(UFPR) A narcolepsia é um distúrbio de sono que acomete a espécie humana e outros animais. Com o objetivo de investigar a causa da doença, pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) introduziram cães narcolépticos em sua colônia de animais saudáveis e realizaram cruzamentos, alguns deles representados no heredograma abaixo. Os animais 1, 2, 4 e 11 são os animais narcolépticos introduzidos na colônia. Após anos de pesquisa concluíram que nos cães a transmissão da narcolepsia é resultante da ação de um par de alelos. A partir dessas informações, responda:
Qual é a probabilidade de um filhote do casal formado pelos animais 13 e 16 nascer com narcolepsia?
Questões relacionadas
- Física | C. Aparelhos de Medidas Elétricas
Uma residência possui dois aparelhos de TV, duas geladeiras, um computador, um ferro elétrico e oito lâmpadas incandescentes. A resistência elétrica de cada equipamento está representada pela figura I. A tensão elétrica que alimenta a rede da residência é de 120 V.
Um eletricista fez duas ligações, que se encontram representadas pelas figuras II e III.
Com base nas informações, verifica-se que a corrente indicada pelo amperímetro da figura
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
A mensagem digitada no celular, enquanto você dirige, tira a sua atenção e, por isso, deve ser evitada. Pesquisas mostram que um motorista que dirige um carro a uma velocidade constante percorre “às cegas” (isto é, sem ter visão da pista) uma distância proporcional ao tempo gasto a olhar para o celular durante a digitação da mensagem. Considere que isso de fato aconteça. Suponha que dois motoristas (X e Y) dirigem com a mesma velocidade constante e digitam a mesma mensagem em seus celulares. Suponha, ainda, que o tempo gasto pelo motorista X olhando para seu celular enquanto digita a mensagem corresponde a 25% do tempo gasto pelo motorista Ypara executar a mesma tarefa.
Disponível em: http://g1.globo.com. Acesso em: 21 jul. 2012 (adaptado).
A razão entre as distâncias percorridas às cegas por X e Y, nessa ordem, é igual a:
- Arte | 7. Cultura e Arte Popular
Leia a receita apresentada a seguir.
TACACÁ
2 litros de tucupi temperado
4 dentes de alho
4 pimentas de cheiro
4 maços de jambu
1/2 kg de camarão
1/2 xícara de goma de mandioca
Sal a gosto
Modo de servir: muito quente, em cuias, temperado com pimenta.
Disponível em:. Acesso em: 9 set. 2013.
Comer é um ato social, histórico, geográfico, religioso, econômico e cultural. O preparo dos alimentos, a escolha dos ingredientes e a maneira de servir identificam um grupo social e ajudam a estabelecer uma identidade cultural. Essa receita, “Tacacá”, comida muito apreciada na culinária paraense, demonstra
- Biologia
(Uefs) Cada filo é definido por um padrão estrutural básico, que confere ao organismo um funcionamento integrando as diferentes partes. Esse padrão fundamental implica uma rede de relações entre os grupos de unidades estruturais que compõem o organismo e que estabelecem uma eficiente inter-relação funcional.
Com base nas informações e em conhecimentos referentes à classificação dos animais e à dinâmica evolutiva, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, explique aos alunos que ser ético significa tudo aquilo que está relacionado com o comportamento moral do ser humano e sua maneira de conviver com as pessoas. A forma de agir no dia a dia determina o comportamento das pessoas como sendo ético ou antiético.
1.2. Peça aos alunos que, de acordo com a cena, escrevam no quadro se a atitude é ética ou antiética.
Disponível em: <https://igrejauniversal.pt/site/wp-content/uploads/2017/01/social1-706x432.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://www.jornaldelavras.com.br/media/imagens/Noticias/aluno_agressivo.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
Disponível em: <http://casaarrumadadecor.com.br/wp-content/uploads/2013/10/filhos-tarefas.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018.
2. Segundo passo
2.1. Professor, apresente para os alunos a tirinha do Armandinho.
2.2. Pergunte aos alunos do Armandinho ter dito ao pai que tem vergonha do tênis quando vê crianças descalças na rua.
Disponível em: <https://i.pinimg.com/originals/3b/53/70/3b5370defea484fa98937ebbbad047c4.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3. Terceiro passo
3.1. Professor, reflita com os alunos as três perguntas que devemos fazer para agirmos com ética.
Nem tudo que você quer você pode.
Nem tudo que você pode você deve.
Nem tudo que você deve você quer.
Disponível em: <http://anttenado.antt.gov.br/wp-content/uploads/2017/08/campanha-%C3%A9tica-01.jpg>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Divida a turma em grupos. Cada grupo vai escolher uma frase e apresentar uma dramatização sobre ela para os colegas. Ao final de cada apresentação dos grupos, o restante da turma deverá dizer qual a frase que eles estão dramatizando. É fundamental que, na apresentação, fique claro o sentido dado para cada frase.