(UFU) Observe os diferentes tecidos apresentados nas figuras I, II, III e IV.
As origens embrionárias dos tecidos são, respectivamente,
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
(UFPI)
Baseando-se nas imagens acima, julgue os itens subsequentes e escolha o mais adequado para sintetizar a situação descrita:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo para responder à questão que o segue.
Pranto para comover Jonathan
Os diamantes são indestrutíveis?
Mais é meu amor.
O mar é imenso?
Meu amor é maior,
mais belo sem ornamentos
do que um campo de fl ores.
Mais triste do que a morte,
mais desesperançado
do que a onda batendo no rochedo,
mais tenaz que o rochedo.
Ama e nem sabe mais o que ama.
(PRADO, Adélia. In: Poesia reunida. São Paulo:
Siciliano, 1991, p. 235.)
O poema de Adélia Prado
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.12 Gêneros Digitais: Mensagem Instantânea, Post e Chat
Texto base: Leia os textos a seguir para responder à questão.
Enunciado:
a) Quais seriam as vantagens para o leitor e para o anunciante de o anúncio ser publicado no jornal?
b) E para o anunciante e o leitor que fazem uso do site para divulgar e procurar imóveis?
- Língua Portuguesa | 1.1 Tipologia e Gênero Textual
Caminhando contra o vento,
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou
O sol se reparte em crimes
Espaçonaves, guerrilhas
Em cardinales bonitas
Eu vou
Em caras de presidentes
Em grandes beijos de amor
Em dentes, pernas, bandeiras
Bombas e Brigitte Bardot
O sol nas bancas de revista
Me enche de alegria e preguiça
Quem lê tanta notícia
Eu vou
VELOSO, C. Alegria, alegria. In: Caetano Veloso.
São Paulo: Phillips, 1967 (fragmento).
É comum coexistirem sequências tipológicas em um mesmo gênero textual. Nesse fragmento, os tipos textuais que se destacam na organização temática são
- Biologia
A figura a seguir mostra imagens de um experimento utilizando técnicas de recombinante. Observe-a.
O texto a seguir descreve as seis etapas, identificadas com algarismos romanos, do processo de produção do biopolímero, imitando teias de aranha.
I. Pesquisadores da Embrapa isolaram os genes das glândulas de seda de cinco espécies de aranhas da biodiversidade brasileira.
II. Por meio de análises moleculares, bioquímicas, biofísicas e mecânicas, estudaram esses genes e suas funções e construíram sequências sintéticas de para a produção de fios.
III. Os genes modificados foram clonados e introduzidos no genoma de bactérias Escherichia coli, programadas para atuar como biofábricas.
IV. As bactérias transgênicas Escherichia coli passaram a produzir, em larga escala, as proteínas recombinantes, que formam os fios das aranhas.
V. O passo seguinte consistiu na extração das proteínas. Para isso, a massa de bactérias foi diluída em meio líquido e purificada para a separação das proteínas do restante do material.
VI. Com o auxílio de uma seringa, que imita o órgão das aranhas responsável pela fabricação do fio, eles utilizaram as proteínas para produzir os fios sintéticos em laboratório.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/02/12/teias-de-laboratorio. Adaptado
Sobre isso, correlacione as etapas citadas no texto com as figuras enumeradas acima e assinale a alternativa que indica a CORRETA correspondência.