(ACAFE) Comportamento hormonal define melhor treino físico
No meio científico, já se conhece a relação entre as concentrações do hormônio Fator de Crescimento Insulina-1 ou Insulin Growth Factor-1 (IGF-I) no organismo e o ganho de massa e força muscular e aptidão física de uma pessoa. Agora, pesquisadores do campus de Ribeirão Preto da USP identificaram um comportamento específico desse hormônio durante treinos físicos. O achado deverá servir de marcador biológico da condição física e orientar treinadores na preparação de atletas para competições esportivas.
Fonte: Jornal da USP, 09/04/2018. Disponível em: http://jornal.usp.br
A respeito do tema, analise as afirmações a seguir e marque V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) Os hormônios são mediadores químicos que são lançados no sangue e percorrem o corpo até chegarem aos órgãos-alvo sobre os quais atuam.
( ) As glândulas endócrinas, também denominadas anfícrinas, compõem o Sistema Endócrino, que é responsável pela produção dos hormônios.
( ) O Duodeno é a parte inicial do intestino delgado responsável pela produção dos hormônios secretina, colecistocinina e enterogastrona.
( ) A somatotrofina (ST) é um hormônio proteico produzido pelo hipotálamo e secretado pela glândula hipófise anterior (Adenoipófise). Esse hormônio é responsável por estimular o crescimento e a multiplicação celular em humanos e outros animais vertebrados.
( ) O hormônio Fator de Crescimento Insulina-1 desempenha papel importante no crescimento e desenvolvimento da musculatura, no aumento dos níveis de glicose no sangue, na redução dos níveis de gordura corporal e no aumento da síntese de proteínas.
A sequência correta, de cima para baixo, é: