(COL. NAVAL) O albinismo é um distúrbio genético humano causado por um gene autossômico recessivo. Indivíduos albinos são caracterizados pela ausência parcial ou total de pigmento na pele, no cabelo e nos olhos. Essas características seguem os padrões de herança decorrentes da 1ª lei de Mendel. Os símbolos “A” e “a” representam os alelos dominante e recessivo, respectivamente. Assinale a opção que apresenta a probabilidade de nascimento de uma criança de pele com pigmentação normal, descendente de uma mulher Albina e um homem heterozigoto de pele com pigmentação normal. Considere que o casal já tem um filho albino.
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Há algumas verdades que superaram todo poder da razão humana, como a verdade de que Deus é uno e trino. Outras verdades podem ser pensadas pela razão natural, por exemplo, as verdades de que Deus existe, de que Deus é uno, e outras mais […] É necessário recorrer à razão, à qual todos devem assentir.
AQUINO, Tomás de. In: REALE, Giovanni. História da Filosofia: Patrística e Escolástica. 3. ed. São Paulo: Paulus, 2007. p. 213. (adaptado)
De acordo com o texto e com o pensamento teórico de São Tomás de Aquino, as “outras” verdades divinas são
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Leia a história em quadrinhos da Turma da Mônica. Em seguida, responda à questão.
Disponível em http://www.monica.com.br/index.htm. Acesso em 01 jun. 2011
No final da HQ, Mônica fica surpresa com a atitude de Cebolinha.
- a) O que Cebolinha fez para deixá-la surpresa?
- b) Por que Cebolinha estava agindo assim?
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A pólvora é considerada a primeira mistura explosiva, usada na China, na Arábia e na Índia. Há textos chineses antigos que a denominam “substância química do fogo”, mesmo sendo uma mistura, em proporção estequiométrica dos compostos: nitrato de potássio, carvão e enxofre. A combustão da pólvora produz uma grande quantidade de gases, responsável por um súbito aumento de volume, o que caracteriza a explosão.
4 KNO3(s) + 7 C(s) + S(s) ® 3 CO2(g) + 3 CO(g) + 2 N2(g) + K2CO3(s) + K2S(s)
São conhecidas as massas molares do carbono (12 g/mol), do nitrogênio (14 g/mol), do oxigênio (16 g/mol), do enxofre (32 g/mol) e do potássio (39 g/mol). Considerando que a reação ocorra nas condições ambientes, em que o volume molar é 25 L/mol, a queima de 260 g de pólvora provoca uma variação de volume gasoso de
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Uma grande empresa de alimentos destina 30% de sua produção mensal para exportação, o que representa 570 toneladas de alimentos. O restante é destinado ao comércio interno. O total de alimentos que é produzido por essa empresa mensalmente e que é destinado para as distribuidoras nacionais é de
- Arte - Fundamental | 03. Estudo das Cores
A luz é um elemento fundamental na pintura e aprender a observá-la através do exercício do desenho é uma parte importante do ensino de arte.
Pintores como Monet têm luz e movimento
Valéria Peixoto de Alencar*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Tente descrever o quadro abaixo, um dos clássicos de Monet.
Note que não é possível ver os detalhes das pessoas, dos barcos, nem da paisagem que são retratados, embora tais elementos possam ser identificados, e seja possível perceber o efeito de luz e sombra.
A combinação de cores e pinceladas nesse quadro de Monet dão apenas uma "impressão" dessa paisagem, daí o nome do quadro.
Ao olhar uma obra impressionista de perto, veem-se apenas pinceladas separadas que parecem manchas sem contorno. Vistas de longe, as pinceladas organizam-se para os nossos olhos criando formas e luminosidade.
Foi essa tela de Monet que inspirou o crítico de arte Louis Leroy para denominar o movimento artístico: impressionismo. Era uma forma de menosprezar esse tipo de pintura que não seguia os padrões estabelecidos pela academia e sua pintura realista.
