A formação de estalactites depende da reversibilidade de uma reação química. O carbonato de cálcio (CaCO3) é encontrado em depósitos subterrâneos na forma de pedra calcária. Quando um volume de água rica em CO2 dissolvido infiltra-se no calcário, o minério dissolve-se formando íons Ca2+ e HCO3. Numa segunda etapa, a solução aquosa desses íons chega a uma caverna e ocorre a reação inversa, promovendo a liberação de CO2 e a deposição de CaCO3' de acordo com a equação apresentada.
Considerando o equilíbrio que ocorre na segunda etapa, a formação de carbonato será favorecida pelo(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
A tabela a seguir mostra a evolução da receita bruta anual nos três últimos anos de cinco microempresas (ME) que se encontram à venda.
Um investidor deseja comprar duas das empresas listadas na tabela. Para tal, ele calcula a média da receita bruta anual dos últimos três anos (de 2009 até 2011) e escolhe as duas empresas de maior média anual.
As empresas que este investidor escolhe comprar são:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.13 Anúncio Publicitário: Cartaz
Texto base: Leia e observe atentamente o texto a seguir para responder à questão. Disponível em: <http://zip.net/bslbwn>. Acesso em: 14 out. 2013.
Enunciado:
a) O texto publicitário possui recursos verbais e visuais. Explicite quais elementos visuais foram utilizados pelo enunciador.
b) Explique qual é a importância de ser um doador.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
Enunciado:
Studiare 105160
MATERIAL
- Papel Canson formato A3
- Potinhos ou latinhas
- Plástico bolha
- Fita adesiva ou elástico
- Tinta acrílica nas cores vermelho, azul, amarelo ( primárias) e laranja, verde e roxa (secundárias)
- Bandeja de isopor
- Pano para limpar
ORIENTAÇÕES
- Vamos trabalhar com as cores primárias e secundárias.
- O objetivo deste trabalho é mostrar para os alunos como reutilizar materiais que provavelmente iriam para o lixo e a fixação das cores primárias e secundárias.
- Relembrar novamente com os alunos, sobre as cores primárias e secundárias.Sugestão: Mostrar as placas que já foram feitas de papel cartão em atividade anterior com estas cores (primárias e secundárias).
- Converse com os alunos sobre o plástico bolha e sua finalidade. (Serve para embrulhar objetos frágeis e também utilizados para a clássica brincadeira de ficar estourando bolinhas.)
- Após a explanação, iniciar os trabalhos entregando para cada aluno um potinho ou latinha, fita adesiva ou elástico e um pedaço de plástico bolha (que já deve ter sido cortado anteriormente, pelo professor).
- Distribuir também a tinta nas cores primárias e secundárias, já colocadas nas bandejas de isopor.
- Peça aos alunos para colocar o plástico bolha em cima da latinha e prender com fita adesiva ou elástico. (vai virar um carimbo)
- Auxilie os alunos nesta etapa do trabalho.
- Molhar o carimbo de plástico bolha na tinta e ir carimbando no papel, livremente, sempre alternando as cores.
- Instrua os alunos para cada um molhar o carimbo em uma cor de tinta e depois ir trocando as cores entre eles. Isso vai evitar que as tintas se misturem umas com as outras.
- https://br.pinterest.com/pin/543950461227950828/
- Física | B. Trabalho, Potencial, Energia e Equilíbrio
(PUC-RJ) Um sistema A é formado por cargas elétricas positivas e negativas situadas em posições fixas. A energia eletrostática total do sistema é 54µJ. Seja um outro sistema B similar ao sistema A, exceto por duas diferenças: as cargas em B têm o dobro do valor das cargas em A; as distâncias entre as cargas em B são o triplo das distâncias em A.
Calcule em µJ a energia eletrostática do sistema B.
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(FASA) Entre os trabalhos científicos realizados no século XVIII, um dos mais importantes é a Lei da Conservação da Massa, atribuída ao cientista francês Antoine Laurent Lavoisier, considerado o "pai da Química". A partir do uso de uma balança para determinar a massa de um sistema fechado, antes e depois de uma reação química, ele concluiu que a massa total dos produtos é igual a massa dos reagentes.
A partir das informações sobre a Lei da Conservação da Massa, é correto afirmar: