Questões relacionadas
- Física | 4.3 Refração da Luz
A placa de Petri é um recipiente cilíndrico, achatado, de vidro ou plástico, utilizado para cultura de micro-organismos e constituída por duas partes: uma base e uma tampa. Em laboratórios de microbiologia e rotinas de bacteriologia, as placas de Petri são usadas para a identificação de micro-organismos. Num ensaio técnico, um laboratorista incide um feixe de luz monocromática de comprimento de onda igual a 600 nm que, propagando-se inicialmente no ar, incide sobre a base de uma placa de Petri, conforme esquematizado na figura abaixo.
Determine o índice de refração (n) do material da placa de Petri em relação ao ar, o comprimento (λ) e a frequência (f) da onda incidente enquanto atravessa a base da placa.
- Filosofia | 5.2 Filosofia nos Séculos XX e XXI
(Ufpr) Eis como ainda no início do século XVII se descrevia a figura ideal do soldado. O soldado é antes de tudo alguém que se reconhece de longe; que leva os sinais naturais de seu vigor e coragem, as marcas também de seu orgulho: seu corpo é o brasão de sua força e de sua valentia. [...] Na segunda metade do século XVIII, o soldado tornou-se algo que se fabrica; de uma massa informe, de um corpo inapto, fez-se a máquina de que se precisa; corrigiram-se aos poucos as posturas; lentamente uma coação calculada percorre cada parte do corpo, se assenhoreia dele, dobra o conjunto, torna-o perpetuamente disponível e se prolonga, em silêncio, no automatismo dos hábitos.
(FOUCAULT, Michel. Os corpos dóceis. In: FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 162.)
Levando em conta essa passagem e a obra em que está inserida, é correto afirmar que, para Michel Foucault, instituições como escolas, quartéis, hospitais e prisões são exemplos de espaços em que, a partir do século XVIII, os indivíduos:
- Biologia | 9.1 Grupos Vegetais
O recém-lançado documentário “Wings of life” (Asas da vida) pela Disneynature apresenta um olhar de perto dos heróis desconhecidos de nosso planeta, os polinizadores. O documentário revela os mundos intrincados de abelhas, borboletas, pássaros e morcegos. Nossa vida na Terra depende dessas criaturas incríveis, pois mais de um terço do suprimento mundial de alimentos é dependente deles. No entanto, estamos ameaçando cada vez mais suas vidas, e se eles desaparecerem de repente, nós iremos também. Sobre esse conhecimento, assinale a proposição FALSA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Reinações de Narizinho
Uma vez, depois de dar comida aos peixinhos, Lúcia sentiu os olhos pesados de sono. Deitou-se na grama com a boneca no braço e ficou seguindo as nuvens que passavam pelo céu, formando ora castelos, ora camelos. E já ia dormindo, embalada pelo mexerico das águas, quando sentiu cócegas no rosto.
Arregalou os olhos: um peixinho vestido de gente estava de pé, na ponta do seu nariz.
MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.
Lendo o texto, pode-se afirmar que o narrador é
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(Ufla) Considerando a classificação e as características dos fungos, relacione a Coluna I (divisão e exemplo) com a Coluna II (característica e importância).
Coluna I
Coluna II
(I) Deuteromicetos; Trycophyton sp.
a) Reproduzem-se sexuadamente; são usados comercialmente para produção de molho de soja e medicamentos.
(II) Zigomicetos; mofo-negro-do-pão
b) Apresentam esporos agrupados em corpo de frutificação; produzem aflatoxinas, que são substâncias tóxicas ao ser humano.
(III) Basidiomicetos; Amanita muscaria
c) Também denominados fungos imperfeitos por não terem reprodução sexuada conhecida; alguns causam micoses nos pés por crescerem em ambientes com umidade e temperatura elevadas.
(IV) Ascomicetos; Aspergillus flavus
d) O corpo frutífero tem a forma de chapéu; são altamente tóxicos.
Assinale a alternativa que apresenta a relação CORRETA entre as duas colunas