(UFF) “Após o anúncio histórico da criação de vida artificial no laboratório do geneticista Craig Venter, o mesmo responsável pela decodificação do genoma humano em 2001, o presidente dos EUA, Barack Obama, pediu a seus conselheiros especializados em biotecnologia para analisarem as consequências e as implicações da nova técnica.”
(O Globo on line, 22/05/2010)
A experiência de Venter ainda não explica como a vida começou, mas reforça novamente que, sob determinadas condições, fragmentos químicos são unidos para formar a principal molécula responsável pelo código genético da vida.
Para a síntese de uma molécula de DNA em laboratório, a partir de uma fita molde de DNA, além do primer, deve-se utilizar
Questões relacionadas
- Química | 2.5 Oxirredução
(FUVEST 2009 1ª FASE) A pólvora é o explosivo mais antigo conhecido pela humanidade. Consiste na mistura de nitrato de potássio, enxofre e carvão. Na explosão, ocorre uma reação de oxirredução, formando-se sulfato de potássio, dióxido de carbono e nitrogênio molecular. Nessa transformação, o elemento que sofre maior variação de número de oxidação é o:
- Matemática | 1.12 Sistema de Equações do 1º Grau
Uma senhora resolveu vender bombons e trufas na porta de uma escola para complementar a renda familiar. No primeiro dia, ela faturou R$ 107,50 com a venda de 25 bombons e 15 trufas. No dia seguinte, seu faturamento foi igual a R$ 185,00 e foram vendidos 20 bombons e 45 trufas.
Um aluno que comprou, dessa senhora, 4 bombons e 3 trufas, pagou a quantia de
- Filosofia | 5. Contemporânea
(UFSM) Há muitas razões para valorizar a ciência. A importância de prever e explicar fenômenos naturais e facilitar nosso controle de ambientes hostis, facilitando nossa adaptação, é uma delas. Em função do sucesso que a ciência tem em explicar muitos fenômenos, a maioria das pessoas não diretamente envolvidas com atividades científicas tende a pensar que uma teoria científica é um conjunto de leis verdadeiras e infalíveis sobre o mundo natural. Mudanças teóricas radicais na história da ciência (como a substituição de um modelo geocêntrico por um modelo heliocêntrico de explicação do movimento planetário) levaram filósofos a suspeitar dessa imagem das teorias científicas. A teoria da ciência do físico e filósofo austríaco Karl Popper se caracterizou por sustentar que as leis científicas possuem um caráter
I. hipotético e provisório.
II. assistemático e irracional.
III. matemático e formal.
IV. contraditório e tautológico.
É/São verdadeira(s) a(s) assertiva(s)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Os textos I e II estão relacionados ao uso do celular. Leia-os e resolva as questões.
TEXTO I
SEU CELULAR TAMBÉM É NOSSO
Espero que você atenda seu telefone para resolver um problema meu. Você não pode fugir disso
Ter um endereço fixo significa que sabemos dizer onde podemos ser encontrados. Tornar acessível esse endereço é se dispor ao encontro: indica que estamos disponíveis.
Antigamente, se alguém morava fora da área de entrega dos Correios, alugava uma Caixa Postal, e lá passava, de tempos em tempos, para recolher a correspondência.
Hoje, temos outras pertinências e ficamos independentes do espaço geográfico. Mas o celular, o e-mail, o Skype e o Facebook também são endereços, é claro.
À primeira vista, podemos imaginar que o aumento no número de endereços representa enorme soma de liberdade e acessibilidade. Mas, como tudo, esse excesso é uma faca de dois gumes.
Por um lado, sou acessível. Por outro, não posso deixar de sê-lo. Aquele a quem forneci as informações sobre como me encontrar está contando com essa possibilidade.
Resta a secretária eletrônica, usada em momentos de necessidade e, também, para atender a um desejo eventual de isolamento, um pouquinho que seja.
O celular é para uso de cada um, mas também para uso de todos que receberam aquele número. Do mesmo modo que os outros podem organizar uma festa e contar com a sua presença, também podem contar com os seus serviços, com o seu apoio.
Esses recursos todos, do endereço da residência ao endereço na nuvem da internet, são prolongamentos de si próprio, são o "si próprio" em outras dimensões.
Assim como você não pode deixar de retribuir a um cumprimento face a face (a não ser que queira fazer uma má-criação), não pode se ausentar de suas dimensões tecnológicas e virtuais. O outro conta com você. Você é o seu e-mail. Se você me deu o seu endereço eletrônico, é porque você o consulta e eu posso imaginar que a mensagem que te mandei tenha sido recebida.
O aparelho de celular pode ser seu, mas é meu também, quando quero falar com você. Eu conto com você atendendo o seu celular para resolver um problema meu. Fosse em 1900, eu precisaria mandar um mensageiro até você ou uma carta. O seu celular faz parte da programação do meu tempo. O ato de deixá-lo sem bateria ou desligado por muito tempo pode acarretar dificuldades para aqueles que te conhecem nas dimensões virtual e tecnológica.
Você não é mais apenas um corpo com uma localização geográfica. O outro com quem você compartilha o universo virtual é, também, alguém que te vê e te sente em todas as suas extensões.
MAUTNER, Anna Veronica. Seu celular também é nosso. Jornal Folha de São Paulo. 19 de jul. de 2011. Disponível em http://www1.folha.uol.com.br/fsp/equilibrio/eq1907201101.html. Acesso em: 19 de jul. de 2011.
TEXTO II
O objetivo comunicativo do texto II é fazer uma campanha contra o uso do celular ao volante. Relacione o texto I ao objetivo comunicativo do texto II.
- Geografia - Fundamental | 6.4 Tipos de Clima
Leia as informações e analise imagem a seguir.
Em virtude da localização geográfica do continente africano, existe uma diversidade de climas. As disparidades climáticas existentes na África são responsáveis pelos índices pluviométricos que variam de acordo com as regiões. A área destacada no mapa apresenta clima intertropical com grande incidência de precipitação. (Trecho do texto adaptado)
Disponível em: http://www.google.com.br/search?q=clima+da+áfrica&hl=pt-BR&prmd=imvns&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei= Acesso em: 20 de mar 2012.
O tipo climático em destaque é