Os bafômetros (etilômetros) indicam a quantidade de álcool, C2H6O (etanol), presente no organismo de uma pessoa através do ar expirado por ela. Esses dispositivos utilizam células a combustível que funcionam de acordo com as reações químicas representadas:
(II) ½ O2 (g) + 2 H+ (aq) + 2e– → H2O (I)
Na reação global de funcionamento do bafômetro, os reagentes e os produtos desse tipo de célula são:
Questões relacionadas
- Arte | 6.4 Tendências Contemporâneas
LEONILSON. O recruta, o aranha e o penélope. Bordado sobre tecido, 1992. Disponível em: www.projetoleonilson.com.br. Acesso em: 3 ago. 2012.
A obra do artista plástico Leonilson (1953-1993) marca presença no panorama da arte brasileira e internacional. Nessa obra, ele utilizou a habilidade técnica do bordado manual para:
- Biologia
(UEFS) Os anfíbios nunca se libertaram da dependência da água. Ainda hoje fertilizam os seus ovos e se desenvolvem a partir do estágio de girino em lagos, rios e poças. Em contrapartida, as primeiras fases do desenvolvimento embrionário dos répteis ocorrem dentro do ambiente aquoso do ovo fecundado. Esse encapsulamento foi uma brilhante inovação evolutiva comparável ao realizado pelas plantas produtoras de sementes.
A análise das informações e o conhecimento sobre a evolução e a adaptação do grupo dos vertebrados ao ambiente terrestre, permite afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.03 Poema e Prosa
Texto base: Entre o real e o virtual Aline tem 16 anos e está no primeiro ano do Ensino Médio... pela segunda vez. É que ela foi reprovada e sua autoestima anda pra lá de abalada. Na verdade, a garota não vê muita graça em quase nada. Só curte o pessoal da internet. Por ela, passaria todo o tempo livre e mais um pouco nas salas de bate-papo, conversando, falando sobre nada, se divertindo. Mesmo assim, ela reconhece que foi esse vício que a fez perder o ano na escola. Tenta sair dessa rotina, mas é difícil – nada a atrai na vida real. Durante uma aula, Aline é chamada pela diretora. O motivo é terrível: o banco em que sua mãe trabalha está sendo assaltado e a mãe é mantida como refém. Enquanto assiste a tudo pela TV, Aline se desespera, reavalia o seu comportamento e a relação com a mãe. Percebe que existem coisas no mundo real que merecem sua atenção e decide mudar a partir dali... Mas nada é tão simples, ainda mais agora que ela está apaixonada por um garoto que conheceu na internet. Em Antes da meia-noite, você vai se identificar com o cotidiano dessa garota e perceber que a vida pode ser muito surpreendente se dermos uma chance a ela. In: BRAFF, Menalton. Antes da meia-noite, São Paulo: Ática, 2007. p. 3.
Enunciado:
Assinale a alternativa correta:
- Matemática | 13.7. Áreas das Figuras Planas
Quais as medidas, em centímetros, dos lados do retângulo de maior área que está contido em um triângulo equilátero de lado , estando a base do retângulo situada num lado desse triângulo?
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
Which skin colour are you? The human swatch chart that confronts racism
In 1933, in a book called The Masters and the Slaves, the Brazilian anthropologist Gilberto Freyre wrote: “Every Brazilian, even the light-skinned, fair-haired one, carries about him on his soul, when not on soul and body alike, the shadow, or at least the birthmark, of the aborigine or the negro.” This was forefront in the mind of the French artist Pierre David when he moved to Brazil in 2009. “When I was in the streets, I could see so many skin colours”, he says. He decided to make a human colour chart, like one you would find in the paint section of B&Q shop, but showing the gradations and shades of our skin colour. The project, called Nuancier or “swatches”, was first shown at the Museu de Arte Moderna in Salvador – Bahia, and is now on show in his native France. “Brazil has a better attitude to skin colour than other developed nations”, he says. “There's no doubt, because the concept of skin colour difference was recognised very early in their history. Now, it even appears on identity documents.”
Yet Nuancier, David says, is still a critique of racism, in Brazil and around the world. “This work may seem provocative – to classify men by colour, to industrially produce the colour of an individual so it can be store-bought. But this is a demonstration of the commodification of bodies. It denounces racism anywhere it is found in the world.”
SEYMOUR, T. Disponível em: www.theguardian.com. Acesso em: 21 out. 2015 (adaptado).
O artista francês Pierre David, ao evidenciar seu encantamento com a diversidade de cores de peles no Brasil, no projeto Nuancier, também: