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A Magia dos Bonecos
A magia da arte milenar do Teatro de Bonecos que encanta adultos e crianças é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística existem desde a Pré-História. A origem do Teatro de Bonecos remonta ao Antigo Oriente, em países como a China, Índia, Java e Indonésia. Por intermédio dos mercadores foi se dispersando para a Europa, inclusive sendo usado durante a Idade Média como instrumento de evangelização. Mas com o Cristianismo, durante a Renascença, o Teatro de Bonecos ficou abafado.
A expressão do boneco está no movimento, completado pelo som, e ambos incendeiam a imaginação, em especial das crianças. Exige, portanto, o uso do poder criador e a faculdade de transcender o mundo material.
O Teatro de Bonecos é uma síntese das artes e acontece dentro de um contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. É praticado em todo o mundo, assumindo fisionomias e espírito dramático bem diferenciado, dependendo da localização geográfica, tradições culturais, crenças e costumes
Na América, o surgimento do Teatro de Bonecos aconteceu por volta do século XVI, época dos grandes descobrimentos, o que contribuiu muito para sua divulgação no mundo inteiro. Confeccionado muitas vezes, semelhante à nossa imagem, o boneco se torna um ser misterioso em torno do qual podemos construir um mundo.
No palco toma vida própria através das mãos do manipulador, conta história e transforma a vida numa magia que muitas vezes nos faz sair da realidade pelo seu grande poder de sugestão. Toda a sua expressão se concentra no movimento.
Para situá-lo no tempo e no espaço, dois fatores surgem: sua origem e sua importância na sociedade como agente na descoberta do mundo, por meio da arte. É uma síntese de um contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. Sob estes aspectos é que encontramos importantes tipos de Teatro de Bonecos no mundo: Petruchka (Rússia), Vidouchaka (Índia), Karagós (Turquia), Punch (Inglaterra), Guignol (França), Fantoccini (Itália), Mamulengo (Brasil) e Bunraku (Japão).
Além da Imaginação
O boneco, ser inanimado por princípio, no palco toma outras dimensões: voa contrariando as leis da física, assume as posturas mais extravagantes, mas não perde o caráter de familiaridade. Isto é, nos identificamos com eles.
A arte possui valores que a transcendem, atinge o universal eliminando barreiras de tempo e lugar. Assim, o Teatro de Bonecos oferece mil possibilidades a quem o descobre.
Nas mãos de um educador hábil o boneco é um instrumento de grande valor. Nem sempre a palavra é mais importante: os gestos e trejeitos do boneco transmitem informações ao espectador que o leva a interpretação e identificação imediata da mensagem. Sua eficácia é muito importante tanto para crianças como para os adultos.
http://augustobonequeiro.wordpress.com/2007/04/14/historia-do-teatro-de-bonecos/
Compartilhe com a turma o texto acima e abra uma roda de discussão sondando primeiramente o que os alunos conhecem a respeito do assunto, quais os tipos de bonecos que conhecem, se já foram assistir peças teatrais de bonecos, se conhecem algo sobre o teatro de bonecos de culturas de outros países, etc.
Proponha aos alunos que após pesquisarem sobre os diversos teatros de bonecos de regiões do mundo, como citados no texto, que se dividam em 8 grupos, e cada grupo desenvolva um tema diferente (Petruchka, Vidouchaka, Karagós, Punch, Guignol, Fantoccini, Mamulengo e Bunraku), não sendo necessário aprofundar muito na pesquisa, mas apenas conhecer como são esses bonecos para que cada um possa criar um bonequinho com as características especificas.
No momento da criação dos bonecos, utilizem como material, tecidos coloridos e estampados para as roupinhas, meia preenchida com algodão para a base do boneco e tinta para tecido para pintar o rosto dos bonecos.
Crie um espaço dentro da sala de aula para pendurar todos os bonecos na parede.
Arte - Fundamental | Não Possui Tópico DefinidoA Magia dos Bonecos
A magia da arte milenar do Teatro de Bonecos que encanta adultos e crianças é uma das mais remotas maneiras de diversão entre a humanidade. Registros dessa forma de expressão artística existem desde a Pré-História. A origem do Teatro de Bonecos remonta ao Antigo Oriente, em países como a China, Índia, Java e Indonésia. Por intermédio dos mercadores foi se dispersando para a Europa, inclusive sendo usado durante a Idade Média como instrumento de evangelização. Mas com o Cristianismo, durante a Renascença, o Teatro de Bonecos ficou abafado.
A expressão do boneco está no movimento, completado pelo som, e ambos incendeiam a imaginação, em especial das crianças. Exige, portanto, o uso do poder criador e a faculdade de transcender o mundo material.
O Teatro de Bonecos é uma síntese das artes e acontece dentro de um contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. É praticado em todo o mundo, assumindo fisionomias e espírito dramático bem diferenciado, dependendo da localização geográfica, tradições culturais, crenças e costumes
Na América, o surgimento do Teatro de Bonecos aconteceu por volta do século XVI, época dos grandes descobrimentos, o que contribuiu muito para sua divulgação no mundo inteiro. Confeccionado muitas vezes, semelhante à nossa imagem, o boneco se torna um ser misterioso em torno do qual podemos construir um mundo.
No palco toma vida própria através das mãos do manipulador, conta história e transforma a vida numa magia que muitas vezes nos faz sair da realidade pelo seu grande poder de sugestão. Toda a sua expressão se concentra no movimento.
Para situá-lo no tempo e no espaço, dois fatores surgem: sua origem e sua importância na sociedade como agente na descoberta do mundo, por meio da arte. É uma síntese de um contexto histórico, cultural, social, político, econômico, religioso e educativo. Sob estes aspectos é que encontramos importantes tipos de Teatro de Bonecos no mundo: Petruchka (Rússia), Vidouchaka (Índia), Karagós (Turquia), Punch (Inglaterra), Guignol (França), Fantoccini (Itália), Mamulengo (Brasil) e Bunraku (Japão).
Além da Imaginação
O boneco, ser inanimado por princípio, no palco toma outras dimensões: voa contrariando as leis da física, assume as posturas mais extravagantes, mas não perde o caráter de familiaridade. Isto é, nos identificamos com eles.
A arte possui valores que a transcendem, atinge o universal eliminando barreiras de tempo e lugar. Assim, o Teatro de Bonecos oferece mil possibilidades a quem o descobre.
Nas mãos de um educador hábil o boneco é um instrumento de grande valor. Nem sempre a palavra é mais importante: os gestos e trejeitos do boneco transmitem informações ao espectador que o leva a interpretação e identificação imediata da mensagem. Sua eficácia é muito importante tanto para crianças como para os adultos.
http://augustobonequeiro.wordpress.com/2007/04/14/historia-do-teatro-de-bonecos/
Compartilhe com a turma o texto acima e abra uma roda de discussão sondando primeiramente o que os alunos conhecem a respeito do assunto, quais os tipos de bonecos que conhecem, se já foram assistir peças teatrais de bonecos, se conhecem algo sobre o teatro de bonecos de culturas de outros países, etc.
Proponha aos alunos que após pesquisarem sobre os diversos teatros de bonecos de regiões do mundo, como citados no texto, que se dividam em 8 grupos, e cada grupo desenvolva um tema diferente (Petruchka, Vidouchaka, Karagós, Punch, Guignol, Fantoccini, Mamulengo e Bunraku), não sendo necessário aprofundar muito na pesquisa, mas apenas conhecer como são esses bonecos para que cada um possa criar um bonequinho com as características especificas.
No momento da criação dos bonecos, utilizem como material, tecidos coloridos e estampados para as roupinhas, meia preenchida com algodão para a base do boneco e tinta para tecido para pintar o rosto dos bonecos.
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