(UFRGS) Em cada uma das imagens abaixo, um trem de ondas planas move-se a partir da esquerda.
Os fenômenos ondulatórios apresentados nas figuras 1, 2 e 3 são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Hoje é dia da gincana de perguntas e respostas na aula de Matemática. Nesta atividade, os alunos formam duas equipes. Disponível em: <http://baudeideiasdaivanise.blogspot.com.br>. Acesso em: 02 dez. 2015. Observe como foi marcada a pontuação dos alunos:
Enunciado:
De acordo com a pontuação de cada equipe, o total de pontos da equipe vencedora foi
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
O INVENTÁRIO DO MUNDO
O ritmo acelerado da catalogação científica permite estimar quando o trabalho estará terminado
Os astrônomos do Observatório Europeu Meridional, baseado no Chile, divulgaram, na semana passada, a descoberta de 32 planetas fora do sistema solar. O anúncio aumenta o número de astros identificados para 400. Quinze anos atrás, nem sequer havia comprovação científica da existência de planetas no espaço exterior. O avanço da astrologia é exemplo da rapidez com que evolui o nosso conhecimento do mundo natural. Encontrar, nomear e classificar cada ser e objeto à nossa volta é a mais básica tarefa da ciência. (...)
Considerando as descobertas de aves, mamíferos, plantas, fósseis de dinossauros e insetos, responda:
a) O que se descobre mais?
b) O que se descobre menos?
- Química | 1.1 Introdução à Química
(UFJF) O Brasil, atualmente, vive uma grave crise hídrica. A obtenção de água potável a partir do processo de dessalinização da água do mar é uma possível saída para o problema. Algumas usinas de dessalinização da água do mar já estão em operação no Brasil, a primeira delas foi construída em Fernando de Noronha e as demais estão distribuídas em algumas cidades do Nordeste. Indique o processo de separação mais adequado para a dessalinização da água do mar.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
TEXTO I
Projeto de inclusão de pessoas com deficiência, por meio de prática de bodyboarding.
Disponível em: https://www.facebook.com. Acesso em: 20 set. 2021.
TEXTO II
8ª Feijoada do projeto social visa angariar fundos para fortalecer o atendimento de 130 pessoas com necessidades especiais
O projeto Estrelas do Mar, coordenado pelo cabo PM Byron Virgílio dos Santos Silva e pela capitã PM Anne Bastos, realiza no próximo sábado, 9, a 8ª Feijoada do Projeto Estrelas do Mar, evento realizado anualmente com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas pelo projeto. O evento acontece a partir das 12h, no Solarium Bar e Restaurante, na praia de Aruana, próximo à AABB.
Sobre o projeto
O bodyboarder Ailton Kostela tinha um sonho de criar uma escola de bodyboarding, porém em março de 2010 Kostela foi assassinado ao tentar evitar que um jovem desconhecido fosse assaltado. No dia 26 de junho de 2011 foi implantado o projeto Estrelas do Mar, sob coordenação do cabo Byron Silva, primo de Kostela; e da capitã Anne Bastos, visando ensinar a prática do bodyboarding a crianças, jovens e adultos com deficiência. Iniciando com apenas cerca de oito alunos, atualmente conta com uma média de 130 pessoas. As atividades acontecem aos sábados, às 9h, no Solarium Bar e Restaurante.
Disponível em: https://pm.se.gov.br. Acesso em: 20 set. 2021.
A prática esportiva vai além de suas funções físicas e motoras: por meio do esporte se estabelecem relações sociais. Considerando-se as ações evidenciadas nos textos I e II, conclui-se que o bodyboarding é uma modalidade que
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
OUVIR ESTRELAS
"Ora (direis) ouvir estrelas! Certo
Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto,
Que, para ouvi-las, muita vez desperto
E abro as janelas, pálido de espanto...E conversamos toda a noite, enquanto
A via-láctea, como um pálio aberto,
Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto,
Inda as procuro pelo céu deserto.Direis agora: "Tresloucado amigo!
Que conversas com elas? Que sentido
Tem o que dizem, quando estão contigo?"E eu vos direi: "Amai para entendê-las!
Pois só quem ama pode ter ouvido
Capaz de ouvir e de entender estrelas."BILAC, O. Disponível em: https://www.culturagenial.com. Acesso em 22 ago. 2020.
“Ouvir estrelas” é o soneto número XIII da coletânea de sonetos Via Láctea. Composição de formato fixo, o soneto possibilita a utilização de elementos narrativos diversos. Neste soneto, é clara a caracterização narrativa