Impressão: o Nascer do Sol", de Monet (1874)
Luz e movimento
Os artistas impressionistas não tinham mais interesse em temas ligados à nobreza, à igreja, ou em produzir retratos fiéis à realidade. Queriam ver o quadro como obra em si mesma. Um dos motivos de tais questionamentos teria sido a invenção da fotografia. A lógica era: para que fazer quadros que copiem a realidade de maneira exata, se para isso já existe a fotografia?
Não foi à toa que a primeira exposição dos impressionistas deu-se na casa de um dos pioneiros da fotografia, Félix Nadar. A técnica da fotografia também abrange o estudo da luz, uma das principais preocupações dos artistas impressionistas.
Além da luz, o movimento percebido pelas pinceladas soltas também é elemento crucial dessa pintura. Interessados pela natureza, os impressionistas procuravam captar em suas telas o efêmero e o fugaz da vida ao ar livre.
Em seus quadros podem-se ver o movimento das águas, os reflexos da luz, a dissolução das imagens, a fumaça de um trem que chega à estação, o nevoeiro sobre um rio, a indefinição no contorno das figuras que se mexem no palco, no baile, na relva. A ideia é pintar o que não pode se repetir, um determinado instante.
O Salão dos Recusados
Toda essa inovação na forma de pintar teve início com Édouard Manet (1832-1883), que não se considerava um impressionista. Ele utilizou em suas obras cores vibrantes e luminosas, abandonando o método acadêmico de suaves gradações de cores.
Em 1863, ao ter duas telas recusadas para participar do Salão Oficial dos Artistas Franceses, Manet, com outros artistas, organizou uma mostra paralela à oficial, o Salão dos Recusados.
Depois desse salão, vários artistas, entre eles Renoir, Degas, Pissaro, Cézanne, Monet e Morisot, passaram a organizar suas próprias exposições (1874-1886).
Na reprodução da tela acima, pode-se observar a preocupação de Manet em registrar Claude Monet, seu contemporâneo, pintando ao ar livre. O quadro contém o que se denomina metalinguagem, ou seja, uma linguagem que fala de si mesma - no caso, a pintura que fala da própria pintura.
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Claude Monet Pintando Em seu Barco-Estúdio", de Manet (1870)
Experimente você mesmo!
Claude Monet pintou o Parlamento de Londres em diferentes momentos do dia, com diferentes luminosidades. Observar:
Observe um objeto próximo à janela, no quintal, no jardim e desenhe-o em diferentes horários, notando a diferença de intensidade da luz. Você também pode fazer essa experiência fotografando.
Para ter uma obra no estilo impressionista, você deve fazer o desenho sem linhas de contorno. Varie também nas cores!
*Valéria Peixoto de Alencar' é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp
*Valéria Peixoto de Alencar é historiadora formada pela USP e cursa o mestrado em Artes no Instituto de Artes da Unesp.
http://educacao.uol.com.br/artes/ult1684u13.jhtm
Converse com a turma sobre o tema e peça que pesquisem sobre a luz e sombra em livros, revistas, jornais e sites, abra uma roda de discussão para os alunos poderem compartilhar as informações descobertas nas pesquisas, aproveite para compartilhar o texto acima e promova uma leitura das imagens contidas no texto e das imagens apresentadas pelos alunos, com foco na luz e sombra.
Proponha aos alunos que façam desenhos de observação. Podem ser figuras simples: por exemplo, a borracha, ou uma cadeira da sala de aula, ou ainda pode-se utilizar desenhos prontos, apenas contornados. Depois, os alunos devem preocupar-se com a luz e a sombra dos desenhos. Não é para colorir. Deve-se utilizar apenas lápis preto ou caneta esferográfica fazendo hachuras que - por vezes mais esparsas e por outras mais densas - dão o efeito claro-escuro.
Ao final da atividade monte um painel com os trabalhos na sala de aula.