Questões relacionadas
- Biologia
(UFSM) Durante o período das grandes navegações, vários exploradores viajaram por novas terras, entrando em contato com novos tipos de fauna, ainda desconhecidos pela ciência. O naturalista Charles Darwin foi um deles. A partir de então, houve grande avanço quanto ao conhecimento sistemático e zoológico da biota sobre o planeta. Considerando essas observações, analise as afirmativas a seguir.
I. Os únicos mamíferos ovíparos atualmente são os Monotremados; já os gambás fazem parte dos Marsupiais, que são mamíferos que apresentam marsúpio.
II. O grupo mais bem-sucedido de répteis foi o grupo dos dinossauros, já extinto há cerca de 65 milhões de anos, após um período denominado de "Idade dos Répteis".
III. As aves atuais são classificadas em dois grupos, o das Paleognathae ou Ratitas (aves que não voam), que incluem a ema e o avestruz, e o das Neognathae, que incluem as aves mais modernas, como os Passeriformes.
Está(ão) correta(s)
- Biologia | 15.3 Evidências EvolutivasA evolução é um processo que pode ser muito lento – e alguns de seus vestígios podem permanecer por muito tempo depois que deixam de cumprir uma função. Um exemplo é o apêndice, que teria desempenhado uma função relacionada à digestão da celulose das plantas em nossos ancestrais. Os dentes do siso, que foram úteis para moer alimentos fibrosos, são outro exemplo. O cóccix também é considerado um vestígio evolutivo, que no passado contribuiu para manter o equilíbrio.Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 5 ago. 2020.Os exemplos mencionados no texto evidenciam o processo evolutivo, sendo chamados de estruturas
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Uma mutação, responsável por uma doença sanguínea, foi identificada numa família. Abaixo estão representadas sequências de bases nitrogenadas, normal e mutante; nelas estão destacados o sítio de início da tradução e a base alterada.
O ácido nucleico representado acima e o número de aminoácidos codificados pela sequência de bases, entre o sítio de início da tradução e a mutação, estão corretamente indicados em:
- Física | 2.5 Estática
(UPF) Analise a figura a seguir, que representa um semáforo suspenso por um sistema constituído de um poste, uma haste horizontal (ideal sem peso) e um cabo. No ponto a, estão atuando três forças: o peso P do semáforo (200 N) a tensão T do cabo e a força F exercida pela haste. Considerando que o sistema está em equilíbrio com essas forças, pode-se dizer que os valores, em newtons (N), da tensão do cabo e da força exercida pela haste, são, respectivamente, de:
(Adote: sen30°=0,5 e cos30°=0,8)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
A escravidão indígena foi oficialmente extinta no século XVIII, momento em que o marques de Pombal estabeleceu um conjunto de transformações na administração colonial. Primeiramente, ordenou a expulsão dos jesuítas do Brasil. Logo depois em 1757, proibiu a escravidão indígena.
www.brasilescola.com/historiab/escravidao-indigena.htm
LEI Nº 6.001 - DE 19 DE DEZEMBRO DE 1973 - Dispõe sobre o Estatuto do Índio.
Das condições de trabalho
Art.14º Não haverá discriminação entre trabalhadores indígenas e os demais trabalhadores, aplicando-se-lhes todos os direitos e garantias das leis trabalhistas e de previdência social.
http://www.funai.gov.br/quem/legislacao/estatuto_indio.htm
O Ministério Público Federal (MPF) do Meio-Oeste catarinense, denunciou uma dupla de empresários por manter 60 trabalhadores indígenas da Terra Indígena Chapecó em condições semelhantes a de escravos.
Os trabalhadores não tinham água tratada, sanitários ou esgoto nem chuveiro. Os índios viviam em um barraco sem energia elétrica, sem camas e com goteiras. Cerca de 60 indígenas, tomavam banho, lavavam a roupa e bebiam água do mesmo açude, que ficava próximo ao barraco. Os indígenas tinham jornada semanal de 53 horas e não usavam qualquer equipamento de segurança.
Os dois empresários e o aliciador foram denunciados pelo crime de redução de trabalhador à condição semelhante a de escravo, com a agravante de serem as vítimas integrantes de etnia kaingang. As penas variam de cinco a 18 anos de prisão.
Data da matéria: 21/08/2009 http://www.brasildefato.com.br/node/1685
De acordo com os textos como você avalia a situação do indígena ao longo do tempo?