(FUVEST 2009 1ª FASE) A pólvora é o explosivo mais antigo conhecido pela humanidade. Consiste na mistura de nitrato de potássio, enxofre e carvão. Na explosão, ocorre uma reação de oxirredução, formando-se sulfato de potássio, dióxido de carbono e nitrogênio molecular. Nessa transformação, o elemento que sofre maior variação de número de oxidação é o:
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
12. Texto base: Leia o texto a seguir. A injusta condenação de um sábio Galileu Galilei (1564 – 1642), italiano nascido em Pisa, é considerado um dos criadores da Ciência Moderna. Ele escreveu várias obras e ajudou a realizar grande revolução nas ciências. Em 1633, Galileu foi preso pela Santa Inquisição por afirmar que o Sol é o centro do Universo e está imóvel e que a Terra não é o centro e que se move. Mesmo assim, Galileu continuou suas pesquisas. Cego, ditava seus trabalhos a um amigo. Aos 78 anos, o grande sábio morreu murmurando que a Terra se move. Em 1992, após 359 anos da condenação imposta a Galileu, o papa João Paulo II, livrou o sábio da condenação, considerando-o um “crente sincero” e um “físico genial”. CHASSOT, Attico. A Ciência através dos tempos. S.P: Moderna, 1994. p.9. (Fragmento).
Enunciado:
Galileu se enganou quanto a uma característica do Sol. Extraia essa característica do segundo parágrafo e, considerando os conhecimentos científicos da atualidade, justifique o engano cometido por esse ilustre sábio.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 3.05 Orações Coordenadas
Leia o editorial para responder à questão. Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas As notícias falsas tornaram-se uma epidemia mundial, um vírus da maior periculosidade, que pode provocar males que vão desde pequenos tremores até distorções graves, como influenciar o resultado de uma eleição. O fenômeno ganhou tal dimensão que até gigantes da internet, como o Google e o Facebook – cuja meta principal sempre foi ampliar o número de usuários, pois não produzem conteúdo – começaram a preocupar-se com o assunto, buscando meios para evitar que suas redes sejam retransmissoras das chamadas “fake news”. A imprensa clássica – depositária do jornalismo profissional e de métodos de apuração e checagem comprovados historicamente – foi a primeira a chamar a atenção para o problema, iniciando uma batalha contra as notícias falsas. O contexto levou os jornais a lançarem uma campanha internacional em defesa da informação segura e comprovada – ou seja, de proteção da verdade. Como alertou a [...] jornalista Luciana Dummar, em matéria publicada na edição de [30/03/2017]: “Os grandes jornais precisam dar as mãos e mostrar onde está a mentira”. As empresas jornalísticas de credibilidade, cujas marcas são uma espécie de selo de qualidade, tornaram-se certificadoras de notícias, e são cada vez mais buscadas pelos leitores, como mostram vários estudos. Ao mesmo tempo, os jornais impressos aparecem nas pesquisas como detentores das maiores taxas de credibilidade, em comparação com outras mídias [...] Editorial: O combate sem trégua às notícias falsas. O povo, 1º abr. 2017. Disponível em: <www.opovo.com.br/jornal/opiniao/
2017/04/editorial-o-combate-sem-tregua-as-noticias-falsas.html>. Acesso em: 18 fev. 2018.
Há dois termos em destaque e coordenados entre si no fragmento:
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
No filme Avatar, de James Cameron (20th Century Fox, 2009), os nativos de Pandora, chamados Na’Vi, são indivíduos com 3 metros de altura, pele azulada, feições felinas e cauda que lhes facilita o deslocar por entre os galhos das árvores.
Muito embora se trate de uma obra de ficção, na aula de biologia os Na’Vi foram lembrados. Se esses indivíduos fossem uma espécie real, sem parentesco próximo com as espécies da Terra, e considerando que teriam evoluído em um ambiente com pressões seletivas semelhantes às da Terra, a cauda dos Na’Vi, em relação à cauda dos macacos, seria um exemplo representativo de estruturas
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
(UCS) Gases apresentam a propriedade de dissolver uma quantidade máxima de vapor de água, de acordo com a temperatura em que se encontram. Ao atingir esse limite máximo, o gás fica saturado de vapor de água; a partir desse ponto, a água passará a se condensar formando pequenas gotículas de líquido. O ar atmosférico, por exemplo, pode dissolver uma quantidade máxima de vapor de água, expressa a cada temperatura e em unidades de pressão, conforme está apresentado no quadro abaixo.
A umidade relativa (UR) é um termo utilizado com frequência pelos meteorologistas para indicar a quantidade de vapor de água presente no ar atmosférico. Em uma mesma temperatura, a UR pode ser obtida pela razão entre a pressão parcial de vapor de água presente no ar e a pressão máxima de vapor de água. Assim, um local onde a temperatura encontra-se a 20 °C e a pressão parcial de vapor de água é igual a 10,5 mm Hg terá uma UR, em termos percentuais, de:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Por que será que há crianças no mercado de trabalho?