A variação do número de imigrantes internacionais no Brasil, verificada pela análise do gráfico, é resultado direto da
Questões relacionadas
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(UNICENTRO)
Considere 1,0 kg de gelo a 0 ºC e 1,0 kg de água fervendo. Quando o conjunto é misturado, a temperatura, em °C, que mais se aproxima da temperatura final dessa mistura, admitindo-se Lf = 80,0 cal/g, cágua = 1,0 cal/g.℃, é igual a
- Física
Na Copa do Mundo de 2014, alguns gols foram marcados a partir de cobranças de falta. Nessa situação, considere que um jogador bate uma falta de modo que a velocidade inicial da bola forma um ângulo de 45° com o plano do gramado. Depois de 2s de voo no ponto mais alto de sua trajetória, a bola bate na parte superior da trave, que está a 2,4m do plano do gramado. Considerando g=10m/s2 e desprezando os efeitos do atrito com o ar, pode-se dizer que a distância, em metros, do ponto onde foi batida a falta até a trave, é de, aproximadamente:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em:http://www.mt.gov.br. Acesso em: 28 jun. 2011 (adaptado).
O texto publicitário tem como objetivo principal o convencimento do seu público-leitor e, para alcançar esse objetivo, utiliza diferentes tipos de linguagem. Na peça publicitária, que foi divulgada na ocasião da aprovação da Lei Seca, os elementos verbais e não verbais foram usados a fim de levar a população a:
- Química
Analise o esquema
No esquema representado, o processo identificado pelo número 2 é realizado por
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(FUVEST 2008 1ª FASE) No início da década de 1950, o vírus que causa a doença chamada de mixomatose foi introduzido na Austrália para controlar a população de coelhos, que se tornara uma praga. Poucos anos depois da introdução do vírus, a população de coelhos reduziu-se drasticamente. Após 1955, a doença passou a se manifestar de forma mais branda nos animais infectados e a mortalidade diminuiu. Considere as explicações para esse fato descritas nos itens de I a IV:
I. O vírus promoveu a seleção de coelhos mais resistentes à infecção, os quais deixaram maior número de descendentes.
II. Linhagens virais que determinavam a morte muito rápida dos coelhos tenderam a se extinguir.
III. A necessidade de adaptação dos coelhos à presença do vírus provocou mutações que lhes conferiram resistência.
IV. O vírus induziu a produção de anticorpos que foram transmitidos pelos coelhos à prole, conferindo-lhe maior resistência com o passar das gerações.
Estão de acordo com a teoria da evolução por seleção natural apenas as explicações: