(PUCRS) Tem-se observado que a exposição extensa e por longo prazo a pesticidas está associada a problemas à saúde humana, como a neurodegeneração. A destruição de neurônios cuja função é transmitir sinais desde o sistema nervoso central até o órgão motor demonstra que a toxina afetou o
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UESB)
Considere uma partícula com massa igual a 3,2.10-17g eletrizada positivamente, lançada com velocidade de módulo igual a 50,0 m/s na região de um campo magnético uniforme de intensidade 5,0 T, que forma um ângulo de 30° com as linhas de indução magnética, conforme a figura. Admitindo-se a carga fundamental, em valor absoluto, como sendo 1,6.10-19 C, o raio do movimento helicoidal uniforme descrito pela partícula, em m, é igual a
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
(PUC-PR) A Agência Nacional das Águas (ANA) afirma que “as causas da crise hídrica não podem ser reduzidas apenas às menores taxas pluviométricas verificadas nos últimos anos, pois outros fatores relacionados à gestão da demanda e à garantia da oferta são importantes para agravar ou atenuar sua ocorrência.” (ANA – Encarte especial sobre a crise hídrica, 2014).
Uso de água nas regiões hidrográficas brasileiras
Regiões
Humana urbana
Humana rural
Industrial
Irrigação
Animal*
Amazônica
30%
7%
6%
29%
27%
Tocantins-Araguaia
25%
4%
4%
39%
28%
Parnaíba
32%
7%
3%
47%
12%
São Francisco
18%
3%
10%
64%
5%
Uruguai
05%
1%
3%
86%
5%
24%Paraná
33%
2%
33%
24%
7%
Paraguai
28%
2%
3%
22%
46%
Brasil
27%
3%
18%
46%
7%
*Uso animal: inclui dessedentação, higiene e demais usos de água para permitir a atividade de criação.
Fonte: adaptado de Agência Nacional das Águas – ANA. GEO Brasil Recursos Hídricos. Componente da
Série de Relatórios sobre o Estado e Perspectivas do Meio Ambiente no Brasil. Brasília – DF, 2007.
Disponível em:
. Acesso em: 28 ago. 2015. Uma reflexão sobre o uso da água nas principais bacias hidrográficas e a crise hídrica que afeta algumas regiões brasileiras alerta que o uso racional da água exige
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UPE) O filo Chordata inclui os protocordados e os craniados. Seus exemplares são animais triblásticos, celomados e deuterostômios. Analise a figura abaixo que mostra uma provável relação filogenética entre os cordados.
Com base na análise da figura, os números representam a presença de
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Observe o desenho esquemático.
Fonte: Márcia Cezimbra / O GLOBO.
O professor de ciências colocou o desenho na parede e pediu que um dos alunos, utilizando o cartaz, explicasse, o que aconteceria se a mulher tivesse sua trompa cortada.
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
(UPE) Há 60 anos, Watson e Crick publicaram um artigo sobre a estrutura do ácido desoxirribonucleico (DNA). Leia, a seguir, trechos traduzidos e adaptados da publicação original.
(Fonte: Watson, J. D. e Crick, FHC – 1953. Molecular Structure of Nucleia Acid. Nature v. 171, n. 4356, p.737-738).
Uma estrutura para o ácido nucleico foi proposta anteriormente por Pauling e Corey (1953), na qual o modelo consiste de três cadeias entrelaçadas com os fosfatos próximos do eixo do filamento e as bases localizadas na parte externa.... Fraser também apresenta um modelo de estrutura com três cadeias. Nesse modelo, os fosfatos estão na parte externa, e as bases, na interna, unidas por ligações de hidrogênio (...)Propomos uma estrutura radicalmente diferente para o sal de ácido desoxirribonucleico. Essa estrutura tem duas cadeias helicoidais, cada uma delas enrolada em torno do mesmo eixo (...)Foi observado experimentalmente, por Chargaff e Wyatt (1952), que a razão entre as quantidades de adenina e timina e a razão entre guanina e citosina são sempre muito próximas da unidade para o DNA (...)Os dados de raios-X sobre o DNA, publicados por Atsbury (1974), Wilkins e Randal (1953), são insuficientes, mas compatíveis com os dados experimentais de helicoidização da molécula (...)Não escapou à nossa observação que o emparelhamento específico que postulamos sugere imediatamente um possível mecanismo de cópia para o material genético. (...)Sobre a estrutura do DNA e com base no texto, assinale a alternativa CORRETA.