(IMED) O dobro da área do triângulo equilátero inscrito em uma circunferência de equação x² + y² + 6x – 2y – 6 = 0, representada no sistema de coordenadas cartesianas, é igual a:
Questões relacionadas
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UFG) A figura a seguir ilustra a estrutura e o funcionamento de uma cafeteira italiana. Na sua parte inferior, uma fração do volume é preenchido com água e o restante por um gás contendo uma mistura de ar e vapor de água, todos à temperatura ambiente. Quando a cafeteira é colocada sobre a chama do fogão, o café produzido é armazenado no compartimento superior da cafeteira em poucos minutos.
O processo físico responsável diretamente pelo funcionamento adequado da cafeteira é:
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
(UNESP) Observe a figura.
A respeito do contexto apresentado, é correto afirmar:
- Física | 2.4 Gravitação Universal
(UNIT) A hipótese de que a Terra e a Lua possam ser tratadas como partículas puntiformes no cálculo da força sobre a Lua é razoável, tendo em vista que ambas podem ser consideradas como aproximadamente esféricas e com densidade uniforme.
Considerando-se que, na superfície da Lua, a aceleração da gravidade da Lua é g, a uma distância do centro da Lua igual a 4 vezes o seu raio, a aceleração, devido à gravidade será igual, em termos de g, a
- Física | 4.4 Lentes e Visão
O avanço tecnológico da medicina propicia o desenvolvimento de tratamento para diversas doenças, como as relacionadas à visão. As correções que utilizam laser para o tratamento da miopia são consideradas seguras até 12 dioptrias, dependendo da espessura e curvatura da córnea. Para valores de dioptria superiores a esse, o implante de lentes intraoculares é mais indicado. Essas lentes, conhecidas como lentes fácicas (LF), são implantadas junto à córnea, antecedendo o cristalino (C), sem que esse precise ser removido, formando a imagem correta sobre a retina (R).
O comportamento de um feixe de luz incidindo no olho que possui um implante de lentes fácicas para correção do problema de visão apresentado é esquematizado por:
- Química
O consumo excessivo de íons sódio é um dos principais fatores de risco para a hipertensão arterial. A ingestão elevada dessa espécie também se associa com acidente vascular cerebral, hipertrofia ventricular esquerda e doenças renais. Sobre o elemento químico sódio, é correto afirmar: