(UFG) Leia a reportagem abaixo.
Por que filhos de casamentos consanguíneos podem nascer com anomalias genéticas?
A natureza criou um recurso que faz com que determinadas anomalias genéticas fiquem guardadinha sem seu cromossomo esperando para, quem sabe um dia, serem extintas.
Quanto maior o grau de parentesco, maior o risco de ter um filho portador de uma determinada anomalia genética.
Superinteressante. São Paulo, jul. 2008. p. 52. (Adaptado).
Considerando a consanguinidade, a ocorrência dessas anomalias se deve
Questões relacionadas
- Biologia
(UFRN) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Caros candidatos;
Vocês estão convidados a fazer um passeio numa área de Mata Atlântica, onde verão um maravilhoso ecossistema.
Nesse passeio, vocês estarão em contato com a natureza, verão de perto a diversidade da fauna e da flora, compreenderão como as espécies se inter-relacionam, se reproduzem e como se dão alguns fenômenos biológicos nos seres que vivem ali e até naqueles que visitam esse ambiente.
Vocês terão a oportunidade de verificar de que maneira o homem pode interferir nesse meio, alterando-o, e quais as conseqüências disso. Também serão convocados a responder a questões básicas no campo da Biologia. Para tanto, contarão com a companhia de Ribossomildo, um experiente pesquisador, que lhes servirá de guia. Ele dispõe de material para ilustrar, quando necessário, essa atividade de campo.
Fiquem tranquilos: vocês estão preparados, e o passeio será muito proveitoso, pois Ribossomildo só lhes dará informações cientificamente corretas. Vamos lá?!!!
O grupo constata que, na área desmatada, há uma grande quantidade de lixo despejado por moradores das proximidades, o que certamente contribui para aumentar o número de casos de ascaridíase. Esse aumento acontece porque:
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
De certo modo o toxicômano diz a verdade sobre nossa condição social atual, quer dizer, temos a tendência de tornarmo-nos todos adictos em relação a determinados objetos, cuja presença se tornou para nós indispensável. Todas as nossas referências éticas ou morais não têm nada de sério diante do toxicômano, porque fundamentalmente somos viciados como ele.
MELMAN, C. Novas formas clínicas no início do terceiro milênio. Porto Alegre: CMC, 2003.
No trecho, o autor propõe uma analogia entre o vício individual e as práticas de consumo sustentada no argumento da
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
O mundo da produção material e do trabalho na contemporaneidade é cada vez mais marcado pela especialização flexível, isto é, pela assimilação da tecnologia da informação à atividade produtiva e pela adaptação da força de trabalho a essas novas circunstâncias. A flexibilidade possibilita a satisfação das demandas de grupos de consumidores cada vez mais diferenciados no mercado de massa. A reorganização produtiva do capitalismo permite diversificar produtos para nichos de mercado cada vez mais específicos.
FRIDMAN, L. C. Vertigens pós-modernas: configurações institucionais contemporâneas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2000 (adaptado).
Sobre a flexibilidade, o ponto de vista apresentado no texto tem como fundamento uma
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Antes de técnicas modernas de determinação de paternidade por exame de DNA, o sistema de determinação sanguínea ABO foi amplamente utilizado como ferramenta para excluir possíveis pais. Embora restrito à análise fenotípica, era possível concluir a exclusão de genótipos também. Considere que uma mulher teve um filho cuja paternidade estava sendo contestada. A análise do sangue revelou que ela era tipo sanguíneo AB e o filho, tipo sanguíneo B.
O genótipo do homem, pelo sistema ABO, que exclui a possibilidade de paternidade desse filho é: - Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UNICENTRO) A atração e a repulsão entre corpos eletricamente carregados têm muitas aplicações industriais, como a pintura eletrostática, o recolhimento de cinzas em chaminés e a xerografia. Considere duas partículas de mesma carga colocadas a 3,2mm de distância uma da outra, no vácuo, e liberadas do repouso. O módulo da aceleração inicial da primeira partícula é 7,0m/s² e o da segunda é 9,0m/s². Sendo a massa da primeira partícula igual a 63,0g e K= 9,0.109N.m²/C2 , é correto afirmar: