As crianças que não conseguem enxergar têm o direito de frequentar uma escola.
1. Explique o que deve ser feito para que as crianças cegas aprendam.
2. Escreva uma forma de colaborar e apoiar uma criança que não consegue ver.
Questões relacionadas
- Química | 2.6 Eletroquímica
Considere uma célula eletrolítica na forma de um tubo em H, preenchido com solução aquosa de NaNO3 e tendo eletrodos inertes mergulhados em cada ramo vertical do tubo e conectados a uma fonte externa. Num determinado instante, injeta-se uma solução aquosa de CuCrO4 verde na parte central do ramo horizontal do tubo. Após algum tempo de eletrólise, observa-se uma mancha azul e uma amarela, separadas (em escala) de acordo com o esquema da figura.
Com base nas informações do enunciado e da figura, assinale a opção ERRADA.
- Língua Portuguesa | 1.07 Coesão Textual
(ENEM 2016 2ª APLICAÇÃO) Apesar de
Não lembro quem disse que a gente gosta de uma pessoa não por causa de, mas apesar de. Gostar daquilo que é gostável é fácil: gentileza, bom humor, inteligência, simpatia, tudo isso a gente tem em estoque na hora em que conhece uma pessoa e resolve conquistá-la. Os defeitos ficam guardadinhos nos primeiros dias e só então, com a convivência, vão saindo do esconderijo e revelando-se no dia a dia. Você então descobre que ele não é apenas gentil e doce, mas também um tremendo casca-grossa quando trata os próprios funcionários. E ela não é apenas segura e determinada, mas uma chorona que passa 20 dias por mês com TPM. E que ele ronca, e que ela diz palavrão demais, e que ele é supersticioso por bobagens, e que ela enjoa na estrada, e que ele não gosta de criança, e que ela não gosta de cachorro, e agora? Agora, convoquem o amor para resolver essa encrenca.
MEDEIROS, M. Revista O Globo, n. 790, 12 jun. 2011 (adaptado).
Há elementos de coesão textual que retomam informações no texto e outros que as antecipam. Nos trechos, o elemento de coesão sublinhado que antecipa uma informação do texto é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Observe as imagens a seguir.
a) Observe as imagens da família do Cebolinha, Família do Humberto, Família da Magali e a Família do Chico Bento. Elas são iguais? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Podemos afirmar que as imagens da família do Cebolinha, Família do Humberto, Família da Magali e a Família do Chico Bento são exemplos de famílias? Justifique sua resposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Alguma família representada acima parece com a sua? Qual?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
No ano de 2009, registrou-se um surto global de gripe causada por um variante do vírus Influenza A, designada H1N1. A Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou que os países intensificassem seus programas de prevenção para que não houvesse uma propagação da doença. Uma das ações mais importantes recomendadas pela OMS era a higienização adequada das mãos, especialmente após tossir e espirrar.
A ação recomendada pela OMS tinha como objetivo:
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Na cidade de São Paulo, temos observado, na época chuvosa e com ventos, várias árvores de grande porte tombadas. Essas árvores, geralmente, estão enfraquecidas pelo ataque de cupins que se alimentam da celulose do vegetal. A digestão da celulose, no aparelho digestório do cupim só é possível porque eles possuem protozoários produtores de celulase, enzima que digere a celulose.
Os relacionamentos entre árvore e cupim e cupim e protozoário são considerados, respectivamente.