(MACKENZIE) Há espécies de insetos, como por exemplo, o Aedes aegypti em que machos e fêmeas vivem no mesmo esconderijo, porém na hora de se alimentar, a fêmea busca o sangue de outros animais, enquanto que o macho se alimenta de frutas ou outros vegetais adocicados. Assim, podemos afirmar que o macho e a fêmea
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MATERIAIS
- Papel Canson formato A3
- Lápis HB
- Lápis de cor
- Faixas de tecidos para tampar os olhos das crianças.
PROCEDIMENTOS
- Para esta atividade, o professor vai escolher uma história infantil para ser contada
para as crianças.
Sugestão: Os Músicos de Bremen - Irmãos Grimm
Disponível em: http://vouemboraparaparsagada.blogspot.com/2013/02/os-musicos-
https://pt.wikipedia.org/wiki/Os_M%C3%BAsicos_de_Bremen
“Um homem tinha um burro que, há muito tempo, carregava sacos de milho para o
moinho. O burro, porém, já estava ficando velho e não podia mais trabalhar. Por
isso, o dono tencionava vendê-lo. O pobre animal, sabendo disso, ficou muito
preocupado, pois não podia imaginar como seria seu novo dono... e então, para
evitar qualquer surpresa desagradável, pôs-se a caminho da cidade de Bremen.
“ Certamente, poderei ser músico na cidade”, pensava ele. Depois de andar um pouco,
encontrou um cão deitado na estrada, arfando de cansaço.
- Por que estás assim tão fatigado? perguntou o burro.
- Amigo, já estou ficando velho e, a cada dia, vou ficando mais fraco. Não posso mais
caçar; por isso meu dono queria me entregar à carrocinha. Então, fugi, mas não sei
como ganhar a vida.
- Pois bem, lhe disse o burro. Minha história é bem semelhante à sua. Vou tentar a
vida como músico em Bremen. Venha comigo. Eu tocarei flauta e você poderá tocar
tambor.
O cão aceitou o convite e seguiu com o burro. Não tinham andado muito, quando
encontraram um gato, muito triste, sentado no meio do caminho.
- Que tristeza é essa, companheiro? Lhe perguntaram os dois.
- Como posso estar alegre, se minha vida está em perigo? Respondeu o gato. Estou
ficando velho e prefiro estar sentado junto ao fogo, em vez de caçar ratos. Por esse
motivo, minha dona quer me afogar.
- Ora, venha conosco a Bremen, propuseram os outros. Seremos músicos e
ganharemos muito dinheiro.
O gato, depois de pensar um pouco, aderiu e acompanhou-os. Foram andando até
que encontraram um galo, cantando tristemente, trepado numa cerca.
- Que foi que lhe aconteceu, amigo? Perguntaram os três.
- Imaginem, respondeu o galo, que amanhã a dona da casa vai ter visitas para o jantar.
Então, sem dó nem piedade, ordenou ao cozinheiro que me matasse para fazer uma
canja.
Os outros, então, lhe propuseram:
- Nós vamos a Bremen, onde nos tornaremos músicos. Você tem boa voz. Que tal se
nos reunissemos para formar um conjunto?
O galo gostou da idéia e juntando-se aos outros seguiram caminho.
A cidade de Bremen ficava muito distante e eles tiveram que parar numa floresta
para passar a noite. O burro e o cão deitaram-se em baixo de uma árvore grande. O
gato e o galo alojaram-se nos galhos da árvore. O galo, que se tinha colocado bem no
alto, olhando ao redor, avistou uma luzinha ao longe, sinal de que deveria haver
alguma casa por ali. Disse isso aos companheiros e todos acharam melhor andar até
lá, pois o abrigo ali não estava muito confortável.
Começaram a andar e, cada vez mais, a luz se aproximava. Afinal, chegaram à casa. O
burro, como era o maior, foi até a janela e espiou por uma fresta. À volta de uma
mesa, viu quatro ladrões que comiam e bebiam. Transmitiu aos amigos o que tinha
visto e ficaram todos imaginando um plano para afastar dali os homens. Por fim,
resolveram aproximar-se da janela. O burro colocou-se de maneira a alcançar a borda
da janela com uma das patas. O cão subiu nas costas do burro. O gato trepou nas
costas do cão e o galo voou até ficar em cima do gato.
Depois, a um sinal combinado, começaram a fazer sua música juntos: o burro zurrava,
o cão latia, o gato miava e o galo cacarejava. A seguir, quebrando os vidros da janela,
entraram pela casa a dentro, fazendo uma barulhada medonha. Os ladrões, pensando
que algum fantasma havia surgido ali, saíram correndo para a floresta.
