpio la FIFA creó un programa que transformó una noción
general en un concepto simple y fácil de entender (un código
de conducta) que puede ser reconocido y acatado tanto por
[13] los jugadores como por los aficionados.
La deportividad desempeña un papel fundamental
en el fútbol y es necesario aplicarla en todos los ámbitos del
[16] deporte, en particular en las actividades infantiles. Los niños
necesitan crecer rodeados de valores sólidos y como el fútbol
es un deporte de equipo su práctica les ayuda a comprender
[19] la importancia que tienen la disciplina, el respeto, el espíritu
de equipo y la deportividad, tanto en el deporte como en la
vida.
[22] Las diez reglas de oro de fair play son las
siguientes: 1. juega limpio; 2. juega para ganar, pero acepta
la derrota con dignidad; 3. acata las reglas del juego;
[25] 4. respeta a los adversarios, a los compañeros, a los ártibros,
a los oficiales y a los espectadores; 5. promueve los intereses
del fútbol; 6. honra a quienes defienden la buena reputación
[28] del fútbol; 7. rechaza la corrupción, las drogas, el racismo,
la violencia, las apuestas y otros males que representan una
amenaza para nuestro deporte; 8. ayuda a otros a no ceder
[31] ante instigaciones de corrupción; 9. denuncia a quienes
intentan desacreditar nuestro deporte; 10. utiliza el fútbol
para mejorar el mundo.
Internet: (con adaptaciones).
Juzgue lo siguiente ítem a partir del texto precedente.
Lea el siguiente párrafo.
Si estás seguro de que alguien fomenta el engaño, no dudes en delatarlo. Es preferible mostrar al mundo su verdadera cara y expulsarlo del juego antes de que haga más daño. A menudo es necesario más valor para acusar lo erróneo que continuar con un plan deshonesto. Se admirará tu honestidad pero no tu complicidad. No basta con negarse, haz la querella contra los culpables antes de que logren convencer a alguien.
La regla de oro número 9 del código fair play — “denuncia a quienes intentan desacreditar nuestro deporte” — es un título adecuado al párrafo de arriba.