Os corais funcionam como termômetros, capazes de indicar, mudando de coloração, pequenas alterações na temperatura da água dos oceanos. Mas, um alerta, eles estão ficando brancos. O seu clareamento progressivo acontece pela perda de minúsculas algas, chamadas zooxantelas, que vivem dentro de seus tecidos, numa relação de mutualismo.
Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 6 dez 2012 (adaptado).
O desequilíbrio dessa relação faz com que os pólipos que formam os corais tenham dificuldade em:
Questões relacionadas
- Física | B. Força Magnética
(UNEB) Tão complexas quanto a química da vida, as condições para o bom crescimento das plantas se resumem em três números que representam as porcentagens de nitrogênio, fósforo e potássio, impressas em destaque em todas as embalagens de fertilizantes. No século XX, esses três nutrientes permitiram que a agricultura aumentasse a produtividade e que a população mundial crescesse seis vezes mais. O nitrogênio vem do ar, mas o fósforo e o potássio veem do solo. As reservas de potássio são suficientes para séculos, mas com o fósforo a situação é diferente. É provável que os suprimentos disponíveis de imediato comecem a esgotar-se no final do século. Muitos dizem que quando isso acontecer, a população terá alcançado um pico além do que o planeta pode suportar em termos de sustentabilidade. O fósforo, junto com o nitrogênio e o potássio, é um elemento crucial para os fertilizantes. É extraído de rochas ricas em fósforo, na forma de fosfato. O fósforo não ocorre livre na natureza, aparecendo principalmente na forma de fosforita, Ca3(PO4)2, fluorapatita, Ca5(PO4)3F e hidroxiapatita, Ca5(PO4)3OH. A natureza obtém fósforo por meio de ciclos de intemperismo, uso biológico, sedimentação e, depois de 10 milhões de anos, elevação geológica. A necessidade exacerbada da agricultura moderna por fertilizantes triplicou a taxa de consumo de fósforo no solo, mas uma combinação de medidas pode suavizar o problema. (VACCARI. 2012. p.40-45).
A figura representa o esquema simplificado de um espectrômetro de massa que permite determinar massas atômicas com grande precisão. Assim, a massa dos íons fosfato, nitrato, nitrogênio e do cátion potássio, que, juntos, constituem nutrientes essenciais para os fertilizantes, pode ser determinada, detectando a posição de incidência de íons no filme fotográfico F. Da análise desse experimento, sob a óptica dos conhecimentos de Física, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os íons que atravessam a região do seletor de velocidade obedecem à primeira lei de Newton.
( ) Os íons atravessam a fenda do anteparo A com velocidade de módulo igual a E/B.
( ) Os íons positivos descrevem movimento semicircular e atingem o filme fotográfico no ponto situado acima da fenda do anteparo A, visto por um candidato que está respondendo esta questão.
( ) O raio da trajetória semicircular descrito pelos íons varia em proporção direta com a massa atômica desses íons.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a - Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(FUVEST 2008 1ª FASE) Um argumento correto que pode ser usado para apoiar a ideia de que os vírus são seres vivos é o de que eles
- Física | 5.2 Ondas Mecânicas
(EEAR) Um garoto mexendo nos pertences de seu pai, que é um professor de física, encontra um papel quadriculado como a figura a seguir.
Suponha que a figura faça referência a uma onda periódica, propagando-se da esquerda para a direita. Considerando que no eixo das abscissas esteja representado o tempo (em segundos), que no eixo das ordenadas esteja representada a amplitude da onda (em metros), que o comprimento de onda seja de 8 m e que cada quadradinho da escala da figura tenha uma área numericamente igual a 1 a sua velocidade de propagação (em metros por segundo) será de:
- Biologia | 12.2 Cadeia e Teias Alimentares, Pirâmides e Energia
A biomassa de quatro tipos de seres vivos existentes em uma pequena lagoa foi medida uma vez por mês, durante o período de um ano.
No gráfico abaixo estão mostrados os valores obtidos.
A curva pontilhada representa a variação da biomassa do fitoplâncton.
A variação da biomassa do zooplâncton está representada pela curva identificada por:
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Texto base: Edson desenhou um hexágono regular ABCDEF e nele marcou o ponto central I. Traçou então os segmentos BI, DI e FI dividindo o hexágono em 3 quadriláteros congruentes, conforme figura a seguir.
Os quadriláteros obtidos por Edson são: