(PUCRS) Considere a figura a seguir, a qual representa parte dos organismos que constituem uma comunidade e as inter-relações existentes.
Qual das possibilidades apresentadas a seguir possui um efeito mais provável na promoção do aumento na população de graxains?
Questões relacionadas
- Matemática | 09. Probabilidade
Os funcionários de uma empresa costumam esquecer computadores e condicionadores de ar ligados depois do expediente. Para reduzir o desperdício de energia elétrica, essa empresa resolveu adotar uma ação com três estratégias independentes. Cada estratégia possui uma probabilidade estimada de sucesso e um indicativo das razões de eventuais falhas, conforme tabela a seguir.
Isoladamente, cada estratégia demonstra ser pouco eficiente, mas, como serão realizadas em conjunto, pode-se estimar que a probabilidade de sucesso dessa ação será de
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
(FUVEST 2008 1ª FASE) A presença ou a ausência da estrutura da planta em uma gramínea, um pinheiro e uma samambaia está corretamente indicada em:
- Biologia | 12.7 Biosfera, Biociclos e Biomas
(UECE) Os organismos aquáticos que fazem parte dos ecossistemas marinhos e de água doce são classificados em três grupos de acordo com a sua capacidade de deslocamento. Considerando essa classificação, analise as colunas abaixo e numere a Coluna II (definição) de acordo com a classificação contida na Coluna I.
Coluna I
CLASSIFICAÇÃO
Coluna II
DEFINIÇÃO
1. Plâncton
( ) Conjunto de seres que têm um deslocamento passivo pela água, ou seja, são arrastados pelas correntes marinhas ou mesmo pelas ondas.
2. Nécton
( ) Organismos que vivem no fundo do mar e que podem ser sésseis (esponjas, algas macroscópicas, cracas, ostras, anêmona) ou locomoverem-se no substrato (siris, caranguejos, caramujos e estrelas-do-mar).
3. Bentos
( ) Seres dotados de movimento ativo e que são capazes de nadar e vencer as correntes. Os melhores exemplos são os peixes e os mamíferos aquáticos.
A sequência correta, de cima para baixo, é: - Química | 1.5 Funções Inorgânicas
O dióxido de carbono é o principal causador do aquecimento global, fenômeno que muitos já consideram responsável pelas mudanças climáticas observadas recentemente: fortes tempestades, furacões, ondas gigantes, além dos verões e invernos mais rigorosos. Sobre o dióxido de carbono é CORRETO afirmar que:
- Biologia | 13.7 Interação Gênica
Em cães da raça labrador, o alelo dominante B determina a produção de pigmento de cor preto e o alelo recessivo b determina a produção de pigmento da cor chocolate. Um outro gene “E” está envolvido na determinação da cor da pelagem dos labradores, controlando a deposição de pigmento nos pelos, mas não nas células epidérmicas dos lábios e nariz; assim, o alelo dominante E condiciona a deposição de pigmentos nos pelos, enquanto o alelo recessivo “e” não condiciona essa deposição, atuando sobre B e b. Esses cães podem apresentar três tipos de pelagem: preta, chocolate e dourada.
Utilizando os dados apresentados acima, podemos afirmar que:
I. O cruzamento de cães pretos duplo-heterozigóticos (BbEe) produz descendentes pretos (B_E_), chocolates (bbE_) e dourados (_ _ee) na proporção de 9:3:4, respectivamente.
II. Os cães dourados descendentes do cruzamento de labradores duplo-heterozigóticos podem ter genótipos BBee (1/4), Bbee (2/4) ou bbee (1/4), o que resultaria em 3/4 de cães dourados com lábios e nariz pretos e 1/4 de cães dourados com lábios e nariz marrons.
III. É um caso de epistasia recessiva, ou seja, quando um gene, em dose dupla, impede a expressão dos alelos de outro par, que pode ou não estar no mesmo par de cromossomos homólogos.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):