Os quatro animais sentaram-se à mesa, serviram-se de tudo e procuraram um lugar
para dormir. O burro deitou-se num monte de palha, no quintal; o cão, junto da
porta, como a vigiar a casa; o gato, junto ao fogão, e o galo encarrapitou-se numa
viga do telhado. Como estavam muito cansados, logo adormeceram. Um pouco além
da meia noite, os ladrões, verificando que a luz não brilhava mais dentro da casa,
resolveram voltar. O chefe do bando disse aos demais:
-Não devemos ter medo!
E mandou que um entrasse primeiro para examinar a casa. Chegando à casa, o
homem dirigiu-se à cozinha para acender um vela. Tomando os olhos do gato, que
brilhavam no escuro, por brasas, tentou neles acender um fósforo. O gato, entretanto,
não gostou da brincadeira e avançou para ele, cuspindo-o e arranhando-o. Ele tomou
um grande susto e correu para a porta dos fundos, mas o cão, que lá estava deitado,
mordeu-lhe a perna. O ladrão saiu correndo para o quintal, mas, ao passar pelo burro,
levou um coice. O galo, que acordara com o barulho, cantou bem alto: - Có, có, ró,
có!!!!
Sempre a correr, o ladrão foi se reunir aos outros, a quem contou:
- Lá dentro há uma horrível bruxa que me arranhou com suas unhas afiadas e me
cuspiu no rosto. Perto da porta, há um homem mau que me passou um canivete na
perna. No quintal, há um monstro escuro, que me bateu com um pedaço de pau.
Além disso tudo, no telhado está sentado um juiz, que gritou bem alto:
“- Traga aqui o patife!!!”... Acho que não devemos voltar lá... é muito perigoso!!
Depois disso, nunca mais os ladrões voltaram à casa, e os quatro músicos de Bremen
sentiam-se muito bem lá, onde faziam suas músicas e viviam despreocupados. De vez
em quando alguém das redondezas os chamavam e lá iam eles, felizes e contentes,
tocar a sua música....”
- O professor vai entregar para as crianças o papel A3 e o lápis HB e dizer que seus
olhos serão vendados com uma faixa de tecido.
- Fixar com uma fita adesiva, na mesa da criança, a folha de papel A3;
- Explicar para as crianças que elas ouvirão uma história dos irmãos Grimm intitulada
“Os Músicos de Bremen”.
- Falar para as crianças que elas deverão, com os olhos vendados, desenhar no papel
canson e com lápis HB, as partes da história que acharem importantes.
- Vedar os olhos das crianças e contar a história (cuidar para que as entonações de
vozes dos animais e do locutor da história sejam diferenciadas, criando assim um
envolvimento imaginário das crianças com a história).
- Manter as crianças com os olhos vendados, após o término da narração da história, e
perguntar o que eles acharam da história, como imaginaram o galo, o gato, o cão, o
burro, a casa, o caminho e os ladrões.
- Ouvir as crianças e perguntar novamente, se elas acreditam que conseguiram
desenhar na folha de papel, as imagens dos personagens da história.
- Desvendar os olhos das crianças, convidando-as a observarem seus desenhos.
- Ouvir os relatos das crianças sobre suas impressões frente ao desenho realizado .
- Conversar com as crianças sobre a diferença entre a construção das imagens em sua
imaginação e seus registros (linhas e formas), com os olhos vendados.
- Distribuir pela sala de aula algumas imagens dos músicos de Bremen para apreciação
das crianças.
Disponível:
Estátua em Bremen, Alemanha http://experimentacoesnarrativas.blogspot.com/
Os músicos de Bremen http://cpjraand.educa.aragon.es/amparo/cuentomusicos.htm
http://vouemboraparaparsagada.blogspot.com/2013/02/os-musicos-de-bremen-irmaos-grimm.html
- O professor vai pedir para as crianças colorirem todos os desenhos que fizeram.
- Falar para os alunos colorirem os desenhos, preenchendo, com cor, toda a superfície
do papel;
- Expor os trabalhos na sala e discutir com as crianças a experiência de ouvir uma
história, de desenhá-la com os olhos vendados e colorir o desenho no qual os gestos,
os traços e as linhas registradas distanciam-se das imaginadas;
- Avaliar o produto final e pedir que cada criança faça uma auto - avaliação do
trabalho.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25387
CONHECENDO MAIS AS LINHAS E OS TRAÇOS
- Ciências - Fundamental | 01.1. As misturas
O processo de centrifugação é muito utilizado em diversos campos, incluindo a medicina e a indústria alimentícia. Na indústria de sucos, por exemplo, a centrifugação é utilizada para separar o suco da polpa da fruta. Em relação a esse processo, assinale a alternativa correta:
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(UESC) As estruturas dos agregados moleculares, a exemplo de H2O(l), CO2(l), HF(l), C6H14(l) e de óleo lubrificante mineral predominantemente formado por hidrocarbonetos, são mantidas por interações intermoleculares. Assim, de acordo com as estruturas desses agregados e as interações intermoleculares que os mantém, é correto afirmar: