(UEL) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específico de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético. Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.7 Razão, Proporção e Regra de Três
(ENEM 2015 2º APLICAÇÃO) Uma fábrica vende pizzas congeladas de tamanhos médio e grande, cujos diâmetros são respectivamente 30 cm e 40 cm. Fabricam-se apenas pizzas de sabor muçarela. Sabe-se que o custo com os ingredientes para a preparação é diretamente proporcional ao quadrado do diâmetro da pizza, e que na de tamanho médio esse custo é R$ 1,80. Além disso, todas possuem um custo fixo de R$3,00, referente às demais despesas da fábrica. Sabe-se ainda que a fábrica deseja lucrar R$ 2,50 em cada pizza grande.
Qual é o preço que a fábrica deve cobrar pela pizza grande, a fim de obter o lucro desejado?
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UPE) Whales are people, too
One of the most important features of science is that scientific progress regularly leads to important ethical questions. This is particularly true with research about cetaceans — whales, dolphins and the like — because it has become increasingly apparent that the inner life of these nonhumans is more complex than most humans realize. We have learned that their capacity for suffering is significantly greater than has been imagined — which makes much human behavior towards these nonhumans ethically problematic.
There is now ample scientific evidence that capacities once thought to be unique to humans are shared by these beings. 1Like humans, whales and dolphins are 'persons'. That is, they are self-aware beings with individual personalities and a rich inner life. They have the ability to think abstractly, feel deeply and choose their actions. Their lives are characterized by close, long-term relationships with conspecifics in communities characterized by culture. In short, whales and dolphins are a “who”, not a “what”.
2However, as the saying goes, there is good news and there is bad news.
The good news is that the scientific community is gradually recognizing the importance of these ethical issues. For example, more marine mammal scientists are steering away from doing research on captive dolphins. More significantly, a small group of experts who met at the Helsinki Collegium for Advanced Studies in the spring of 2010 to evaluate the ethical implications of the scientific research on cetaceans concluded that the evidence merited issuing a Declaration of Rights for Cetaceans: Whales and Dolphins. This group included such prominent scientists as Lori Marino and Hal Whitehead. Particularly important in this declaration was the recognition that whales and dolphins are persons who are "beyond use". Treating them as 'property' is indefensible.
Unfortunately, while there has been consistent progress in scientists' sensitivity to the ethical issues, the same cannot be said for those who use cetaceans to generate revenue.
Disponível em: www.abc.net.au/environment/articles. (Adaptado)
As palavras Like (ref. 1) e However (ref. 2) estabelecem, respectivamente, relações de:
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Várias vezes você já deve ter deparado com algum artista de rua que utiliza o corpo para representar sua arte. Você também já deve ter visto na TV ou mesmo já ter assistido a algum espetáculo no qual o corpo do artista é o elemento principal para sua arte. Levante com sua turma as várias formas de fazer arte com o corpo. Escolha aquela que você mais gostou e em dupla deite sobre um papel pardo grande. Seu colega vai reproduzir o contorno do seu corpo e depois você vai pintá-lo e enfeitá-lo. Em seguida você vai fazer o mesmo com seu colega. Mãos á obra!
- Matemática | 10. Estatística
Numa turma de inclusão de jovens e adultos na educação formal profissional (Proeja), a média aritmética das idades dos seus dez alunos é de 32 anos. Em determinado dia, o aluno mais velho da turma faltou e, com isso, a média aritmética das idade dos nove alunos presentes foi de 30 anos.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br.Acesso em 10 mar.2012 (adaptado)
Qual é a idade do aluno que faltou naquela turma?
- Física | 1.2 Vetores
(ENEM) Os automóveis A e B se movem com velocidades constantes vA = 50 km/h e vB = 30 km/h, em relação ao solo, ao longo das estradas EA e EB, indicadas na figura. Sabendo que a velocidade relativa entre os carros é dada pela diferença entre suas velocidades, determine o módulo da velocidade relativa, em km/h.