(FUVEST) Na telefonia celular, a voz é transformada em sinais elétricos que caminham como ondas de rádio. Como a onda viaja pelo ar, o fio não é necessário. O celular recebe esse nome porque as regiões atendidas pelo serviço foram divididas em áreas chamadas células. Cada célula capta a mensagem e a transfere diretamente para uma central de controle.
www.física.cdcc.usp.br. Acessado em 22/07/2013. Adaptado.
No que se refere à transmissão da informação no sistema nervoso, uma analogia entre a telefonia celular e o que ocorre no corpo humano
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNIGRANRIO) Duas amostras de massas iguais, uma de ferro e uma de alumínio, recebem a mesma quantidade de calor Q. Sabendo que o calor específico do ferro vale 0,11 cal/g°C que o calor específico do alumínio vale 0,22 cal/g°C e que a temperatura da amostra do ferro se elevou em 200°C após receber a quantidade de calor Q qual foi a variação da temperatura da amostra de alumínio após receber a mesma quantidade de calor Q?
- Biologia | 9.4 Fisiologia Vegetal
Em uma situação específica, uma prática comum consiste em envolver frutos em folhas de jornal durante alguns dias com o objetivo de:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Texto base: Texto para a questão. Uma educação com mais sentido para os jovens Mais um passo importante para construção da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi dado esta semana, com a entrega pelo MEC do documento proposto para o ensino médio. A proposta tem potencial para contribuir no avanço desta etapa da Educação Básica, tão desafiadora quanto urgente. [...] 72,5% dos alunos concluem o ensino médio sem níveis adequados de aprendizagem em língua portuguesa, de acordo com relatório do Movimento Todos pela Educação. Em matemática, a situação é ainda mais dramática: 92,7% não alcançam níveis satisfatórios. A BNCC do ensino médio começa a abrir caminhos para uma educação com mais sentido para os jovens, oferecendo escolhas e permitindo que eles assumam o protagonismo de sua própria aprendizagem. O documento organiza as aprendizagens essenciais por áreas de conhecimentos, que são: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. [...] Vale lembrar que a BNCC diz respeito à parte comum e obrigatória dos futuros currículos; para a outra parte, as escolas oferecerão itinerários formativos, ou seja, os alunos escolherão o que estudar. [...] O documento começou a ser elaborado em 2015, em um processo democrático que abriu espaços para ouvir toda a sociedade em diversas consultas públicas. E a entrega do texto para o Ensino Médio é mais um passo significativo desse caminho. PEREIRA, Camila Cardoso; REPULHO, Cleuza; HENRIQUES, Ricardo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/
artigo-uma-educacao-com-mais-sentido-para-os-jovens-22553401>. Acesso em: 24 jul. 2018. Adaptado.
Enunciado:
No artigo, o trecho que expressa uma opinião dos autores sobre a BNCC é:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
(FUVEST 2010 1ª FASE) O Índice de Massa Corporal (IMC) é o número obtido pela divisão da massa de um indivíduo adulto, em quilogramas, pelo quadrado da altura, medida em metros. É uma referência adotada pela Organização Mundial de Saúde para classificar um indivíduo adulto, com relação ao seu peso e altura, conforme a tabela abaixo.
IMC
Classificação
até 18,4
Abaixo do peso
de 18,5 a 24,9
Peso normal
de 25,0 a 29,9
Sobrepeso
de 30,0 a 34,9
Obesidade Grau 1
de 35,0 a 39,9
Obesidade Grau 2
a partir de 40,0
Obesidade Grau 3
Levando em conta esses dados, considere as seguintes afirmações:
I. Um indivíduo adulto de 1,70 m e 100 kg apresenta Obesidade Grau 1.
II. Uma das estratégias para diminuir a obesidade na população é aumentar a altura média de seus indivíduos por meio de atividades físicas orientadas para adultos.
III. Uma nova classificação que considere obesos somente indivíduos com IMC maior que 40 pode diminuir os problemas de saúde pública.
Está correto o que se afirma somente em
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Observe a imagem
.
Disponível em: <http://cidadenewsitau.blogspot.com.br/2013_03_15_archive.html>. Acesso em: 17 de nov. 2015.
Enunciado:
O profissional ao lado desenvolve um importante trabalho para o processo da investigação histórica. Esse profissional é o