(UESC) A ilustração representa, simplificadamente, uma teia alimentar com seus diversos componentes bióticos espalhados nos diferentes níveis tróficos.
Com base na interpretação dessa teia e nos conhecimentos sobre o fluxo de alimento nos ecossistemas naturais, é possível afirmar:
Questões relacionadas
- Física | F. Circuitos Elétricos
De um trecho de um circuito mais complexo, em que as setas indicam o sentido convencional da corrente elétrica, são conhecidas as informações apresentadas na figura abaixo. Quanto aos valores que podem ser calculados no circuito, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F):
( ) A resistência elétrica no resistor R5 é de 3 ohm
( ) A tensão elétrica no resistor R1 é de 2V
( ) A potência dissipada pelo resistor R4 é de 9W
( ) O valor da resistência elétrica R6 é de 6 ohm
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo:
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Em números, apesar de a eólica ser uma fonte descontínua de energia, os mais de 7 mil aerogeradores espalhados pelo Brasil em 601 parques eólicos somaram, em abril, 15 GW de capacidade instalada, superando a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás apenas de Três Gargantas, na China (18 GW).
Para ilustrar a nova posição do vento na matriz elétrica do Brasil, a Associação Brasileira de Energia Eólica produziu o gráfico a seguir, em que se vê a contribuição de cada fonte de energia separada por fonte primária, ou seja, de acordo com o recurso utilizado para a geração.
Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 19 jun. 2020 (adaptado).
Suponha que a capacidade instalada de produção energética do parque eólico brasileiro se tornará, dentro de dois anos, equivalente à da usina de Três Gargantas e que a capacidade das demais fontes de energia da matriz elétrica brasileira se manterá constante.
O percentual correspondente à capacidade instalada de energia do parque eólico brasileiro em relação à capacidade total da matriz elétrica brasileira passará a ser de, aproximadamente,
- Geografia | A. Globalização
O comércio internacional tem sido marcado por uma proliferação sem precedentes de acordos preferenciais de comércio regionais, sub-regionais, inter-regionais e, em especial, bilaterais (denominados Acordos Preferenciais de Comércio – APC). Atualmente, são poucos os países que ainda não fazem parte desses acordos. Com o impasse nas negociações da Rodada Doha da OMC, a alternativa das principais economias do mundo, como Estados Unidos, União Europeia e China, foi buscar a celebração de APC como forma de consolidar e ter acesso a novos mercados. O receio de boa parte dos países desenvolvidos, de economias em transição e em desenvolvimento de perderem espaço em suas exportações levou os a aderir maciçamente aos APC.
(Umberto Celli Junior e Belisa E. Eleoterio. “O Brasil, o Mercosul e os acordos preferenciais de comércio”. In: Enrique Iglesias et al. (orgs.). Os desafios da América Latina no século XXI, 2015.)
Considerando o contexto dinâmico apresentado pelo excerto, compreende-se a proliferação dos acordos preferenciais de comércio como resultado
- Química | 3.8 Bioquímica
Diferentemente da respiração aeróbica, alguns microrganismos realizam processos catabólicos que levam à obtenção de moléculas orgânicas de interesse comercial, conforme ilustrado. O conhecimento dessas vias metabólicas é importante, por exemplo, para a fabricação de produtos alimentícios.
Esses processos de fermentação têm em comum a
- Biologia
As minhocas participam ativamente da produção de húmus e, quanto maior o número desses animais, maior é a fertilidade do solo. Sobre as minhocas, pode-se dizer que